9
Feb
2014
2

Moro em um lugar onde…

Esses dias li um texto muito bom publicado no site da Carta Capital, intitulado, “O empregado tem carro e anda de avião. Estudei pra quê?“. E artigos como este me fazem pensar em todas as razões que me fizeram sair do Brasil. O Brasil é uma sociedade que não deu certo! As vezes fico muito triste de pensar assim, pois como muitos eu acreditei que o meu Brasil pudesse ser um País melhor, mas depois de passar 5 anos morando em São Paulo, eu pude ver que isso estava longe de acontecer. Depois de ver como um ser humano pode descer tão baixo eu realmente desisti da minha visão romântica….

Hoje estou muito feliz com a minha escolha, e vejo que toda a diferença esta nas pessoas, que nós somos a chave para que a mudança aconteça..que nós somos a diferença, e que infelizmente os Brasileiros ainda tentam achar alguém em quem colocar a culpa.

Mas quero levar esse post com um pouco mais de leveza, e fiz uma lista baseada em minhas experiências, e em posts de alguns grupos de imigrantes que eu frequento, nessa lista falo sobre o lugar que eu moro, e as pequenas e grandes coisas que acho que são diferentes aqui.

Moro em um lugar onde:

1. Posso andar nas ruas e em transporte público com o meu celular, Ipad, Ipod…e outros tranquilamente, tenho uma sensação de segurança incrível aqui. Vancouver é uma cidade segura, claro que possui ocorrências e crimes acontecem, mas no geral é uma cidade super segura.

2. O transporte público é usado por todos, ricos e pobres…trabalhadores, empresários e executivos..enfim por todos.

3. Mecânicos dirigem Audi e tem até zelador de prédio com Land Rover, isso por que aqui prestadores de serviços são valorizados, fazem serviços de qualidade e são bem pagos, por causa disso a sua manicure pode morar no mesmo bairro que você e o filho dela frequentar a mesma escola que a do seu filho. Todos os trabalhos são dignos!…já no Brasil esses  trabalhos são considerados de “baixo escalão”….é muito triste isso.

4. O motorista de ônibus ganha bem, é uma profissão valorizada e respeitada, eles são educados e muitos dizem bom dia quando você entra no ônibus. Muitos passageiros dizem thank you para o motorista quando descem do ônibus. É legal ver as pessoas trabalhando em profissões que escolherem atuar e não estão lá por falta de opção.

5. Os idosos tem uma vida super ativa, praticam esportes, dirigem, andam de transporte público pra cima e pra baixo, todos os lugares possui acessibilidade, o que é bom pra idosos e pessoas portadoras de deficiência. Quando cheguei aqui me lembro de pensar…nossa vejo tantas pessoas em cadeira de rodas pelas ruas e não via tanto no Brasil. Mas reparei na facilidade que eles tem pra circular  e de ir pra qualquer lugar…ai cheguei a conclusão de que não é aqui que tem muito, é que aqui eles tem condições de ir e vir pra qualquer lugar, e no Brasil andar pelas calçadas do seu bairro pode ser um desafio até para quem não possui nenhum tipo de dificuldade. Cadeirantes, mulheres com carrinhos de criança e outros com limitações físicas podem andar nas ruas sem dificuldade e pegar ônibus ou Skytrain tranquilamente.

6. Muita gente leva marmita para o trabalho e isso não é vergonha nenhuma. Aqui em Vancouver muita gente prefere uma alimentação mais saudável e por isso levam comida de casa.

7. Raramente ouço cachorro latir, e olha que aqui tem muito cachorro, Vancouver é uma das cidades mais Pet Friendly do Canadá. Mas eu nunca vi cachorrada solta pela rua sem o dono, e nem animais abandonados.

8. Posso sentar para almoçar ou simplesmente passar um tempo em qualquer parque/praça pública da cidades e não serei assaltada e nem sentirei medo, esses lugares possuem um ambiente bem familiar.

9. Playground de criança não é no condomínio do prédio e sim nos milhares de parques públicos espalhados pelas cidades.

10. Os vizinhos são silenciosos, e com certeza você não vai acordar em um domingo de manhã com um pagodão, funk ou sertanejo no último volume.

11. Ninguém ouve som alto em lugar nenhum, nem nos carros na rua, nem no metro, ônibus, as pessoas realmente sabem usar um fone de ouvido.

12. Não importa a sua roupa e o seu estilo de se vestir, você será bem vindo em qualquer lugar e ninguém irá te julgar por isso.

13. Nunca vi crianças de rua e muito menos crianças pedindo dinheiro pelas ruas.

14. Respeito no transito a gente vê por aqui. Pedestres tem prioridade, se você der seta pra mudar de faixa vão deixar você entrar na outra faixa. Não tem motoqueiros nos corredores, e nem buzinando que nem uns loucos…alias não tem motoqueiros em lugar nenhum, exceto no verão, mas mesmo assim os motociclistas possuem motos enormes que não caberiam no corredor e mesmo que coubesse é proibido andar entre os carros, as motos tem que andar na mesma faixa de carros.

15. Bom dia, Dá licença, desculpa e obrigada – são palavras básicas, e que as pessoas usam, isso não é fantástico?!?!?!

16. Casal homosexual têm filhos e são respeitados como todos, se existe preconceito ou não eu não percebi, mas dá para perceber que eles são respeitados como cidadãos e tem o seu lugar na sociedade.

17. Não tem cachorros e gatos abandonados nas ruas.

18. Você pode ser garçom por opção e não por falta de opção, você terá condições de viver bem e ser respeitado, afinal é um trabalho digno como qualquer um e ganha-se muito bem obrigada.

19. Você não será um SEMI DEUS se for, médico, vice-presidente, CEO, Juiz, e político, as leis se aplicarão pra você também e você será tratado como qualquer trabalhador e vai possuir os mesmo direitos e deveres.

20. Policiais e bombeiros amam o que fazem, são valorizados, respeitados e reconhecidos. Portanto nem tente subornar um policial e ou dar carteirada, você provavelmente irá ser preso. Ah nunca vi um policial mal educado e também nunca senti medo deles, eles realmente servem a população.

21. Trabalho voluntário, as pessoas o fazem sem esperar nada em troca, e o fazem porque realmente acreditam que isso faz deles um ser humano melhor, e acreditam que a sociedade será melhor se todos se doarem um pouco.

22. Posso comprar uma carro considerado de luxo no Brasil super completo pelo preço que eu pagaria num Pálio, Gol… básico.

23. Posso beber água da torneira. (Achava isso mega estranho no começo)

24. Em caso de emergência a policia /resgate /bombeiro, chegam imediatamente, e isso faz toda a diferença entre a vida e a morte.

25. Tem caixa eletrônico na calçada, sim de cara pra rua e sem nenhum banco perto. Posso tirar o meu dinheiro na calçada e não preciso ter medo disso.

26. Portadores de deficiência conseguem andar facilmente por todos os lugares, isso porque a acessibilidade aqui é super fácil, os ônibus abaixam na mesma altura da calçada para que não fique degrau e dificulte a entrada, e para cadeirantes ainda tem a rampa que ajuda ao entrar no ônibus e este possuem lugares específicos para a cadeiras de rodas.

27. Se você está no meio de um passeio de bike e se cansou, fácil qualquer ônibus possui suporte para a sua bike e você pode andar com a sua no metrô, no Seabus em qualquer tipo de transporte público.

Claro que não exite um lugar perfeito, aqui também tem seu problemas, e qualquer dias até faço um post sobre os problemas daqui, mas posso dizer que os problemas são infinitamente menores do que do lugar de onde eu vim. Sempre digo que aqui é o mais próximo do paraíso que eu posso chegar. E se você quiser contribuir com essa lista deixe seu recadinho ai embaixo.

Escrito por @cacaiani, inspirado no post de Constance Nunes no Grupo Brasileiros em BC , Facebook.

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

 

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:

 

You may also like

7 fatos sobre Imigração e diversidade etnocultural no Canada
10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada

61 Responses

  1. Sheila Stupp

    Ola, gostaria muito de ir ao Canadá passar alguns meses, vc conhece algum local que empregam brasileiros que não falam muito bem inglês?
    Morei 6 meses nos EUA e trabalhei em um salão de beleza de uma Colombiana como as pessoas que atendíamos eram espanos, obviamente me acomodei em questão de aprender a falar inglês, se vc puder me ajudar te agradeço..

    1. Oi Sheila, eu não conheço nenhum lugar para te indicar assim de prontidão. Porém te digo que com o visto de trabalho em mãos não será muito difícil encontrar um trabalho se vc tiver um inglês basico, tem alguns grupos no facebook de brasileiros que eu te aconselho a acompanahar (Vancouver para Brasileiros, Assistência para brasileiros em vancouver, entre outros), as pessoas sempre postam algumas vagas lá, acho que é uma ótima fonte.

      Abs
      Carina

  2. Flavio

    Cacaiani, bom dia. Se não tivesse 60 anos sairia daqui tranquilamente. A corrupção que mais nos incomoda e nos envergonham já atingiu a mais alta cúpula da corte. Justamente aqueles que deveriam dar o exemplo para a sociedade são os que mais roubam. Um pais em que os políticos desviam merenda escolar; medicamentos de hospitais públicos e postos de saúde e etc., e no final tudo acaba em pizza. Juiz vendendo sentença, juízes no Supremo Tribunal Federal indicado por partidos politico, empreiteiras fazendo contribuições de milhões de reais, a troco do que?
    Tenho uma unica filha, em que optou em morar em Vancouver, longe da família em função de descontentamento e das injustiças.

    1. cacaiani

      Olá Flávio, eu entendo perfeitamente o seu desabafo, mesmo porque suas aflições são de todos nós basileiros que se importam com o Brasil! Inflezmente essa sujeira toda nunca vai acabar, eu já perdi as minhas esperaças!!! Se pudesse tbém traria meus pais para cá…. desejo bos sorte para a sua filha nessa nova jornada aqui em Vancouver. Obrigada pelo seu comentário. Abs

  3. Jean Goiânia

    Oi gente. Eu sou Bélga e mmorro aqui no Brasil (Goiânia). Eu andei de onibus para três depois de um acidente. Cada vez que entrei no onibus, eu falei “Bom dia”, “Obrigado”, “Tchao”,… É uma questão de educação. Todo mundo pode fazer isso também.

    Um dia, eu vi o onibus ir embora, e eu desisti tentar pega-lo… Surpresa. O motorista me reconheceu e parou o onibus para mim.

    Essa vez, eu falei “Muuuuuioto obrigado, Sr…”. É assim. Os motoristas de onibus sabem quem respete eles também…

  4. Rogerio Araujo

    Bom dia,

    Olha parabéns por este tópico que você postou. em 2015 minha filha irá para Vancouver para um período de 5 semanas de estudo e se tudo der certo em 2016 irá para fazer um ano de faculdade pelo ciências sem fronteiras. Seria interessante talvez um tópico sobre compra dos ticktes de deslocamento, estou achando essa parte meio nebulosa pelo que li e também sobre ativação de chips para colocar em tablets, iphones com acesso a internet. Pois boa parte do contato com quem estuda fora será por meio da internet.

  5. Jafar

    Parabéns pelo excelente texto. Infelizmente pra quem mora no Brasil ou passou pouco tempo em Vancouver fica difícil enxergar e vivenciar todos os aspectos que você citou. Morei em Victoria por 3 anos e quando voltei para o Brasil foi um choque, apenas vivendo muito tempo em um país civilizado você se dá conta de quão ruim é o Brasil. Infelizmente nosso país não tem solução à curto/médio prazo, essa de “cada um fazer a sua parte” é uma utopia, e mesmo que todas as pessoas mudem, levará muitas gerações para essa atitude refletir na qualidade de vida do país. Aos amigos que se queixam do Brasil, sempre incentivo deixarem o país, pois a tendência é que as coisas apenas piorem enquanto nos vendem uma ilusão de que o país vem progredindo. Eu, felizmente, em breve estarei de volta ao Canadá, e conto os minutos pra esse dia chegar. Brasil depois disso, apenas para visitar a família, viver aqui nunca mais. Continue mantendo o blog e mais uma vez, parabéns pelo texto. Abraços!

  6. Augusto Salvador

    Show, agree with every single word you wrote.
    Passei um tempo em Vancouver e pude vivenciar tudo isso. Transporte público de qualidade, cidadãos educados e solidários, vizinhança amigável, facilidade nos acessos para portadores de necessidades especiais, qualidade de vida alta, enfim… Coisas que se eu ficar escrevendo, ficaria um bom tempo aqui fazendo isso.

    Não há um dia em que eu me recorde de tudo o que vivi e senti em Vancouver… Ainda sonho em um dia retornar pra lá para matar essas saudades que passo todos dias.

    Belíssimo post!

  7. Viviane

    Estive por quatro semanas em Vancouver em 2008 e é tudo isso que foi relatado acima, até hoje revivo com muito carinho os bons momentos de quando estive lá e a sensação maravilhosa de liberdade. Almejo poder voltar para ficar alguns meses ou talvez um período maior.

  8. Pingback : Coisas (probleminhas) que você deve saber sobre Vancouver | Outside Brazil

  9. Marcinha

    Conheci Vancouver em 2012. Minha filha mora em Toronto à 15 anos… Amo o Canada! Toronto é perfeito! Tudo funciona! Fui para Vancouver de trem! O passeio é pura magia!!! Simplesmente maravilhoso!!!
    Infelizmente o nosso Brasil está cada vez pior! O desrespeito para com o próximo me faz crer que jamais sairemos desta realidade!
    Eu tenho minha filha e tres netos que moram e sao muito felizes ai no Canada. A segurança que eles tem, o direito de ir e vir… A Educaçao…
    Tudo isto me faz suportar com menos dor a grande saudade que sinto!
    Não poder acompanhar o crescimento deles é muito doloroso para mim. Mas prefiro saber que eles estao bem. Livres de sequestros relampagos, de funk, de hospitais com atendimentos precários. Se eu pudesse, moraria no Canada com toda a certeza!!!!
    Parabéns pelo seu post! Ao ler suas palavras me remeti ao canada novamente! Um grande beijo…

    1. Obrigada Marcinha pelo seu comentário, assino em baixo de tudo o que vc escreveu, e a minha mãe sempre diz isso que morre de sdds mais fica muito feliz por eu estar aqui.
      Abs

  10. Eliane Schmitz

    Olá! Minha filha mora no Canadá há 4 anos. Já estive duas vezes, em Toronto. Fizemos turismo por outras cidades e, ficamos encantados. Com a educação do povo, trânsito, lugares lindos. E,principalmente, o respeito. Constatei que, eles fizeram a escolha certa. Gostei muito do seu post!

    1. Obrigada Elaine pelo comentário, tb;em gosto muito daqui, é uma país maravilhoso mesmo. Se não conhece Vancouver ainda não deixe de conhecer na sua proxima vinda ao Canadá, tenho certeza de que vai gostar.
      Abraços

  11. Desculpa perguntar, mas com o que você trabalha ai como foi este processo de empregabilidade, você já foi com emprego ou teve que ser virar? Qual é as áreas que mais aceitam Brasileiros e quais as áreas que os brasileiro possuem mais chances de se fixar?

    1. Olá, Obrigada pelo seu comentário. Bom eu por ser estudante tenho a permissão de trabalho off-campus, que me permite trabalhar 20 horas na semana, que é considerado part-time, por eu ser estudante universitária meu marido já tem uma open work permit em que pode trabalhar full time, mas no caso dele por conta desse visto a empresa em que ele trabalhava no Brasil o transferiu para cá. Não existe uma área especifica para brasileiros, porém nós somos muito bem vistos aqui no mercado de trabalho, em Vancouver posso notar que as áreas com mais demandas são: cinema, web, fiananças e turismo/hospitality. Já o nível de cargo que vc irá conseguir vai depender da sua experiência de trabalho e o seu inglês.
      Espero ter ajudado.
      abs

  12. Gente, se estudarem um pouco a fundo História Geral e do Brasil, verão que as diferenças entre as sociedades citadas no post vêm de um profundo legado de colonização parasitária, escravista e totalitária. Primeiro o legado português, depois a exploração imperialista indireta britânica e desde então a influência norte-americana. É como imaginar um (vamos usar um exemplo estranho) bezerro crescendo com vermes na barriga. Dá pra entender? Eu acho que tivemos menos sorte que os canadenses…só isso…mas discordo que nossa sociedade esteja perdida e que o Brasil não possa se tornar um lugar tão bom quanto o Canadá para viver.

    Abraço

    1. Gostaria de acrescentar aqui minha “opinião pessoal”. O Brasil foi colonizado pelos Portugueses o unico povo colonizador que se misturou com os povos onde chegava e aceitava os filhos como naturais. Naquela época dos Descobrimentos os Portugueses seguiram o rumo que “era natural” de todos os povos conquistadores atraves de milhares de anos da Historia da Humanidade.

      Varios paises que foram colonizados por outros povos tais como Ingleses, Franceses, Espanhois hoje em dia continuam na pobreza e miseria dos roubos efetuados por esses povos. Vejamos por exemplo a India colonizada pelos Ingleses que nunca se quizeram misturar com eles, a Africa do Sul, a Africa em geral, as Filipinas pelos espanhois, enfim…… de todos o melhor foram mesmo os Portugueses….

      No Canada onde vivo a 37 anos, o Governo do Canada tirou todas as crianças de seus pais e as isolou em Colegios Catolicos onde proibiam sua lingua, sua cultura e nunca mais podeiam ver os Pais….. enfim…. nenhum povo esta isento de “grandes culpas”

      Para concluir o Brasil ja e independent ha muitos anos, independencia dada pelo proprio Rei de Portugal. O que se passou em todos esses anos? Porque os proprios Brasileiros se roubam uns aos outros? Pensem e reflitam…… O Governo do Brasil esta composto de Brasileiros…..

      Amo o Brasil, Amo o Canada, Amo o Mundo Inteiro, não tenho fronteiras……. hoje vivemos num mundo “Global” somos filhos do mundo inteiro.

      Vancouver onde vivo a 37 anos para mim não pode haver melhor mesmo com seus “pequeninos” defeitos um paraiso na terra.

      Boa Sorte.

  13. jaqueline santos da silva

    Ola, adorei sua publicação, moro no Brasil mas ja estou com projeto firmado em morar fora do país daqui uns poucos anos. O país ja esta escolido será o Canada mas a cidade estou ja sondando e entrando em grupos de esclarecimentos para conhecer melhor os lugares. Acredito sim que fora do Brasil é bem melhor para se viver pois a injustiça não prevalece tanto, como infelizmente acontece no nosso país.
    Espero poder estar acompanhando sempre suas postagens.
    Um forte abraço.

      1. jannaina

        Olá, cacaiani, e no que se diz respeito ao preconceito racial, aqui no brasil sou considerada parda, mas sou negra, e tenho orgulho disso, como são tratados imigrantes de cor ?

      2. olá Jannaina, o Canadá é um pais formado por imigrantes, aqui tem pessoas de todas as partes do mundo. Eu posso te dizer com 100% de certeza que por ser imigrante nunca sofri nenhum tipo de preconceito. Quanto ao preconceito racial, nunca vi nada que seja considerado preconceito, pra vc ter uma ideia tenho 3 amigos africanos que estudam na minha classe e certo dia em um debate em classe sobre esse assunto eles disseram que nunca sofreram com preconceito aqui em Vancouver. Aqui vejo casais homosexuais com filhos em todos os lugares e ninguem torcem os olhos pra eles…no geral as pessoas se tratam com muito respeito, acho que vc não precisa ficar nenhum pouco preocupada com isso. Aqui não é igual aos EUA.
        Abs

  14. Como cadeirante e já tendo morado em BC, me permite adicionar um item à sua lista?

    -Acessibilidade existe em TODOS os locais e pessoas com deficiência são respeitadas e tratadas de igual para igual.

    Ah Canadá, que saudades…

    1. Oi Paula, a primeira vez que vi um motorista do ônibus super dedicado e sorridente ajudando um cadeirante a entrar no ônibus e depois a sair tbém, e ninguem dentro do ônibus reclamando ou de cara feia pela demora, eu fiquei muito emocionada. Vou acresentar sim o item na minha lista.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      abs

  15. Cristian

    Parabéns pelo texto. Moro nos EUA a oito anos e sinto muito as diferenças, apesar de saber por amigos que atualidade de vida no Canada é melhor muitas vezes que a americana.
    Estou de ferias no Brasil e é nessas horas que nós damos conta de que fizemos a coisa certa em sair deste pais. Como quase todo brasileiro, amo o Brasil mas, detesto muito coisa daqui. Uma das coisas que mais me incomodam é que aqui se confunde esperteza com inteligência… O famoso “jeitinho”, muito mal visto pelos estrangeiros.
    Além dos ótimos pontos citados no seu texto acho importante ressaltar a valorização do estudo. Todos vivem b com qualquer empregos quando vc se dedica a uma carreira e ontem o máximo de preparação a recompensa vem na mesma proporção, o que não acontece no Brasil onde muitas vezes você nunca exerce a sua profissão e sonha conseguir passar num emprego público para ter um salário mellhorzinho.
    Parabéns pelo texto

    1. Obrigada Cristian, fico muito feliz que tenha gostado do texto. Os motivos que me fizeram a sair do Brasil foram, primeiro a violência e segundo o “jeitinho brasileiro” a crença de que tem que se dar bem a qualquer custo!
      abs

  16. Mariana

    Eu tenho discordar um pouco de você. Não quero defender o Brasil, amo meu país mas ele tem seus defeitos. Porém morei 6 meses em Vancouver e é melhor sim, mas não é essas mil maravilhas que todos pintam.

    Começando pela East Hastings, lugar da cidade onde o governo jogou (sim, jogou) os dependentes de drogas e doentes mentais. Não, o governo não faz nenhuma questão da sobrevivência e do bem estar deles. O meu professor contou que muitos anos atrás a maioria vivia num hospício, que foi fechado pelo governo. Os pacientes simplesmente foram jogados na rua e levando pra um lugar bem longe de onde seriam as Olimpíadas. Bem longe dos olhares das pessoas normais. Por isso que muita gente ignora. E por isso que eu não concordo em botar o Brasil lá pra baixo quando acontece a mesma coisa em Vancouver, sendo que bem “escondida”.

    Sim, os ônibus de Vancouver são ótimos. Até abaixam a entrada para que os cadeirantes e idosos consigam entrar. Concordo com você. Aliás concordo com a maioria do que você disse, só discordo com essa ideia que as pessoas tem que o governo dos outros países é perfeito e o Brasil é uma porcaria.

    Eu não quero ser grossa, não quero criticar ninguém, mas como alguém falou aí o Brasil é ruim por causa dos brasileiros. Se todos parassem de pensar que o Brasil é uma porcaria e começassem a fazer sua parte, o Brasil seria igual ao Canadá e outros países desenvolvidos. A mudança de um país começa pelas pessoas. Não adianta criticar o político corrupto quando se quer dar um “jeitinho” em tudo.

    Desculpa se o texto ficou grande. =)

    1. Olá,
      Eu não disse que aqui não tinha problemas, nenhum lugar do mundo é o paraíso! Quanto a Hastings que tem uma população de mendigos de aprox. 1300 é um problema sim, porém existem milhares de programas assistênciais, ONGs, albergues e até tratamento gratuíto para essas pessoas, O governo não pode varre-las de lá como se estivesse empurrando a sujeira para baixo do tapete, essas pessoas a grande maioria estão nas ruas pq são drogadas e nos albergues e alojamentos elas não podem usar drogas, por isso optam por ficarem na rua, e não se podem internar essas pessoas para um tratamento sem a que elas queiram. Você está um pouco mau informada quando fala que o governo não está fazendo nada. Posso comparar com a cracolândia em São Paulo que o número de pessoas é infinitamente maior que o daqui…por mais que o governo de São Paulo faça essas pessoas continuam lá. Ja com relação as pessoas no Brasil, concordo que se todos fizessem a sua parte o Brasil seria melhor! Porém eu passei 30 anos da minha vida tentando fazer a minha parte, e sempre tinham vários espertões que se achavam no direito de furar a minha frente na fila ou o transito, sempre paguei os meus impostos e cansei de nunca ver retorno disso…todos tem direito à escolhas e eu fiz a minha, fico muito triste de sair do meu País sim, mas eu desisti de achar que ele pudesse ser um lugar melhor. Quando moramos fora é dificil evitar comparações, mas muitas das coisas boas que vejo aqui me deixam tristes também pq gostaria que elas fossem assim ai, pq todos nós mereciámos isso. Enfim, obrigada pelo seu comentário.;)

  17. jose tadeu martinelli

    visitei e amei, minha filha mora atualmente em Port Coquitlam, tem uma empresa de pão de queijo ” Otimo”, Otimo.ca, vou voltar em breve, abraços a todos.

    1. Olá José,
      Conheço a empresa da sua filha, muito legal mesmo ela trazer nosso queridinho e amado pão de queijo pra cá, tenho certeza de que é e será um sucesso! Obrigada pelo comentário.
      Abs

  18. Daiana

    Adorei o seu texto.
    É com muita tristeza que digo: o problema do Brasil é o próprio brasileiro. Esse jeitinho brasileiro está enraizado na nossa cultura…e o nosso governo é simplesmente o reflexo do povo. Amo muito as qualidades do Brasil, mas também irei embora se tudo der certo com o meu visto, pois não adianta amar as qualidades se os defeitos são inaceitáveis e insuportáveis.
    Um grande abraço!

    1. Olá Daiana, obg pelo comentário, tbém fico muito triste pelo mesmo motivo, temos que buscar o que é melhor pra gente, sucesso pra vc e desejo que dê tudo certo. Abs

  19. Ana Salomon

    Amei o post! Mta coisa dos. Vc falou eh o q eu sempre pensei em dizer! Estava morando lá por 6 meses e agora estou indo embora pro Brasil!
    Postei o link do seu texto no meu face e acrescentei:
    Faço minhas as palavras dela! Aí está a explicação de eu AMAR tanto Vancouver!

    Acrescento ainda, me senti bem como se fosse o jeito certo, o modo que todos deveriam viver! Tão fácil e justo!
    Andar de metro c a catraca aberta? Não ter fiscal? No Brasil ninguém iria pagar o transporte… E é deprimente pensar assim!
    Eu vi (várias vezes) pessoas com deficiência de locomoção, praticamente total, que andavam de cadeira de roda adaptada, aquelas eletrônicas e que controlavam com uma caneta em uma tela que ficava a frente de sua cabeça!
    A acessibilidade é uma coisa normal! E deveria ser no Brasil!
    Pensando no Brasil parece IMPOSSÍVEL se ter uma sociedade assim! Mas pq? É tão simples, tão fácil… Isso não é “ohhhh descobri a América!” É simples!

    Obs: acrescento ao número 4, e vc como a maioria deveria dizer “obrigada” ao descer do ônibus! Sim! Agradecer ao motorista do ônibus pelo serviço! Pq não?

    Me senti em paz lá! Como se fosse tudo o que eu sempre esperei do Brasil e de uma sociedade em geral! Tudo flui com harmonia!

    1. Obrigada Ana pelo seu comentário, muito bom o seu depoimento e eu fico muito feliz que tenha gostado do post, irei acrescentar o que vc disse no número 4, realmente é muito importante é faz toda a diferença. Abs

  20. Ja morei em Toronto por 2 anos , campinas por 2 anos , Orlando por 1 ano , sao paulo por 26 anos , e agora a mais de 1 ano em Los Angeles, amo o Brasil , o Brasil e lindo , uma natureza , e uma noite como pokas no mundo , um pais rico de pessoas e natureza, mas infelizmente o Brasil vendo como eu vejo , nessas caracteristicas, so penso em passar ferias , pq para construir uma vida , viver , prefiro fora do Brasil , essa lista mostra muito da qualidade de vida de morar em primeiro mundo , da para acrescentar muita coisa, mas a lista ficaria gigantesca.
    parabens pela publicação

    1. Olá Renato, obg pelo comentário e é realmente isso tbém amo meu país só Deus sabe o quanto gostaria que pudesse além de todas as blzs naturais ter as mesmas condições e qualidade de vida daqui. E é vdd que se fosse colocar tudo a lista ficaria enorme kkkk . Abs

  21. FABIO BOQUETTI

    Sou Brasileiro de São Paulo, amo minha cidade, meu país. Mas o Brasil passa por uma fase muito triste, com muitos problemas. Moro em Toronto e aqui tudo é muito parecido com Vancouver. Gostei muito do texto. Parabéns.

    1. Obrigada Fabio, fico feliz que tenha gostado. Tbém amo o meu País e fico muito triste ao ver como as coisas estão indo por lá, vendo as coisas boas daqui, queria tanto que isso fosse no Brasil. Abs

  22. Karen Jardzwski

    Adorei o texto!!! Eu estava em dúvida entre Vancouver e Toronto, optei por Toronto ( espero que seja uma cidade tão boa também), mas com certeza, passarei alguns dias em Vancouver!!!

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: