9
Oct
2014
2

Comprando um imóvel em British Columbia

casa2

Como o  assunto “comprar um imóvel” se tornou algo constante em rodas de amigos, e reparando que ninguém sabia muito sobre esse assunto, achei que seria legal escrever um post falando sobre esse processo. É fato que cada um que queira se estabelecer aqui no Canadá mais cedo ou mais tarde irá se deparar com essas questões. Porém como escrever de algo que eu não entendo nada?? Então convidei a super atenciosa e simpática, Karen Costa  corretora da Remax que trabalha com Real Estate a 7 anos aqui em Vancouver para poder nos orientar um pouco nesse processo. A Karen chegou aqui em Vancouver à 13 anos atrás para estudar inglês, e como a maioria de nós, e foi ficando…formada em Turismo no Brasil ela se especializou aqui em Marketing Management in Tourism pela BCIT, e foi trabalhando na extinta churrascaria Samba que Karem conheceu a sua mentora e responsável por apresentá-la ao mercado de Real Estate. Hoje ela atua como corretora residencial e representa compradores e vendedores, e cerca de 70% de seus clientes são brasileiros. Em nosso bate papo a Karem me respondeu algumas dúvidas e me falou um pouco sobre  as etapas envolvidas no processo de compra de um imóvel e qual o papel do profissional de Real Estate nesse processo. E abaixo está o resumo do nosso bate-papo:

1)Qual é o papel do Real Estate?

No Canadá o profissional de Real Estate precisa ser regulamentado, e ele trabalha em áreas bem distintas, por exemplo: existem os profissionais de compra e venda de imóveis comerciais, residenciais e os que atuam somente com locação. Para atuar nesse ramo é necessário ser certificado e obter o registro junto ao órgão responsável. o Papel do Real Estate é de orientar, informar e ajudar e proteger compradores e vendedores no processo inteiro de compra e venda de um imóvel, isso engloba, procura da residência, verificação de documentos se tudo está de acordo com a lei, vistorias técnicas, e finalmente entrega das chaves. É responsabilidade do corretor explicar como funciona todo o processo, colocar e negociar uma oferta de compra, preparando o comprador ou vendedor  para todos os custos que este terá como proprietário ou para se defazer do imóvel. Ajudar a fazer uma avaliação mais detalhada do imóvel escolhido afim de saber se o imóvel está adequado ao valor de mercado, negociar o melhor preço possível, ou seja representar o comprador em todas as esferas do processo.

2) Quais são os Passos para adquirir um imóvel em British Columbia?

Step 1 – Ter o crédito aprovado

Antes de começar a procurar pela residência, é necessário ter o crédito aprovado, para isso o comprador irá precisar de um Mortgage Broker que é o profissional re987sponsável por te ajudar nesse processo. Pode-se obter esse empréstimo no banco ou com um mortgage boker independente, porém segundo a  Karen, o banco tem produtos ja pré formatados e não tem muita flexibilidade. Já o Mortgage Broker independente trabalha com várias instituições e cabe a ele achar e negociar as melhores condições para o cliente. Nessa etapa, é possivel saber qual será o  “Budget”, ou seja o valor máximo disponível para poder comprar o seu imóvel.

Step 2 -Ajustando as expectativas

Nessa etapa, o comprador deve procurar o Real Estate Agent, será ele o responsável por ajudar desse ponto até a entrega das chaves. Ele irá orientar o que é possível comprar com o Budget que foi pré-aprovado, o que é possível comprar na região desejada, e irá apresentar sugestões. Por exemplo, o que dá para comprar em determinados bairros, se o que se quer é  possível comprar naquela determinada região. Ou seja vocês irão conversar para que ele possa entender os seu desejos e poder adequar isso a realidade do mercado.

Step 3 – A busca do imóvel

Acertado as expectativas com a realidade, nesse momento é a hora de buscar os imóveis que se enquadram no perfil desejado e começarem ashouse mortgage visitas “tours”. Normalmente a Karen disse que agenda uns 6 imóveis para serem visitados no mesmo dia, e que a média é que no terceiro dias de visitas o cliente já se decide por um imóvel.

 Step 4 – Oferta

Nessa etapa o profissional de  Real Estate tem que avaliar o valor de venda dos imóveis na região escolhida e preparar uma oferta adequada ao mercado, ou seja, não adianta fazer uma oferta muito abaixo do mercado porque o vendedor pode se sentir ofendido e se negar a fazer negócio. Não é como no Brasil onde chutamos um preço lá embaixo para que o vendedor abaixe a valor da casa e assim fechamos em um meio termo! Aqui se fizer isso corre-se o risco de perder o negócio de vez.

Step 5 – Burocracia

Esta etapa envolve, documentação, papelada e dinheiro! Isso porque o comprador terá que pagar por todos os custos envolvidos como: Inspecão do best-mortgage-ratesimóvel feita por um engenheiro qualificado, leitura e avaliação de toda a documentação do imóvel, custo de um advogado ou cartório para fazer a transferência de nomes no título, etc. Se estiver comprando uma detached home (casa) o comprador terá o custo de fazer uma Survey Certificate (um desenho do terreno com as delimitações da casa, para saber onde começa e termina o terreno). Nesse ponto do processo será formalizada o empréstimo ou pré-approval com o banco ou outra instituição financeira. Será necessário também obter um seguro residencial que aqui em BC pode ser obrigatório. Há também a taxa governamental a se pagar chamada PTT (Property Transfer Tax)que é de 1% dos primeiros $200 mil e mais 2% do restante do valor do imóvel. Essa taxa e paga quando voce esta comprando um imóvel acima de $475mil. E por último a Good & Service Tax (5% sobre o preço de compra), e mais 2% de Transition Tax, essa taxa extra de 2% tem vigências até Abril de 2015, e esse custo  (GST) é somente para imóveis na planta.

Step 6 – Chaves

Enfim você poderá curtir a sua casa nova!

3) Qual o valor mínimo para dar de entrada em um financiamento imobiliário?

Para cidadão e residentes permanentes o percentual mínimo é de 5%, já para residentes temporários é de no mínimo 35% e para turistas ou pessoas não residentes que somente tem a intenção de investir o mínimo é de 50%. E o comprometimento da renda para financiamentos pode chegar até 44% do valor bruto do salário, porém isso irá depender do histórico de crédito.

4) Qual a taxa média de juros aplicada em um financiamento imobiliário?

A taxa média varia sempre, mas esse ano a média é de 3% anual.

5) O que é Strata e o que está incluso nesse valor?

O Strata fee é uma mensalidade de um condominio, ou seja todos os custos de manutenção desse complexo de residências será rateado entre seus moradores. Normalmente, quem mora em Townhouse, apartamento, tem que pagar um valor mensal referentes aos serviços realizados no condominio que envolvem: jardinagem, manutenção, coleta de lixo, limpeza, síndico, água, porteiro caso o prédio tenha um, enfim serviços referentes a manutenção geral do complexo. Strata é um condomínio/prédio onde todos os apartamentos dividem uma área em comum (salão de festas, piscina etc.).

6) Quais os custos anuais que tenho com uma casa?

Anualmente, é necessário pagar o Property Tax (IPTU no Brasil) e o valor é determinado pela metragem do seu imóvel e terreno. Se você nunca teve uma residência aqui no Canadá, e este imóvel que você está comprando será a sua residência principal o governo te proporciona um benefício que é um  desconto no seu “IPTU” de até $750,00 anual. Outro custo anual envolvido é o seguro residencial que em muitos casos em British Columbia pode ser é obrigatório. Custo de manutenção geral de sua casa e jardim, se este não for responsabilidade do condominio.

7) Posso fazer qualquer alteração na faxada, reformas e ou construir o que eu quiser no meu terreno?

Depende, se for uma casa, você terá que verificar na prefeitura local sobre quais alterações e o quanto pode ser construído no seu terreno,  permissões provinciais serão exigidas e elas terão um custo. Qualquer reforma na casa que altere a estrutura tem que ter permissão. Somente coisas simples como pintura da fachada, troca de telhado, janelas não irão precisar de permissões. Para apartamentos e townhouses não é permitido nenhuma alteração na estética da residência, mesmo porque todas segem um padão, alguns condominios até permitem porém precisa de aprovação do conselho de moradores. E depois de terminado a reforma o governo manda na sua residência engenheiros para fiscalizar e checar se tudo foi realizado de acordo com as especificações.

8) Se depois de um tempo eu precisar vender o meu imóvel financiado, é possível vender mesmo financiado? E é um processo simples?

Sim é um processo bem fácil e rápido,mas vai depender das condições e termos do seu financiamento. O contrato de financiamento pode ser quebrado, mas para isso será cobrado uma multa de quebra de contrato, esse valor varia de acordo com o valor devido para a instituição financeira, quantos anos faltam para terminar o contrato, valor residual, ou seja v;arios fatores. Porém não é algo complicado de se fazer.

Terminologia:

Single detached home – casa única no terreno

Semi detached home – casa geminada

Strata – condomínio/apartamentos

Duplex/triplex/quadriplex:  uma casa dividida em 2, 3 e 4.

Penthouse – cobertura

Townhouse – condominio de casa, normalmente são casas geminadas e todas seguindo o mesmo padrão de fachada.

Mortgage – financiamento imobiliário

Mortgage Broker: profissional especializado em financiamento imobiliário. Este pode trabalhar para um banco ou ser independente.

Real Estate Agent ou Realtor – corretor de imóveis.

Strata fee – condomínio – valor pago mensalmente para manutenção do complexo

GST – Good and Service tax (5%)

PTT – Property Tranfer Tax

Agradecimentos:

Karen Costa
604-202-7225
Re/Max City Realty
www.karencosta.com
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: