15
Oct
2014
6

10 super dicas para recém chegados em BC

O termo Newcomers é aplicado a todos os recém chegados ao Canadá, todos os que foram aprovados em um programa de imigração federal ou provincial. Os newcomers tem uma série de incentivos que o governo oferece para que eles se enquadrem a cultura local, e esses beneficios incluem: cursos de inglês, cursos e orientação profissional ente outros. Porém tem uma série de providências que TODOS não somente os residentes permanentes mas também os temporários precisam tomar e não sabem aonde achar as informações. Pensando nisso resolvi fazer esse pequeno guia:

10 super dicas para recém chegados em BC

1. BCID

O BCID é um documento de identificação da província de British Columbia, é igual ao nosso RG. Esse documento é útil primeiro porque você não vai precisar andar com o seu passaporte e segundo porque ele é aceito para tudo, desde fazer co cartão da bilbioteca até abrir conta em banco. Porém o BCID somente poderá ser tirado se o tempo de visto for superior a 6 meses. Para fazer o BCID é preciso comparecer em um dos escritórios do ICBC com o passaporte, as permissões (estudo e trabalho) e tem que ter um endereço válido.

2. Driver’s License

A carteira de motorista é importante ter, porque a nossa do Brasil é válida apenas por 3 meses aqui em British Columbia. Para poder fazer a habilitação é necessário ter a carteira de habilitação Brasileira traduzida, fazer o exame teórico (retire o livro gratuítamente no ICBC). Depois de passar no teórico já pode marcar a prova prática caso você já tenha carteira de motorista no Brasil por um prazo superior há 2 anos clique aqui. Não é necessário fazer aulas práticas, porém se você quiser existem serviços de Student Drivers que você pode contratar. Se você já for um motorista experiente o processo não é complicado se não é, ai tem que aplicar pelo processo normal deles aqui que dura 3 anos para se ter a habilitação definitiva. Mais informações: Acesse o site do ICBC.

3. Seguro saúde da província BCCare

O BCCare é o plano de saúde da província, e todos que irão ficar mais de 6 meses podem solicitar um plano, e essa solicitação poderá ser feita assim que chegar em British Columbia. Porém a solicitação somente será concluída em 9a dias durante esse prazoé aconselhável que você tenha algum tipo de seguro viagem, porque em caso de emergência se precisar de algum atendimento médico os hospitais irão te cobrar uma facada! Em BC o plano de saúde é pago e custa em torno de $66,50 por pessoa, para familias com 2 pessoas $120,50 e familia com 3 pessoas $133,00.  Clique aqui para mais informações. Depois de contratado o plano de saúde é muito importante que você comece a procurar um médico de familia, que é super concorrido!!! Esse médico irá acompanhar a sua familia e sempre que você tiver qualquer problema é ele que você irá procurar antes, pois somente um médico de familia poderá te encaminhar para outros especialistas, te solicitar exames e dar receita para comprar remédios. Para mulhres que usam anticoncepcional, para comprar aqui vai precisar de receita médica, então aconselho a trazer uma boa quantidade do Brasil até conseguir um médico de familia para poder te dar a receita médica

4. Sin Number

O Sin Number somente pode ser solicitado se você tiver uma permissão de trabalho, pois esse é praticamente o único documento que o empregador irá pedir e sem ele você não está apto a trabalhar legalmente no Canadá. Para solicitar é preciso comparecer pessoalmente a um dos escritórios com passaporte e work permit. Clique aqui para mais informações.

5. Conta em Banco

Você pode ir a qualquer um dos bancos aqui em Vancouver para abrir a sua conta corrente, isso é importante por vários motivos, entre eles: quando alugar uma casa ou apartamento muitos lugares irão solicitar que você tenha conta em banco para colocar o pagamento do aluguel em débito automático, isso poderá acontecer para quando você precisar solicitar uma internet, Tv a cabo e para as contas de celular. Algumas empresas preferem o débito automático porque para elas é uma garantia maior de que você irá pagar em dia. Não recomendo nenhum banco em especial mesmo porque eu acredito que todos trabalham da mesma maneira, quando pesquisei para mim, as tarifas eram praticamente as mesmas nos 4 bancos em que eu visitei.

6. Residência

Já escrevi um post dando dicas e sites para alugar um lugar para morar. A escolha de um lugar para morar é algo muito particular, cada um se identifica com algum bairro ou região, para os que estão vindo para cá e ainda não conhecem a cidade, eu sempre recomendo tentar alugar algo provisório ainda do Brasil por pelo menos 1 mês, para quando chegar aqui poder procurar com calma. A maioria dos lugares exigem que você faça um contrato de 1 ano, então se você alugar um lugar que não gosta porque estava desesperado para ter onde morar terá que ficar 1 ano lá…ok dá para quebrar o contrato, porém para isso você irá perder o depósito de segurança (todos os lugares pedem um depósito antecipado, que é o valor de metade so seu aluguel), alguns contratos tem claúsula de que você terá que arrumar outro inquilino ou pagar aluguel até que o imóvel seja alugado novamente e sem contar que quando você achar um novo lugar para morar o seu novo locador pedirá referências para a empresa/locador que administra o seu último imóvel, e se a referência não for boa você pode não conseguir alugar um novo lugar. Então sempre aconselho a sair de forma amigável, porque aqui referência é tudo!

7. Transporte

Já escrevi um post falando um pouco sobre como funciona o transporte público aqui em Van, e também os valores mensais e unitários, veja aqui. O monthly pass vale bem à pena comprar porque, se o seu único meio de transporte for o Skytrain ou ônibus ele é bem mais barato do que comprar o ticket unitário. Com o passe mensal você pode andar quantas vezes for necessário e ele integra Skytrain, Ônibus e Seabus. Os passes, seja o mensal, ou o bloco com 10 tickets podem ser comprados em qualquer Seven Eleven, Shoppers e London Drugs, o passe mensal começa a ser vendido lá pelo dia 25  e termina no início do mês de vigência, e o ticket únitário em qualquer estação do Skytrain tem as máquinas vendendo. Você pode também pagar direto no ônibus a sua passagem, porém para isso terá que possuir moedas e de preferência o valor exato da passagem, porque as maquinas do ônibus não dão troco.

8. Móveis

Sempre recomendo a IKEA, porque acho que lá se encontra muita coisa bem em conta, e com design bem legal, então para os primeiros socorros…rsrsrs acho que a IKEA vale super à pena. Já para quem prefere comprar de segunda mão o Craiglist também é uma boa opção.

9. Histórico de crédito

O histórico de crédito é algo extremamente importante se você pretende se estabelecer aqui, isso porque você não conseguirá comprar nada financiado se você não construir o seu. Então logo que abrir a sua conta em um banco local, peça um cartão de crédito….claro que o banco não irá te dar um cartão de crédito assim do nada!!!! Ainda mais se você ainda não possuir o status de residente permanente, então para ter o cartão você precisará deixar um depósito de segurança no banco, (Não é uma regra, mais muito bancos exigem isso) e o valor desse depósito será o limite máximo que você terá para usar no cartão de crédito. Faça isso logo que chegar e concentre o máximo que puder de suas despesas no cartão….e muito importante PAGE EM DIA E NUNCA PAGUE O MÍNIMO DA FATURA!… tudo no futuro dependerá so seu histórico de crédito, seja para financiar um carro…uma casa…fazer cartões de loja para poder pagar em parcelas..anyway! Comece a construir o seu histórico de crédito assim que chegar.

10. Linha Telefônica

Para adquirir uma linha telefônica para o seu celular (plano) e não pré-pago, você irá precisar ter mais de 6 meses de visto de residência e um endereço válido. Você pode optar por fazer um contrato de até 3 anos com a operadora e para isso terá vantagens como pegar um celular de graça ou algumas outras features, ou pode fazer um plano sem contrato, nesse caso você não tem direto a pegar o aparelho de celular de graça, mas também não fica preso em um contrato longo. Eu super aconselho pegar um plano com uma boa internet porque lembre-se você não conhece muita coisa na cidade então é muito bom ter internet o tempo todo para poder consultar endereços, direções, horário de ônibus, esse tipo de coisa! Em todas as operadores você poderá usar o celular para fazer ligações de graça após as 6:30 da tarde até as as 7:00 da manhã e durante todo o final de semana. A escolha da operadora é muito pessoal, e todas tem os mais variados tipos de planos para todos os bolsos e gostos. Os principais nomes são: Rogers, Bell, Tellus, Fido, Wind, clique nos nomes para acessar as páginas.

Bom é isso galera, eu acho que essas dicas irão ajudar bastante, quando a gente chega aqui tem muita informação, todos dizem muita coisa…e a gente vai ficando um pouco perdido porque todas as informações embora sejam mega utéis estão em vários lugares diferentes, então quando você precisa nunca sabe direito aonde encontrar, então resolvi reunir aqui algumas informações, espero que ajude.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail contato@outsidebrazil,com ou deixe uma mensagem.

Mais informaçães o Governo de BC fornece um guia online em inglês clique aqui.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls

18 Responses

  1. Fátima

    Oi, tudo bem? Adorei o post, parabéns. Gostaria de uma ajuda. Quando a gente consegue um móvel usado, uma mesa com cadeiras, por exemplo no craigslist, geralmente temos que buscar. Mas e uma pessoa que não possui carro? Como faz? Existe algum serviço de pequenos fretes que você possa indicar? Obrigada.

  2. guillherme

    Obrigado, Karina, pelas dicas…..eu e minha mulher vamos ficar 4 meses para um intercambio….qual celular devemos pegar…???? pois queremos ter apenas para que os nossos filhos (todos casados), se necessitarem em uma urgencia falar conosco

    1. cacaiani

      Oi Guilherme, eu tenho a Rogers acho muito boa, porém acho que ela não tem planos interessantes para quem vai ficar pouco tempo, a minha prima veio para cá recentemente e pegou a Fido, atendeu supuer bem, ela gostou tem um bom custo benefício.

      Abs
      Carina

  3. ricardojost

    Estou escrevendo uma geral do que terei que fazer quando chegar em Vancouver.
    Só para levantar alguns nomes. Quais os 4 bancos que você visitou na época?

    1. cacaiani

      Olá Ricardo eu fui no BMO, no RBC no TD e no HSBC, eu optei por abrir a conta no BMO pq era o mais prático par mim em termos de localização, pq achei todos muito parecidos no geral.

  4. Leonardo

    Oi!!
    Duas dúvidas quanto a cartela de passes.

    O passe mensal vale apenas no mês de vigência? Digo, chego em 20 de agosto, posso comprar um passe mensal já? Ou ele só vai valer pro mês de setembro?

    Quanto a cartela com 10 passes, cada ida e volta a Downtonw preciso utilizar 2 passes? Digo, equivalente a uma cartela de 10 passes por semana?

    1. cacaiani

      Olá Leonardo,

      Sim o passe mensal é válido somente para o mês de vigência, se vc chegar no dia 20 de agosto vc não conseguirá mais comprar o passe do referente ao mês de agosto porque as vendas terminam sempre na promeira semana do mês de vigência. Vc terá que comprar o passe avulso ou cartela com 10 passes para poder utilizar o transporte, e a partir do dia 28 de agosto vc poderá comprar o passe mensal para Setembro e só poderá usar em setembro. O passe unitário uma vez que vc validar vc terá 1 hora e meia para utilizar novamente, dentro desse período vc pode utilizar quantas vezes precisar, passado esse tempo vc terá que utilizar um novo passe. Ou seja se ir para downtown de manhã e voltar a tarde sim terá que pagar duas vezes ou utilizar dois passes.

      1. Leonardo

        Oi Carina!!

        Muito obrigado pela resposta, respondeu minha dúvida.

        Não querendo abusar, mas só mais uma dúvida..kkk

        Quanto ao uso de celular, como funciona o sistema pré pago com plano de internet?
        Pergunto isso pois já li que o sistema de telefonia é um pouco diferente do Brasil, como vou ficar pouco tempo, não vejo necessidade de um plano de telefone de longo prazo.

        Obrigado!

      2. cacaiani

        Olá Leonardo,

        É somente escolher a operadora e comprar um plano pré-pago pelo tempo que vc estiver aqui, eles irão oferecer várias opções, e se os créditos acabarem antes do período que vc comprou é só recarregar. Não tem segredo.

        Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: