21
Jan
2014
3

7 maiores reclamações de estudantes que escolhem o Canada para fazer intercâmbio

Durante o tempo que estudei inglês aqui no Canadá, pude reunir algumas das reclamações mais constantes dos estudantes que vinham do Brasil para estudar inglês. Pensando sobre isso resolvi enumerá-las em um post, com o intuito de fazer com que futuros aspirantes a um intercâmbio reflitam sobre esse assunto e venham um pouco mais preparado para o que irão encontrar. Acredito que a o ponto de sucesso em um intercâmbio é: venham com a mente aberta para viver novas experiências, tente fazer desse tempo algo inesquecível e que reclamar não vai adiantar em nada, não vai te acrescentar nada. Tente entender que você está em um país que possui uma cultura totalmente diferente da sua, e que tudo mais é diferente! É eu sei que sair da zona de conforto não é fácil, mais essa experiência está ai justamente para isso, para fazer com que você cresça, enriqueça não somente o seu vocabulário em outra língua, mais também o seu nível cultural e de conhecimento.

Lista de reclamações:

1.Comida

Sem dúvida essa é a primeira e mais constante reclamação! É claro que a comida não será igual a da sua casa, afinal você está em um país totalmente diferente em tudo. E pior ainda, o Canadá é formado por imigrantes, aqui possui gente de todas as partes do mundo então logo… a comida daqui sofre influência de todas as partes do mundo também. Então aproveite essa oportunidade para experimentar novos sabores, eu acho isso esse diversidade super legal! E sem contar que por aqui você pode experimentar um pouco de todos os sabores e ainda pagar barato por isso. Ficar o mês inteiro reclamando que a comida é ruim não vai adiantar em nada, não irá melhorar o sabor, e vai tornar a sua experiência ruim somente por causa disso. Ao invés de reclamar, explore! Você acha mesmo que a comida em todo o lugar é ruim?! Ou é você que não sabe procurar? Ou tem medo de experimentar coisas novas?! Claro que ficar limitado a fast-food não é legal, e nem tem porque, afinal a multiculturalidade do Canadá é super refletida na comida daqui, então experimente!

2. Homestay

Tenha em mente que a sua nova “casa” não é a igual a casa da mamãe, e que aqui você vai ter que lavar sua própria roupa, limpar o seu quarto, fazer o seu café da manhã. Muitos não estão acostumados com isso quando saem do Brasil. Aqui é muito raro você encontrar uma casa onde a sua Host faça essas coisas pra você, e as famílias não tem empregada, então você será responsável por manter as suas coisas em ordem. Ponto importante: E que não é porque você está pagando que você pode mandar e desmandar! Se for assim opte por um hotel 5 estrelas!!! Todas as homestays possuem regras estabelecidas, e elas serão ditas para você assim que chegar. Se você for menor de idade, por exemplo, as regras serão um pouco mais rígidas para você, já que os seus hots terão a sua guarda legal pelo período do seu intercâmbio aqui. Algumas regras serão relacionadas ao horário de chegada, ou,  sempre que não for jantar na sua homestay terá que avisar seus host até determinado horário, não pode levar ninguém para passar a noite com você…etc..etc, ou seja, você terá que seguir algumas regrinhas, pois lembre-se apesar de ter PAGO pela estadia, você não está na sua casa.

3. Hosts

Não espere encontrar uma família “canadense” quando chegar em sua homestay, isso é quase como ganhar na loteria! Afinal o Canadá é praticamente 50% formado por imigrantes. Em Vancouver pode-se dizer que  se parece mais com Hong Kong do que com uma cidade na América do Norte. Então é mais provável que seus Hosts sejam: Chineses, Filipinos, Vietnamitas, Coreanos, Japoneses, Indianos, Latinos, Europeus..etc. E não se esqueça do fato de que eles são canadenses! Como eu disse antes, abra a sua mente e não se assuste, isso pode ser uma experiência muito rica. Aproveite para conhecer novas culturas. Afinal não foi pra isso que você veio?

4. Transporte

O transporte público daqui é excelente, super pontual, limpo e prático, simplesmente funciona e muito bem! Mais do que reclamar então??? Muitos estudante que vem pra cá, nunca pegaram um ônibus na vida, e metrô então é quase coisa de outro planeta, ainda mais que no Brasil somente algumas poucas cidades possuem metrô. E como muitos estão acostumado a andar de carro pra cima e pra baixo, então andar de transporte coletivo pode ser um lamento,e por isso acabam reclamando e reclamando muito! Ainda mais que, a grande maioria das homestays não ficam tão próximas assim da escola de inglês, o normal é de 40 minutos a 1 hora de deslocamento entra a escola e a sua homestay. Então antes de reclamar, pense e agradeça por ele não ser ruim como no Brasil. E tenha em mente que os seus Hosts não irão te levar pra cima e pra baixo como os seus pais fazem. Portanto, como você não irá morar do lado da escola, e provavelmente terá que pegar o Metrô, ônibus, etc, então aproveite o trajeto porque reclamar não vai fazer você chegar mais rápido.

5. Escola

Muitos reclamam que a escola tem muitos Brasileiros! Agora pense:  isso é normal afinal você irá vir pra cá justamente nas férias, assim como todos os outros brasileiros também irão vir no período de férias no Brasil. Então Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho são meses que as cidades Canadenses estão lotadas de brasileiros. Não adianta reclamar, pois isso não é exclusividade da escola que você escolheu, praticamente todas estarão cheias de Brasileiros nesses meses. Quando for planejar o seu intercâmbio, tente de der vir em outra época.

6. Clima

Não é à toa  que o apelido de Vancouver é Raincouver, aqui choveeeee muito…mais muitooo mesmooooo!!!! Então se você escolheu essa cidade, já esteja preparado! O inverno é a época do ano que mais chove, então se você vier pra cá entre os meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março esteja ciente que que vai ter que se acostumar com a chuva, e reclamar não vai fazer a chuva parar, então já que está aqui tente curtir ao máximo mesmo com chuva. Se optar por Toronto, esteja ciente que o inverno é bastante rigoroso, então esteja preparado para enfrentar temperaturas bem negativas nos meses de inverno.

7. Multiculturalidade

Como eu disse, o Canadá é um pais formado com a ajuda de imigrantes e é um país que recebe também estudantes de todo o mundo, aproveite essa oportunidade para conhecer pessoas diferentes e principalmente aceite as diferenças, ou seja, não queira impor a sua cultura e o seu modo de ser para os outros. Cansei de ver brasileiros discutindo com os árabes porque a mulher da Arabia Saudita é obrigada a usar Hijab (http://en.wikipedia.org/wiki/Hijab). Gente não adianta discutir isso, é o costume, você não irá mudar séculos de tradição. E isso vale para todas as nacionalidades!!!

Bom gente é isso, pelo menos é o que eu me lembro agora, se lembrar de mais coisas posteriormente irei acrescentando à essa lista. Mas o recado mais importante que eu quero dar é que fazer um intercâmbio é simplesmente demais!!! Claro que se  você estiver preparado pra isso. Você precisa ter em mente que as coisas não são do jeito que você quer, então venha de mente aberta e disposto a mergulhar nessa experiência, garanto que serão os melhores dias de sua vida.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

You may also like

Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls
7 melhores Ski Resorts em British Columbia
Tire suas dúvidas sobre os tipos mais comuns de vistos Canadense

11 Responses

  1. Vivian Marques

    Olá Ca,
    Mto legais seus comentários e dicas. Estou embarcando em um mês para Vancouver. Mtas das coisas q vc disse eu já sabia, como ser multicultural e chover (apesar de não gostar :-|). Sobre transporte achei bem interessante… sou de SP e isso não passaria de um dia-a-dia aqui rsrs. O que não sabia era sobre homestay com tantas nacionalidades, espero que a minha seja bem legal. Obrigada pelo post.
    Bjus Vivian.

  2. maria da graca santos

    Tudo verdade.Tive muita sorte de ter uma homestay Canadense e de termos nos tornado amigas.Vancouver e simplesmente incrivel e inesquecivel,curti cada momento e me adaptei facilmente,o segredo e esse mesmo:mente aberta.Nao conheco nenhuma pessoa que foi para la e nao gostou.Ja fui duas vezes estudar ingles e nao vejo a hora de voltar.Simplesmente apaixonante!!!1

    1. Obrigada pelo comentário Maria da Graça, é muito bom as pessoas saberem sobre a experuência de quem já passou por um intercâmbio. E Vancouver é realmente incrível, eu vim pra cá um vez e me apaixonei..tanto que decidi morar aqui.
      Abs

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: