12
Apr
2015
7

Em busca da Aurora Boreal em Vancouver

Aurora borealis2

Aurora Borealis _ Northern Lights Foto: Gabriel Barros

Em meados de 2001  ou 2002 eu assisti um filme que se chamava Alta Frequência, nem me lembro se o filme era bom ou não a única coisa que me chamou a atenção foram umas luzes verdes que percorriam o céu e que era chamado de Aurora Boreal. Fiquei pensando – nossa que coisa fantástica, isso deve ser lindo!!!! Porém depois de algumas pesquisas eu descobri que de onde eu morava na época não era possível ver aquele fenômeno, e que se eu quisesse ver os lugares mais propícios eram Islândia ou Alaska ou bem ao norte do Canadá,ou bem no extremo sul. O fato é que depois que me mudei para o Canadá em 2012 esse assunto voltou a rondar a minha cabeça e no final do ano passado eu decidi que queria muito mesmo ver esse fenômeno, e me tornei uma espécie de Aurora Hunter..kkkk ou podemos chamar de louca mesmo! Ainda bem que não estou sozinha nessa aventura porque fotografia é o hobby predileto do meu marido Gabriel e como 10 em 10 fotógrafos tem como desejo fotografar Aurora Boreal o Gabriel não poderia estar de fora dessa lista.  Na última semana depois de várias tentativas frustradas, tivemos o nosso encontro com a tão sonhada Aurora Boreal!!! Foi demais, ainda estou emocionada e não tenho palavras para descrever esse momento. Foi lindo!

O que é Aurora Boreal: aqui é mais conhecida como Northern lights é basicamente são luzes no céu causadas por tempestades solares, quando o sol tem explosões ele expele muita radiação, e então esses resíduos viajam pelo universo e alcançam a terra causando efeitos mágicos no céu.  Porém esse fenômeno só é possível ver visualizado nos pólos norte e sul. As luzes podem ser verdes, magenta, vermelhas e até laranja e variam de acordo com a intensidade que eles tocam a terra, quando mais fraca mais clara e quanto mais forte mais colorida.

Como caçar uma aurora: tem que ser um pouco louco, e gostar de aventura, isso porque você tem que se enfiar no meio do mato, quanto mais longe das luzes da cidade melhor para ver. Tem enfrentar frio, medo de urso, de cougar, lobo, coyote ..etc e se embrenhar mato a dentro em busca do lugar ideal para ver. O céu tem que estar bem limpo (e quem mora em BC sabe como isso é difícil), porque se o céu estiver encoberto ou chovendo é impossível. E por último tem que ficar acompanhando sites e mais sites para saber quando será possível ver o fenômeno.



Esse são alguns sites que eu acompanho:

AuroaMAx

Aurora Forecast

Aurora Soft Serve News

Geophysical Institute

Outros sites que é bom consultar antes de sair a procura de Auroras, é o Light Pollution – para saber aonde são os pontos aonde não tem poluição de luzes ou dark spots, já que as luzes da cidade interferem bastante nas possibilidades de ver esse fenômeno. O Claro check sempre a previsão do tempo, então ter um bom site de previsão pode te ajudar muito, já que noites nubladas e ou com muitas nuvens também pode interferir muito nas suas chances de sucesso.

Fora estes ainda sigo páginas no Facebook, aplicativo para celular, grupos de discussão no Facebook e eu também sigo alguns fotográficos profissionais de British Columbia no Instagram,  mais esse somente para ter uma idea dos lugares mais comuns para poder fotografar Auroras.

Aplicativo para o celular:

Aurora Fcts (forecast)

Aurora Saurus

Aurora

My Aurora Forecast

Quando ver: o período mais propício é no inverno, porém na maioria dos sites que pesquisei sobre o assunto os meses para ver são de Outubro a Maio (Canadá), por aqui tivemos um grande alerta em Novembro, no dia 17 de Março foi uma data de atividade muito forte e muita gente conseguiu fotografar e nessa última semana nos dias 9 e 10 foram dias de atividade fortes também, sendo o dia 10 o mais forte, infelizmente no dia 10 o tempo estava muito fechado aqui em Vancouver, porém o dia 9 foi mega especial.

Nossa jornada na quinta-feira dia 09/04 estava normal até vermos os alertas, caímos da cama e quando percebi já estamos no carro e o nosso destino foi o Pitt Lake em Pitt Meadowns região metropolitana cerda de 57 minutos de Vancouver. Chegando lá os portões do parque já estavam fechados então tivemos que parar o carro fora do parque e andar cerda de 1 km para encontrar o local perfeito para fotografar, isso porque não pode ter nenhuma interferência de luz e tem que ter uma visão limpa sentido norte/ nordeste. Quando chegamos a intensidade das luzes estavam fortes, e foi possível ver alguns fachos de luz a olho nú, com um luminosidade esbranquiçada e um pouco esverdeada, porém como estamos bem ao sul de British Columbia e a intensidade da Aurora era de 5kp somente as lentes da câmera conseguem captar todos os detalhes e cores desse fenômeno.

Aurora Borealis

Aurora Borealis_Northern Lights Foto: Gabriel Barros

Aurora Boreal

Aurora Boreal, Pitt Lake – Foto: Gabriel Barros

Aurora Boreal

Aurora Boreal – Pitt Lake – Foto: Gabriel Barros

Essa são do dia 10/04 nesse dia a atividade estava em 7kp, ou seja muito intensa. Conseguimos ver melhor o tons de verde porém o tempo não ajudou o céu estava com muitas nuvens e essas foram as únicas fotos que conseguimos fazer.

Aurora Boreal

Aurora Boreal, Pitt Lake – Foto: Gabriel Barros 10.04.15

Aurora Boreal

Aurora Boreal, Pitt Lake – Foto: Gabriel Barros 10.04.15

 Informações:

Para achar o local basta colocar no Google maps – Grant Narrows East

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls

8 Responses

  1. Woww!! Maravilhoso!!!! Quero ter a oportunidade de ver uma aurora um dia tambem 🙂
    Sei que por aqui pelo sul da Australia tambem da pra ver algumas luzes mas ainda nao to rastreando tao bem quanto voce hehe.
    Otimo post e lindas fotos! Parabens ao dois! =*

    1. cacaiani

      Oi Michele, é lindo mesmo…eu fiquei bem emocionada..se um dia tiver a oportunidade não a deixe passar!!! Obrigada pelo comentário.
      Bjus

  2. Oi Carina, tudo bem?
    Encontrei seu blog no GabynoCanada e amei!
    Que legal que você “encontrou” a Aurora e conseguiu tirar fotos…ficaram lindas.
    Eu também morro de vontade de ver e quando vi num site (Vancity Buzz acho) que elas estavam visíveis em Vancouver fiquei louca!
    Eu já morei no Canadá, em Montreal e Vancouver e estou voltando pra lá este ano pra fazer meu mestrado na SFU.
    Se vc tiver um tempinho dá uma olhada no meu blog:
    http://www.going2vancouver.com

    Beijos!

    1. cacaiani

      Olá Camila, obrigada, fico feliz que tenha gostado do meu blog!!! O seu tbém é bem legal, parabéns.
      Ver Aurora Boreal ela um sonho, é muito lindo e eu estou viciada em caçar agora hehehehehe.
      Boa sorte no seu mestrado e seja bem vinda.
      Beijos

  3. Nossa, eu nunca ia imaginar que dava tanto trabalho achar a aurora boreal. Ainda bem que você compartilhou, adorei saber!!! Agora vou ter que incluir este passeio na minha lista de coisas que quero ver… Mas será que dá para ir com crianças? Bj, Tati – desempilhados.com

  4. WHAAAAAAAATTTTT??????? Não acredito que deu pra ver daqui e eu perdi isso!!!!! Carina, que máximo que vocês conseguiram ver!!! Eu tentei me entender com esses sites de alerta, mas todos falam que pra regiões mais altas. Eles alertam pra cá também? Acho que tenho que estudar mais, viu? Vou ficar de olho a partir de hoje! Lindas fotos, parabéns!!! Mas, vem cá, não dá medo de andar no meio do mato tudo escuro não?

    1. cacaiani

      Oi Ana, daqui só é possivel ver quando a atividade está muito forte, como estava nesses dois dias, na sexta por exemplo que aqui estava encoberto teve muita gente que conseguiu fotografar no estado de Montana US, ou seja tava muito forte…e é claro que esse intensidade de cores é visivel somente por fotografia, a olho nú eu vi fachos de luz esverdeados …o que já deu para matar a minha vontade. O ano que vem quero ir para Yukon.Com relação aos programas e sites já estou virando expert kkkk .. E quanto ao medo de bicho, tava um páreo duro mesmo entre o medo e a vontade de ver a Aurora kkkkkkk mas o negócio é rezar para nada acontecer!!! Bjus

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: