28
Jun
2016
7

Documentação necessária para recém chegados em Ontário

Depois de morar 3 anos e meio em Vancouver em British Columbia (BC) resolvemos mudar para Toronto na província de Ontário (ON). Apesar de essas duas províncias serem Canadenses, é importante destacar que: os documentos de BC não valem praticamente de nada em Ontário, ou só valem por um curto período. Sendo assim, a mesma maratona  que tive que fazer para tirar a documentação em BC foi enfrentada novamente aqui em Ontário, com exceção é claro do nosso SIN number e o PR Card, esses são documentos federais. O bom de ter que tirar todos os documentos é que praticamente tudo é feito em um único lugar o Service Ontario (https://www.ontario.ca/page/serviceontario),  mas a parte chata é que vai uma grana para poder tirar toda a documentação novamente.

Documentação necessária para recém chegados em Ontário

Photo ID Card – esse é um documento de identificação da província de Ontário, ideal para quem irá ficar aqui por mais tempo e não quer ficar andando com o passaporte para cima e para baixo. Não exige-se quase nada de documentos, somente o passaporte, a sua study ou work permit (para provar o tempo que você será residente, por mais de 6 meses no Canadá) e o pagamento de uma taxa. O Photo ID Card chega no endereço informado no prazo de 4 a 6 semanas e não precisa apresentar nenhum comprovante de endereço, basta somente anotar no formulário o seu endereço. Esse documento é bom fazer caso você fique na província por um prazo determinado e não pretende fazer a carteira de habilitação, porque a própria driver’s license serve como documento de identificação, e caso você for tirar a Driver’s license então economize no Photo ID.

Taxa: C$ 35.00

Diver’s License – caso você já seja um motorista experiente com mais de 5 anos de habilitação no Brasil, vá até o consulado Brasileiro em Toronto e peça um documento que irá provar quantos anos você tem de habilitação no Brasil e quantos pontos ou não você tem na sua carteira (Driver’s records). Veja no link: http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_de_motorista.xml esse documento do consulado demora cerca de 1 semana para ficar pronto. Depois disso é só levar no Service Ontario a sua carteira de habilitação Brasileira, esse documento do consulado e você poderá solicitar a sua driver’s license daqui de Ontário. Você será elegível a carteira G2 e terá que fazer um road test no prazo estipulado. Caso você tenha vindo de uma outra província e já tenha feito o road test nesta província pelo prazo superior há 2 anos, você não precisará fazer o road test em Ontário. Porém se você tiver tirado a sua FULL driver’s license em outra província canadense em um prazo inferior há 2 anos VOCÊ TEM QUE FAZER A PORCARIA DO ROAD TESTE DENOVO. Me desculpe as letras maíusculas na minha última frase…mas é que esse é o meu caso e eu to P*#*& da vida com isso!!!! Poxa vida, eu não estou mudando de país denovo, eu já tinha feito essa porcaria de teste em BC e terei que fazer novamente aqui em Ontário…é o mesmo país, as mesmas regras de transito…tudo igual. To revoltada!!!!  Na hora que estiver solicitando a sua carteira você fará um teste de visão, super rápido e fácil e já tirará a foto para o seu documento. No mesmo dia você sai com uma habilitação provisória e a sua definitiva chegará na sua casa em até 4 semanas.

Taxas:



Dirver’s Record do Brasil (taxa do consulado Brasileiro) –  C$ 25.00

Driver’s License de Ontário – C$ 81.00

Health Insurance – a boa notícia nesse caso é que o sistema de saúde de Ontário é gratuíto, já o de BC não. Lá eu pagava cerca de C$ 74.00 por mês e esse valor é individual. Os novos residentes de Ontário poderão aplicar para o OHIP (Ontario Health Insurance Plan), desde que atendam os critérios de eligibilidade:  veja nesse link: http://www.health.gov.on.ca/en/public/publications/ohip/ohip_eligibility.aspx. Vale destacar que o plano tem 3 meses de carência, portanto se você é novo no Canadá, é bom ter um seguro de saúde particular por esse período. Porém se você veio de outra província você possuirá a sua cobertura normal da província anterior até dar a carência do plano de Ontário. No meu caso eu tenho o meu BC Care válido até Setembro desse ano que é quando vence a carência do OHIP que eu já solicitei. Para solicitar, você precisará apresentar uma identidade válida, um comprovante de endereço e preencher um formulário disponível no Service Ontário.

Taxa: não possui.

Transferência de carro – (Register a vehicle – permit, license, plate and sticker) – como víemos para Toronto com o nosso carro, a nossa maior dúvida era: como seria para transferir o nosso carro para uma outra província aqui no Canadá? Achamos o site do Service Ontario meio enrolado nesse quesito e resolvemos ir até lá e perguntar pessoalmente, a atendente foi super atenciosa e nos explicou tudo o procedimento e nos indicou os locais que poderíamos fazer os testes necessários no carro.  O processo todo para transferir o carro para Ontário não foi difícil, porém foi um pouco trabalhoso. Tudo o que precisamos foi:

  • Apresentar a driver’s license de Ontário;
  • Um documento de identificação;
  • Prova de que o veículo é seu (registro do carro);
  • Seguro do veículo;
  • Emission Test; (Fizemos o nosso na Canadian Tire | C$ 30.00 + tax)
  • Safety Test; (Fizemos o nosso em um mecânico particular credenciado | C$ 48.00 + tax) – fizemos por indicação de uma amiga em um mecânico Português, e gostamos bastante dele (é um pouco mal humorado hehehehe) mas bem honesto e tem um preço bom.

Com todos esses documentos em mãos fomos ao Service Ontário e na hora já saímos com a nossa placa na mão, o valor do registro no nosso caso que foi de 1 ano e meio foi de – C$ 230.00

Sin Number – o sin number é o documento principal para aqueles que possuem uma permissão de trabalho e pretendem trabalahar no Canadá, todo empregador precisará deste número quando for te contratar. Este documento é totalmente confidencial e somente poderá ser mostrado ao seu empregador, existem muitos casos de fraudes e portanto não dê este númeo para ninguém. É emitodo em qualquer posto do Service Canada em Ontário (clique ai no link para ver os endereços), o serviço é gratuito e você irá precisar do seu passaporte e a permissão de trabalho.

É isso gente, esses são os documentos mais básicos e necessários para quem está chegando por aqui, espero que ajude.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
16 eventos gratuitos em Toronto – Julho 2017
Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Steam Whistle Brewing Tour – conhecendo uma das cervejarias mais famosa de Toronto

2 Responses

  1. Mariana Oliveira

    Olá, Carina, td bem? Sou nova no seu blog e estou adorando as informações que estou lendo! Pretendo mudar para Toronto em dezembro, mas meu coração queria Vancouver, então ver seu blog está ajudando. Fiquei bem surpresa com essa chateação de tirar esses doc novamente.. que chatice! Ah vi seu post sobre a viagem passando por Yellowstone e fiquei com saudades. Em 2014 eu fiz uma trip de carro entre Los Angeles, Yosemite, lake Tahoe, Grand Teton e Yellowstone. É uma delícia, não é? Abraços, Mariana Oliveira.

    1. Oi Mariana, ben vinda hehehe e muito obrigada por acompanhar!!! Fico muito feliz. 🙂
      Pois é, aqui as províncias são meio que independentes para criar suas regras, então até parece que você está mudando de país novamente hehehehe…diferente do Brasil que os documentos são todos federais. Nossa o seu roteiro tbém parece incrível, eu já fui de Los Angeles até o Grand Canyon, e ainda quero muito conhecer o Yosemite…estou planejando em breve, quero fazer o Yosemite, Byce Canoyn e o Monuments Valley em Utah. Só preciso de umas férias mais longas hehehehehe…é tudo de bom mesmo!
      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: