24
Jul
2015
6

Profissões regulamentadas no Canadá – 5 passos essenciais para trabalhar na sua área

Uma grande dúvida que temos quando estamos pensando em imigrar para o Canadá, é sobre a nossa profissão, podemos ou não atuar na nossa área? Embora a maioria das profissões aqui no Canada não sejam regulamentadas, um número significante de profissões é, e isso implica em um processo longo, custoso e trabalhoso para poder atuar em nessas áreas. Uma profissão que não é regulamentada, significa que não é necessário ter uma licença, um certificado ou um registro para poder exercer. Já as profissões regulamentadas exigem um longo processo de validação que envolve: avaliação do que foi estudado, da sua experiência de trabalho e das suas habilidade e competências. Ou seja, é um processo bem mais burocrático e demorado para conseguir obter a licença para atuar nessas profissões.

Consiste em:

  • Verificar sua formação, competências e padrões da profissão:  comparando seus históricos acadêmicos originais e outros documentos relacionados, tais como as descrições dos cursos da universidade, com a formação ministrada por faculdades e universidades canadenses.
  •  Fazer exames ou passar por uma entrevista ou ambos: nessa etapa você será avaliada como um indivíduo, então a sua experiência não pode ser comparada com a de outras pessoas. Isso quer dizer que se deu certo para um não quer dizer que dará certo para outro (não existe um padrão). Você deve entender os requisitos que se aplicam a sua própria situação na província ou território onde você pretende trabalhar
  • Você também pode ter que preencher outros requisitos para obter uma licença ou certificado, para atuar, estes poderiam incluir:
    prova de proficiência em língua;
    verificação de antecedentes criminais;
    Necessidade de trabalho canadense ou estágio;
    verificação de referência ou prova da capacidade profissional;
    curso de orientação ou programa de ponte; e / ou
    exigências acadêmicas ou profissionais adicionais.

*importante: as regras podem mudar de província para província, então na hora que iniciar suas pesquisas, é importante saber qual província você pretende se fixar e já pesquisar os trâmites para essa determinada província.

Lista de profissões regulamentadas:

Accountant, certified general
Accountant, certified management
Accountant, chartered
Agrologist
Agrologist, technical
Architect
Audiologist and speech-language pathologist
Chiropractor
Dental hygienist
Dentist
Denturist
Dietitian
Engineer
Engineering and Applied Science Technician, Technologist
Geoscientist
Land surveyor
Lawyer
Medical laboratory technologist
Midwife
Naturopath
Nurse, licensed practical
Nurse, registered
Nurse, registered psychiatric
Occupational therapist
Optician
Optometrist
Pharmacist
Physician
Physiotherapist
Podiatrist
Psychologist
Respiratory therapist
School clinician
Social worker
Teacher
Veterinarian

O processo:

1. Descubra o seu NOC (National Occupational Classification) e Pesquise o seu NOC no site do CICIC – Canadian Information Centre for International Credentials:

Prof_reg1

2. Selecione a Província e clique em Serach:

Reg2

3. Nessa etapa o site te dá um resumo da sua profissão e você conseque saber se ela é ou não regulamentada, basta clicar na profissão que aparece no occupation name que você terá acesso ao perfil completo dessa profissão:

Reg3

4. Nesse ponto você consegue verificar o perfil da sua profissão no Canada, e também verificar todos os certificados e ou credenciais que serão necessários para poder excercer a sua profissão em determinada província:

Reg4

5. Ao explorar o perfil da sua profissão logo abaixo da tela apresentada no passo 5, você terá a opção de localizar o órgão responsável pela regularização da sua profissão, essa seleção é feita por província, então basta selecionar a província desejada, nesso exemplo é a província de British Columdia, O site irá apresentar na tela todas as informações sobre o órgão responsável que você precisará contactar para poder regulamentar a sua profissão aqui no Canadá: 

Reg5

A minha dica para você é explorar o site do CICIC.ca ele é uma ferramenta oficial para você ter todas as informações que precirá para poder regulamentar a sua profissão aqui no Canadá, a vantagem é que está tudo em um único lugar, é fácil de navegar e achar todas as informações que você precisa.

Informações:

http://www.cicic.ca/

http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/credentials/

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

You may also like

Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls
Tire suas dúvidas sobre os tipos mais comuns de vistos Canadense

18 Responses

  1. Lívia Aguiar

    Olá Carina, seu blog é muito interessante e informativo! Parabéns! Pretendo ficar um ano no Canadá com meu marido (através do programa True Canada da World Study). E se gostarmos do país, ficaremos para fazer um College e futuramente aplicar para o programa de imigração Express Entry. Sou bióloga, com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Gostaria de saber se posso regulamentar (ou seja, contactar o órgão responsável da província) minha profissão antes de iniciar o processo do Express Entry! Desde já, muito obrigada!

    1. Olá Lívia, muito obrigada elo seu feedback!!! Eu fico muito feliz.

      Embora em muitas profissões você somente consiga se regulamentar sendo residente permanente, como o processo é longo no geral algumas etapas dá para ir providenciando, você pode sim contactar o órgão para eles te passarem o processo orientar quais partes do processo você consegue fazer antes de imigrar.

      Abs
      Carina

  2. Fernando J.M.Ataide

    Oi Carina, Gostaria de saber se eu oportunidade de uma vaga de pode ser de ajutante de elétrica ou outra profissão, tenho mais de 60 anos e muita vontade de ir tabalhar em Canadá, eu tenho uma profissão de Comissionamento industrial a mais de trinta anos nesta profissão,no Canadá poderia de ajudar profissionais que trabalham em industrias construções ou em outras companhias, hoteis como eletricista,e se possivel pode mandar no email fernandoataide57@gmail.com
    muito amor no seu coração e saúde
    Att

    1. Olá Fernando, poxa muito legal a sua experiência..certamente vc poderia contribuir muito! Eu não entendo nada desse mercado e nem saberia como te orientar na procura de emprego nessa área. Porém, o governo canadense tem um site oficial sobre trabalho que eu acho que seria bem interessante vc dar uma olhadinha lá para saber se a sua área tem demanda no Canadá, o link é: http://www.jobbank.gc.ca/home-eng.do?lang=eng

      Muito obrigada pelo seu comentário, é muito bom saber que vc le o meu blog!!!
      Desejo muito sucesso para vc.
      Abs
      Carina

  3. Sávio

    Carina, sabe dizer se é possível imigrar para o Canadá como estatístico ou professor de matemática? Desde já agradeço.

    1. Olá Sávio,
      O programa de imigração principal do governo Canadense é o Express Entry, ele é uma programa de pontos, sendo uma somatoria de 4 categorias principais como: experiência profissional de 2 anos de trabalho, bom inglês, formação e idade, atingindo a pontuação de corte ou mais (digamos assim) você estaria apto a imigrar e o governo te mandaria uma carta convite (Invitation to Apply). Uma vez vc conseguindo imigrar, trabalhar aqui como professor já é outro processo, teria que se regulamentar para poder dar aulas. São dois processos distintos.
      Abs
      Carina

  4. Danila Torres

    Olá….muito bom.este post….infelizmente minha profissão é ….mas do meu marido não…não vejo a hora de estar no Canadá .

  5. Robson

    Boa noite,
    minha namorada é nutricionista, no caso, a profissão não é regulamentada ou é meio que agregada a alguma dessas ?

    EX: Dietista

  6. Anderson Gustavo

    Gostaria de saber se curso Técnico de enfermagem (2 anos) são aceitos e se passam pelas mesma etapas de validação obrigado fico no aguardo 🙂

    1. Olá Anderson, eu sei que os processos de validação e reconhecimento da profissão são para diplomas universitários, eu realmente não sei te dizer se para cursos técnico seria o mesmo procedimento. Pesquisa no site que eu passei no post o órgão responsável por enfernagem aqui no Canadá e vc poderá se informar diretamente com eles.
      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: