8
Jun
2016
7

Mudança de Vancouver para Toronto – na prática

Já que a mudança para Toronto saiu dos planos e virou realidade, chegou a hora de colocar em prática essa mudança! Digo, planejar como mudar de Vancouver para Toronto!  Já tínhamos uma casa montada em Vancouver, um depósito cheio de coisas, equipamento de camping, carro, bike..patins..etc..etc. Ou seja, muita coisa para pensar, pra carregar… e principalmente para desapegar. Quando nos mudamos do Brasil para Vancouver, trouxemos somente 4 malas e muitos sonhos, porém, dessa vez não estávamos tão dispostos à deixar tudo denovo e começar do zero.

Pensamos em algumas possibilidades, entre elas:

  • Contratar uma transportadora e levar tudo;
  • Vender o carro e alugar um UHAUL e cruzar o Canada com todas as nossas coisas;
  • Vender todos movéis, despachar algumas coisas em caixas para Toronto e ir de carro até lá;

Viabilidade

Contratar uma transportadora e levar tudo – essa foi a primeira coisa que pensamos, já que estávamos bem dispostos a levar todas as nossas coisas com a gente. Porém, começamos a pesquisar o custo disso tudo, e a conta custo x benefício não foi viável. Primeiro que para mandar o carro ficaria em torno de 3 mil dolares, e quando começamos a olhar os preços para mandar os móveis, chegamos a conclusão de que daria para comprar quase tudo novamente. Vimos em duas transportadoras e o valor era algo en torno de $74.00 por hora, e são 4400 km só de ida! Conclusão – monto uma casa nova comprando tudo na Ikea.

Vender o carro alugar um UHAUL e cruzar o Canadá com todas as nossas coisas – essa opção era totalmente viável, já que o aluguel de uma caminhão Baú (pequeno) da UHAUL sai em torno de $3,000 para cruzar o Canadá e devolver o veículo em Toronto. Porém, o nosso carro é financiado, pensamos em devolver para a concessionária, mas além de perdemos o valor que demos de entrada no carro, iríamos ter que comprar outro carro em Toronto, então colocando na balança, achamos que não valeria à pena.


Optamos por vender os nosso móveis, e despachamos via Greyhound Package Express (http://www.shipgreyhound.ca/c/pages/Home.aspx) algumas caixas. Bom na verdade 10 caixas,  entre elas a nossa TV, achamos que o valor super compensou, e a Greyhound foi a empresa de transporte aonde encontramos o preço mais em conta. Pagamos CAD 380.00  pelas  10 caixas. Lembrando que esse não é um valor fixo, já que eles cobram por peso e volume. E já pegamos as nossas caixas aqui em Toronto, chegaram todas hehehe ainda bem! Só um dica: etiquetem tudo, e escrevam nas caixas o nome e dados de contato..just in case!

Vendemos os nossos móveis super rápido, foi meio que no boca-a-boca, e a notícia foi se espalhando entre os nossos amigos e quando vimos já tínhamos vendido praticamente tudo. O que demorou mais foi o nosso sofá, então decidimos anunciar no Craigslist – que é uma site de classificados bem famoso por aqui. E vendeu no dia seguinte do anúncio. Sendo assim, concluí-se que não é tão difícil assim vender as coisas por aqui, tem muita gente chegando e montando casa e essas pessoas estão sempre em busca de bons preços.

Ficamos muito preocupados com a questão da nossa correspondência, pois ainda tínhamos algumas coisas importantes que chegariam pelo correio e iriamos precisar em Toronto. Então eu indico um serviço do Canada Post chamado Mail Forwarding, não é muito barato mas se você tiver algo importante para receber acho que vale à pena, pagamos CAD$ 70.00 por 4 meses de serviço, e nele você cadastra um novo endereço de destino e pronto, passa a receber as suas correspondências nesse novo endereço.(esse serviço tem que ser contratado com no mínimo 2 semanas antes de mudar).

Se você morar em um apartamento alugado, terá que dar o Notice (uma carta para o seu landlord avisando que você irá sair do apartamento), com 30 dias de antecêdencia, ou seja, um mês antes da data que pretende se mudar. A coisa chata disso é que durante esses 30 dias que você estará ainda morando no apartamento o seu landlord pode entrar para mostrar o ape para pessoas que estiverem interessadas em alugar..é um saco, eles entram e mexem em tudo…e não tem hora! Outra exigência do nosso contrato de aluguel era fazer uma super faxina no apartamento antes de sair..limpeza pesada mesmo. O nosso apartamento era de carpete e portanto foi necessário também uma lavagem profissional, que no caso deixamos por conta do nosso landlord e eles descontaram do valor do nosso depósito (um valor de metade do aluguel que pagamos quando assinamos o contrato de locação). Mas com relação a devolver o apartamento no nosso caso foi bem tranquilo, o apartamento estava super conservado…moramos lá 3 anos e durante a vistoria o landlord até comentou que estávamos devolvendo o apê tão bom quando pegamos e até por conta disso eles nos deram um desconto na lavagem do carpete.

A correria foi muita nessas últimas semanas, como decidimos que faríamos esse mudança de carro, tivemos muito pouco tempo para organizar tudo. Porém, até agora deu tudo certo, e o proximo post será sobre a nossa grande e maravilhosa aventura que foi a roadtrip de Vancouver para Toronto.

Roadtrip de Vancouver para Toronto

Foto em destaque: Gabriel Barros

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

 

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de conferir:



Booking.com

6 Responses

    1. Olá Nolar, são cidades bem diferente, eu estou gostando de Toronto, mas confesso que ainda sinto bastante saudades do visual e beleza de Vancouver. Toronto é uma cidade bem legal, ideal para quem gosta de agito, acho aqui bem mais vibrante, e movimentada.
      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: