29
May
2013
2

Dicas para evitar alguns micos no Canadá

As diferenças entre a cultura brasileira e a canadense sempre rende algumas histórias engraçadas e micos hilários. Os canadenses tem alguns hábitos que são comuns no dia-a-dia deles e que para nós brasileiro que acabamos de chegar pode ser um tanto diferente. Então você brasileiro que está vindo pra cá seja pra estudar, passear e ou morar acho que essas dicas vão ajudar a evitar alguns micos por aqui.

  • Se estiver esperando o ônibus no ponto, não precisa dar sinal para o motorista parar, ele irá parar de qualquer jeito.
  • Quando for descer do ônibus não espere que o motorista abra a porta (exceto a porta da frente do ônibus), você mesmo terá que fazer isso, como assim???? Quando o ônibus parar no ponto em que você deseja descer, uma luz verde acende em cima da porta, ai basta você colocar a mão e empurrar a porta no local indicado e ela se abre, simples assim!
  • Atravesse a rua somente na faixa e quando o sinal estiver aberto para pedestre, principalmente em Downtown, você pode ser multado caso não atravesse na faixa.
  • É proibido beber bebida alcoólica na rua, ahh e você não consegue comprar bebida em qualquer lojinha de conveniência e ou supermercado, aqui tem lojas especificas para comprar bebida alcoólica, são conhecidas como Liquor Store além é claro de pubs e restaurantes.
  • Quando visitar um canadense em sua casa tire os sapatos ao entrar na casa, é um costume muito comum tirar os sapatos logo no hall de entrada.
  • Os brasileiros tem fama de serem atrasados por aqui (que calúnia né gente!?) e pontualidade é algo que os canadenses realmente prezam sendo assim  é considerado falta de educação não ser pontual.
  • Os canadenses não são tão calorosos como os brasileiros, então nem pense em cumprimentar com abraços e beijinhos, a não ser que seja um grande amigo seu e ele já esteja acostumado com isso, caso contrário aperto de mão é o mais indicado.
  • Quando for pagar a conta no restaurante ou pub não virá descrito os 10% do garçom como é comum no Brasil, aqui as gorjetas são pagas à parte diretamente ao garçom, e é comum algo em torno de 15% a 20%. E é considerado uma falta de educação não pagar a gorjeta ou tips como é chamado por aqui, lembrando que isso é valido para quase todos os serviços, tais como: carregador, motorista, entregador, entre outros.
  • Na escada rolante se não estiver com pressa deixe o lado esquerdo pra quem está, é meio que regra por aqui, se quiser ir parado na escada rolante permaneça do lado direito e se estiver com pressa e quiser ir andando vá pelo lado esquerdo.
  • Se você quiser encontrar um banheiro público não procure pelo nome bathroom que você sempre apendeu na escola de inglês, o nome aqui é washroom.
  • Sempre que esbarrar em alguém diga SORRY, aliás aprenda a usar as palavras excuse-me e sorry pra tudo.
  • Algumas ruas não tem sinal para pedestres, porém aqui a prioridade é o pedestre. Então se você parar na esquina para esperar o carro passar (como fazemos no Brasil), o motoristas aqui ficam sem entender, afinal o pedestre tem razão. (Contribuição da leitora Fernanda, no comentário abaixo).
  • Use a palavra PLEASE sempre que te oferecem algo, por exemplo,  – Would like something to drink? Yes, please. Ou quando for pedir algo. (Contribuição do leitor Leonardo, comentário abaixo).

Bom acho que consegui compilar bem as regras básicas para se evitar alguns micos por aqui. Mas conte um pouco da sua história, quais micos você já pagou por aqui?

Se vocês gostaram dá um curtir ai em baixo e ou nos siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/?hl=en/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls

9 Responses

  1. Gredson

    Gostei muito do blog. =)
    Você poderia me tirar uma duvida?
    Se eu for para o canada para estudar a minha área de especialização, que é gastronomia, e durante o tempo de estudo eu conseguir um emprego lá. tem alguma chance de eu ter o visto permanente?

    1. Olá Gredson, eu não sou especializada no assunto, o que eu sei é que o Governo do Canadá diponibiliza vários programas pra que se vc se enquadar pode aplicar para imigração. No caso de vc arrumar um emprego, se o seu empregador concordar em ser seu sponsor, vc primeiro pede o visto de trabalho e depois vc entra com o processo de imigração. E tem também o programa federal que é o Canadian Experience Class, que depois de 12 meses trabalhando legalmente aqui e atingindo todos os requisitos vc pode se aplicar tbém. Dá uma olhada nesses links: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp e http://www.cic.gc.ca/english/work/index.asp
      espero que ajude! Abs

  2. fernanda

    pode tb comentar sobre as ruas que nao tem sinal de transito, onde os pedrestres tem prioridade… quando cheguei sempre parava para os carros passerem e os motorista nao entendiam nada.

  3. Leonardo

    Bom mencionar que os pubs (bares) e alguns restaurantes são licenciados pra vender bebida alcoolica (senão o povo vai pensar que aqui é uma igreja! kkkk)
    Outra coisa que demorei é dizer ”PLEASE” sempre que te oferecem algo logo depois do ”yes” ou do ”no” e sempre que for pedir algo..
    Fica legal quando a gente faz.
    ”vai querer sacola?”
    ”yes, please!”
    Fica bem legal!
    😉

  4. Mariana

    Hahaha… são dicas super verdadeiras! Gostaria de ter lido sobre não precisar esticar o braço pro motorista parar o ônibus antes de ter pagado mico aqui em Vancouver!! rs

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: