15
Nov
2015
6

My Neighborhood – Burnaby

Como muita gente tem me pedido para escrever sobre algumas cidades da região metropolitana de Vanvouver, resolvi fazer esse post da série My Neighborhood sobre a cidade de Burnaby. Por ser  uma das cidades mais próxima de Vancouver e ser atendida pelo Skytrain, ela é uma excelente opção para aqueles que buscam uma cidade mais familiar, e uma opção um pouco mais “barata” para morar se comparada a Vancouver. Eu moro bem na divisa entre as duas cidades e portanto boa parte da minha rotina é em Burnaby, e na minha opinião a cidade é ótima, super bonita e bem organizada.

Sobre Burnaby

A cidade é tão colada em Vancouver que é dificil saber quando você já está nela. Burnaby fica localizada ao leste de Vancouver e bem no centro da Metro Vancouver. A Cidade está situada entre as cidade de Vancouver no oeste e Port Moody, Coquitlam e New Westminster ao leste. Além disso, é delimitada por Burrard Inlet para o norte e o Rio Fraser, ao sul.

Perfil da cidade

A cidade possui uma população de aproximadamente 223 mil habitantes (senso de 2011), sendo que 51% é compostaBurnaby Imi_grafico de imigrantes e 21% dos imigrantes são provenientes da China, conforme mostra o gráfico ao lado. Apenas 93 mil habitantes tem inglês como a língua de nascimento (Mother tongue)! Como um pouco mais da metade da população é composta de imigrantes podemos interpretar que Burnaby é uma cidade bem receptiva para imigrantes no geral. Também temos alguns poucos representates da língua portuguesa em Burnaby, sendo uma população composta de cerca de 1400 pessoas (é somos uma minoria em toda a província de BC, não somente em Burnaby), e ainda temos que levar em conta que esse número não é composto somente de Brasileiros, já que a nossa língua é proveniente de Portugal.

Fonte: Statistics Canada. 2012. Focus on Geography Series, 2011 Census. Statistics Canada Catalogue no. 98-310-XWE2011004.  Last updated October 24, 2012.

Regiões

Burnaby Bairros

Entre todos os Bairros destaco:

Brentwood Park: ou simplesmente Brentwood está localizado ao Norte é predominantemente residencial constituída por casas (single homes),  porém a região tem sido palco de uma grande expansão imobiliária e portanto muitos arranha-céus estão sendo construídos ali. O bairro também possui  uma grande zona comercial somente próxima a Longheed hwy e uma shopping chamado Brentwood Mall. O Bairro é atendido pelo Skytrain a linha Millenium Line (amarela) e as duas estações são: Brentwood e Holdom.

Capital Hill: é uma colina com cerca de 203 metros de elevação esse bairro se estende ao longo da Hastings Avenue e é conheciso pela sua extensa comunidade multicultural. É uma região predominantemente residencial, com zona de comércio mais concentrada na Hastings Avenue, e por ser um morro proporciona vistas maravilhosas de um lado Vancouver (visão oeste) e ao leste a linda Indian Arm e Burrard Mountain e ao leste o Monte Baker.

Burnaby Heights - Hastings Street

Burnaby Heights – Hastings Street – Foto: OutsideBrazil

Lochdale: é um bairro unicamente residencial e familiar localizado ao nordeste de Burnaby visinho da Burnaby Mountain. Esse bairro foi constituído em 1912 e foi formado por imigrantes vindos da Europa antes da Primeira Gerra Mundial. O bairro é atendido pela linha Millenium (amarela) do Skytrain (ao sul), a estação é a Sperling, sendo esse o nome da principal sua de comercio do bairro.

Metrotown: essa região é considerada uma zona central de Burnaby é uam área com cerca de 2.97 quilômetros quadrados e a princial avenida é a Kingsway que forma o corredor comercial do bairro, é atendido pela linha Expoline (Linha azul) do Skytrain e tem 3 estações: Patterson, Metrotown e Royal Oak. O Shopping Metrotown é o grande centro de compras da região, pois é o maior Shopping da região metropolitana, e o bairro ainda possui o Central Park que é um parque enorme com várias trilhas e opções de esportes.

leadMetrotown

Metropolis Mall – Metrotown

Parkcrest: localizado em North burnaby esse é considerado um bairro mais classe média alta, e isso se reflete no valor de suas casas. É um bairro predominantemente residencial tendo como ponto principal o Kensington Park, que deu nome ao bairro.

Média de preços para locação (lembrando que esse preço pode variar bastante de acordo com bairro, idade do imóvel, etc).

Loft – 1 bed – $800 até $2000+

2 bed – $ 1200 – $2500+

Maior de 2 bed – $1400 – $3000+

Média de preços para compra de um imóvel:

Loft – 1 bed – $400.000 até $700.000+

2 bed – $ 450.000 – $1.5 milhões+

Maior de 2 bed – $700.000- $2.5 milhões+

Pontos turísticos / Pontos de interesse:

Burnaby Village Museum

Burnaby Art Gallery

Burnaby Mountain

Central Park

Deer Lake Park

Metrotown Shopping Mall

Burnaby Mountain - Foto: OutsideBrazil

Burnaby Mountain – Foto: OutsideBrazil

Escolas

Elemantary Schools

Armstrong

Aubrey

Brantford

Brentwood Park

Buckingham

Cameron

Capitol Hill

Cascade Heights

Charffey-Burke

Clinton

Confederation Park

Douglas Road

Edmonds Community

Forest Grove

Gilmore Community

Gilpin

Glenwood

Inman

Kitchener

Lakeview

Lochadale

Lundhurst

Marlborough

Maywood

Montecito

Morley

Nelson 

Parkcrest

Rosser

Seaforth

Second Street Community

South Slope

Sperling

Stoney Creek

Stride Avenue Community

Suncrest

Taylor Park

Twelfth Avenue

University Highlands

Westridge

Windsor

Secondary Schools

Alpha

Burnaby Central

Burnaby mountain

Burnaby North

Burnaby South

Byrne Creek

Cariboo Hill

Moscrop

Faculdade e College

Simon Fraser University

BCIT Burnaby Campus

Fonte: http://www.sd41.bc.ca/

Opinião de quem mora:

  • Porque você escolheu Burnaby para morar?

Eu e minha família escolhemos essa cidade para morar porque reconhecemos ser uma cidade  familiar e o preço dos alugueis também são mais acessíveis comparado a Vancouver.

  • Quais as vantagens de morar em Burnaby? (ex: escolas/conveniências..etc)

Nós moramos próximo a um Mall (Brentwood Mall) onde temos acesso às principais lojas e redes do Canada, inclusive o Mall está em expansão. Além disso, nós temos a escola das crianças há uns 800 metros de casa. Quando precisamos usar o transporte público, tanto skytrain, quanto ônibus, ambos estão ha 600 metros de nossa residência. Levamos tudo isso em consideração. Sem falar, que temos banco, supermercado, lanchonetes tudo ao redor da nossa vizinhança.  Descobrimos nosso Doctor Family recentemente também há 5 minutos de casa, o que para nós é muito conveniente. Se precisarmos, em caso de uma emergência, o Hospital de Burnaby é também muito próximo de casa.

  • O que você mais gosta? E o que menos gosta?

Gostamos da tranquilidade de Burnaby. Nosso bairro é tranquilo, vizinhança muito calma. Temos lazer, com parques e communities centers que nos proporcionam descansar e brincar ao mesmo tempo. Não tem nada para apontar de negativo em nossa cidade, pelo menos, não no momento.

  • O que faz de Burnaby uma cidade especial?

Estamos sempre tranquilos com relação a segurança. Moramos no térreo e deixamos pertences pessoais no nosso quintal e nunca fomos roubados. O fluxo de pessoas que circulam é baixo e são moradores, familiares e amigos. Burnaby é especial porque nos proporciona uma excelente mobilidade, e é muito próxima de Vancouver, temos qualidade de vida e muito verde. Pagamos o justo pelo apartamento em que vivemos.

Burnaby Camila e Fábio

Família Sandrin Fernandes

Fontes:

Burnaby Censo- 2011

https://www.burnaby.ca/About-Burnaby.html

*Agradeço aos amigos Camila e Fábio pela participação, vocês formam uma fámilia muito especial e muito querida.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:

6 Responses

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: