9
Mar
2015
7

Vida de estudante – os termos mais usados em sala de aula

Vida de estudante internacional não é nada fácil não! Esta última semana, foi a semana de provas e entrega de trabalhos e vou confessar: não sei como sobrevivi!!!! Mas estou aqui firme e forte na luta, por que ainda tem 1 mês e meio pela frente antes da minha formatura. Toda essa maratona me fez pensar muito sobre o quão diferente é todo o calendário educacional daqui se comparado com o Brasil, então resolvi escrever um pouco sobre esse assunto. E acho que isso vai ajudar muito que os que estão querendo vir estudar no Canadá, e com isso já dá para ter uma noção sobre a terminologia usada em sala de aula.

vida-de-estudante-_post

Para comerçar aqui não usamos a palavra semestre, o ano é dividido em “Terms” ou podemos chamar de períodos: Spring, Summer e Fall.

  • Spring term:  começa no início de Janeiro e termina no final de Abril ou início de Maio totalizando quase 4 meses.(O spring break normalmente é para escolas tipo high school, elementary school, seria uma semana de saco cheio logo depois da semana de provas – midterm). Na faculdade (pelo menos na minha) normalmente não tem porque os períodos de aulas são mais curtos, é diferente do ano letivo de uma high school e também porque quem opta por não estudar no verão acaba tendo 4 meses de “férias”.
  • Summer term: é um período opcional então o aluno pode ou não estudar, normalmente quem quer terminar a faculdade logo, acaba cursando, porém muitos optam por trabalhar. Nesse período os estudantes internacionais tem visto liberado para trabalhar full-time e como é alta temporada por aqui, é uma ótima época para ganhar dindim! O Summer possui 3 meses de aula (com uma carga horária maior) sendo de Final de Maio até Agosto.
  • Fall term: iniciando em Setembro até o dia 20 de dezembro.

O que eu acho bem legal aqui é a forma como você pode montar a sua agenda de estudos, o curso da faculdade não é um programa fechado (digamos assim). Você tem um leque de opções e pode ir montando o seu programa de acordo com as opções oferecidas. Todos os cursos tem as suas matérias obrigatórias, e tem a matérias opcionais para complementar, entre as matérias complementares você pode escolher as que você gosta mais ou tem mais afinidades.

Por exemplo: no meu curso eu tinha que fazer 9 créditos de matérias com concentração em Business, ou seja entre um leque de 10 opções de matérias eu poderia escolher 3, então eu escolhi as que eu gostava mais e tinha mais interesse.

Durante o período de aulas se vai se descabelar acostumar com esses termos:

Provas ou testes

  • Midterm – é uma prova no meio do período, que serve para dar uma quebrada na matéria, e não deixar tudo para o exame final.
  • Quiz – provas rápidas normalmente de multípla escolha ou questões tipo short answer, o professor é quem escolhe a frequência, alguns dão um por semana, outros a cada 15 dias os mais legais não dão nenhum.
  • Final exam – como o próprio nome já diz é o temido exame final, ele é dado na última semana de aula e normalmente são 3 horas de prova. Ahhhh aqui não tem a prova de recuperação, aquela que te salva caso você não tenha ido bem no exame final (pelo menos não na minha facul).

Trabalhos valendo nota

  • Assignments – São trabalhos que o professor passa para fazer e pode ser individual ou em grupo, normalmente é em grupo.
  • Essay – é uma redação, mais não pense você é que daquelas tipo: domingo na casa da vovó, ela tem um monte de regrinhas, normalmente o professor vai definir o tópico, e quantas palavras você terá que escrever. Elas são uma posição crítica sobre algum tema, então você não pode fazer resumo ou algo assim, e sim uma análise, frequentemente de um artigo, um livro ou algum material usado em sala de aula.
  • Debate – alguns professores adoram dar debates, então nos primeiros dias de aula já separam grupos, o professor passa um tema e os alunos tem que preparar argumentos a favor e contra esse tema. Dependendo do professor ele pode escolher uma bancada para avaliar os argumentos, fazer perguntas e eleger quem foi o vencedor do debate.
  • Research paper: é uma moografia que alguns porfessores dão para entregar na mesma semana dos exames finais. O tema normalmente é dado pelo professor e você tem que fazer um trabalho muito profissional, normalmente mais de 8 pagínas, apresentar evidências bla bla bla…esse normalmente é individual.
  • Final project – esse é um tipo de trabalho em grupo para ser apresentado, e pode ser por exemplo de um que eu fiz: criar um produto inovador e eladorar  todo um plano de marketing para esse produto, normalmente tem que fazer a apresentação para a classe ou para um bancada e ainda entregar o trabalho escrito! Affff…
  • Presentations – são apresentações sobre temas pré determinados e escolhidos pelo professor, essa apresentações são feitas em sala de aula, normalmente de 15 à 30 minutos.

Syllabus – no primeiro dia de aula todo professor entrega o programa de aula, nesse manual tem tudo o que é importante saber sobre aquela matéria, contém informações como: descrição do curso, livros, artigos e textos que serão utilizados em classe, datas de todos os trabalhos e provas, os temas que serão aobordados em sala de aula dia-a-dia e dados do professor como e-mail e horários que ele tem disponível para atender alunos fora do horário de aula, ou seja, tem tudo muito bem explicado para depois você não vir com a desculpa de que não sabia.

Ufaaaa…quanta coisa, né! Ai você deve estar se perguntando  – não é possível que tenha tudo isso?! Tem sim!! Estudar aqui exige muita dedicação, as faculdades não tem cursos noturnos, são todas em período integral, e os professores entendem que você está lá para estudar, então a quantidade de trabalho fora de classe é bem grande. Entenda-se trabalho não somente os assignments, research paper e afins mais também as leituras e tarefas. Normalmente o professor não vai até a sala de aula para te “ensinar” digamos assim, ele te passa todo o conteúdo para leitura, no seu syllabus, vai estar descrito o quais textos serão discutidos na aula tal, é sua responsabilidade ler esses textos e ir preparado(a) para  aula, o professor irá complementar o seu conhecimento e a maioria das aulas serão como discussões e debates, alguns professores irão querer saber o seu ponto de vista sobre aquele tema, ele irá tirar algumas dúvidas e só….ele não está para te explicar tim tim por tim tim ele está lá para complementar e conduzir os seu estudos…porque somente você é responsável pelo seu conhecimento. Claro que tem aulas mais práticas e que exigirão que o professor explique o conceito porém a maioria das aulas mais teóricas serão da forma que eu descrevi.

É isso ai pessoal, provavelmente eu esqueci de alguma coisinha ou outra, mais acredito que os termos mais importantes eu consegui colocar aqui, somente lembrando que isso tudo é baseado na minha experiência, os exemplos dados e citados são baseados na minha realidade como estudante aqui em Vancouver.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

You may also like

7 fatos sobre Imigração e diversidade etnocultural no Canada
10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada

8 Responses

  1. ALINE

    Olá, Carina. Tudo bem? Uma aluna minha foi aprovada no IELTS e precisará fazer uma redação para admissão na FDU, mas temos poucas informações sobre como seria esse essay. Você poderia nos ajudar? Ela fará mestrado.

    1. Oi Aline, tudo bem? A redação não é muito complicada, ele é uma carta de intenção…aonde ela precisará descrever o pq deseja fazer esse curso, contar um pouco da carreira e vida profissional, sobre cursos que fez na área e o que esse curso de mestrado irá agregar na vida profissional dela.
      Basicamente é isso..se precisar de mais dicas me manda as perguntas, que eu respondo heheheh…e não se preocupe, respoderei mais rápido agora…eu estava me mudando para Toronto e a última semana foi bem corrida para mim.

      Abs
      Carina

  2. Flavio

    Olá Carina, tudo bom? Parabéns pelo seu blog, ele é muito rico!

    Gostaria de uma opinião sua que já está há 2 anos aí. Quais as dificuldades você acha que um pai e uma mãe com 2 filhos pequenos terão para poder fazer faculdade/mestrado no canadá? Estou vendo que a carga de trabalho é alta e este já é um ponto que me chamou atenção, pois vai exigir dedicação full time. É possível conciliar vida pessoal com estudos? Os filhos irão para escolinha, mas que horários você tem para estudar e fazer os trabalhos?

    Obrigado!

    Flavio

    1. cacaiani

      Olá Flavio, muito obrigada mesmo pelo seu feedback, fico super feliz!!! 😉 eu te respondi por e-mail, depois dá uma conferida lá, abs.

  3. Camila

    Estou amando seu blog! Comecei a acessar ele hoje e está me ajudando bastante! Estou pretendendo ir pra Vancouver ano que vem e estou bastante empolgada. Já morei em Toronto durante seis meses num programa de intercâmbio e dessa vez quero ir pra o outro lado! Queria saber qual curso você faz e em qual Universidade/College?

    Obrigada!

    1. cacaiani

      Oi Camila, obrigada!! Fico feliz que esteja curtindo o blog. Vancouver é linda e eu tenho certeza que vc vai amar aqui…estudo na FDU (www.fdu.edu) e faço Business.

      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: