21
Jul
2016
6

Alugando um apartamento em Toronto

Bom como vocês sabem me mudei para Toronto recentemente, depois de viver 3 anos e meio em Vancouver. E desde quando cheguei aqui, a minha saga em busca de um apartamento começou. E para ser bem sincera com vocês, eu achei que seria mais fácil, porém eu não tinha idéia do que vinha pela frente. Bom no total foi 1 mês e meio de procura e agora posso dizer que finalmente encontramos um apartamento do jeitinho que a gente queria…ufa! Estou muito feliz, mas confesso que fiquei bem desesperada por alguns dias.

Para começar, a minha vinda para Toronto foi bem corrida, eu vim em Maio e o meu marido ficou em Vancouver resolvendo todas as coisas por lá. Eu consegui um lugar temporário para ficar, graças a uma grande amiga que já morava aqui do lado leste, porém ela morava em outra cidade e não em Toronto. Para a minha sorte ela tinha amigos aqui que me acolheram. Então, morei todo esse tempo em uma região bem legal aqui Toronto, ao lado do High Park, em um bairro delicioso…e para melhorar a família me acolheu como filha, e foram fofos comigo, nos tornamos amigos!!! O Legal disso é, como eu já disse, eu estava morando em um bairro mega legal, porém o pior disso é, que a gente fica mal acostumada, e com uma expectativa mais alta.

Alugando um Apartamento em Toronto – à busca

Em Vancouver morávamos em um apartamento de 1 quarto, próximo ao Skytrain (transporte público) e por isso de muito fácil acesso a downtown. Aqui em Toronto a cidade é bem maior, porém para facilitar o meu commute (trajeto de ida e volta do trabalho) eu também queria ficar próximo ao metro. Em termos de budget meu ponto de partida foi o mesmo que a gente pagava em Vancouver, ou seja, C$ 1300 por mês, já com o estacionamento e um locker (depósito no subsolo). Toda feliz com o meu budget e achando que aqui seria muito mais barato (já que Vancouver tem a fama de ser carissíma) começei a procurar. Realmente encontrei muitos apartamentos até abaixo desse valor, o que foi me empolgando ainda mais. Agendei várias visitas já na primeira semana (tava me achando), e…de cada apartamento que eu saia eu ficava ainda mais indignada!!!!! Meu Deus, cada apartamento horrível…sujo…velho…fedido…teve alguns que eu não moraria nem de graça e outros nem se me pagassem! Juro gente, não estou exagerando!

Mantive a calma, afinal era somente a primeira semana, e eu ainda estava apenas começando. Continuei a minha busca ainda dentro desse budget, e as decepções e frustações só foram aumentando, e no final da segunda semana já estava começando a desistir. Eu queria ter tudo certo para o final do mês porque ainda iria ter que voltar para Vancouver, e voltar com a minha mudança e o meu marido.

Muito dos apartamentos que fui visitar, dizia no anúncio – Apartamento renovado – ai eu chegava lá para ver e naquele valor que eu tinha visto no anúncio, eram somente apartamentos não renovados. W quando que motrava o anúncio e a pessoas dizia…ah mais o renovado custa CAD$ 400 dolares a mai!! Nós temos disponível quer dar uma olhada? Então prestem atenção nos anúncios porque os valores estarão *from $1299 só que ai você chega lá e não tem praticamente nada nesse valor, é tudo chamariz.

Pelo que percebi a média para se alugar um apartamento descente em uma boa localização é de C$ 1500, e isso para 1 bed. Aqui tem que se tomar muito cuidado com Bed Bugs, muitos prédios principalmente os mais velhos tem ou já tiveram registro de infestação de Bedbugs, então fiquem atentos e sempre pesquisem o endereço do local que estão pretendendo alugar antes. A pesquisa pode ser feita pelo Google mesmo somente colocando o endereço do apartamento, ou pelo site: http://www.bedbugregistry.com/metro/toronto/recent/.

Falando em localização, quando menciono boa localização me refiro à um local que seja pelo menos 40 minutos de commute de downtown, e de fácil acesso ao metrô. Pelo menos foi esses dois fatores que eu considerei como boa localização. Lembrem-se Toronto é uma cidade grande e cheia com bastante transito, estacionamento em downtown é caríssimo!!! A melhor opçõe sempre será o metrô.

Cuidado com Scams

Infelizmente golpes são comuns, não é porque estamos no Canadá que isso não acontece. Eu particularmente fiquei bem esperta nesse tipo de scam,  e portanto evito anúncios que não tem foto, telefone de contato, e ou anúncios que prometem melhor localização, apartamento perfeito, tudo novo por metade do valor que normalmente custa na mesma região. É bom ficar esperto, porque normalmente a única forma de contato é por email, então você manda o e-mail e em reposta dizem que estão em algum lugar do mundo fazendo um trabalho voluntário e por isso não podem abrir o apartamento para visitação. Massss (e a mentira continua) eu tenho um parente que mora em uma cidade um pouco longe e pode entregar as chaves para você depois que você alugar. Então estou mandando o contrato de aluguel e a forma como você poderá pagar…etc…etc.. e sempre tem gente que cai. Então eu aviso gente, não assinem nada, não pagem nada sem ver, porque a pessoa pega a foto de uma apartamento que em teroria não existe forja tudo. Tem muitos anúncios assim no Craigslist e por isso eu não uso e não recomento mais.

Sites para busca

Ape1

Entrega das chaves – Foto: Outside Brazil

Depois de muito pesquisar e ver vários sites, eu percebi que sempre acabava nos memos, eu gosto de sites que tenham uma boa navegabilidade e que sejam bonitos visualmente. Sempre opto por os que dão a localização dos apês disponíveis por mapa. Outra coisa que me ajudou muito, e que acho que foi uma boa, depois de alguns dias andando por algumas regiões eu comecei meio que me familiarizar com as empresas que administram imóveis de aluguel e ter uma idéia das que preferia. Por exemplo: se eu fosse em visitasse uns 3 apartamentos de uma determinada administradora e não gostasse já nem insistia mais na mesma administradora. então segue os sites abaixo:

Administradoras:

http://www.delrentals.com/en/ – foi um apartamento dessa administradora que nós alugamos, todos os que eu visitei eram perfeitos…recomendo!

http://www.concertproperties.com/rentals – essa é a mesma empresa que alugamos o nosso apê em Vancouver, essa administradora é ótima, super recomendo, só não alugamos deles porque realmente não achamos um apê disponível dentro do que a gente estava buscando.

http://www.sterlingkaramar.com/ – esse tinha opções bem legais, e em muitos casos mesmo o prédio não sendo muito novo os apês eram renovados.

Sites:

https://www.realtor.ca/

www.padmapper.com

Vista do ape

Vista da nossa janela by Gabriel Barros

Eu sei que existem vários outros, porém esses são os que eu acabei mais usando e que mais gostei. Outra coisa que funcionou muito bem no começo, foi: como eu ainda não conhecia muito bem Toronto, eu andava bastante pela cidade, e em regiões que eu gostava eu começava a ver os anúncios. Muito ficam na frente dos prédios, principalmente os de administradores. Esses tem placas informando se tem apartamento disponível e o telefone de contato. Como muitos prédios possuem um building manager on site, foi bem fácil conseguir visitas na mesma hora. Então eu recomendo esse tipo de abordagem.

O que é exigido para alugar um apartamento aqui em Toronto:

  • no nosso caso foram exigidos os seguintes documentos:
  • Comprovante de renda – 3 últimos holerites e ou carta da empresa declarando que você é funcionário e o quanto você ganha;
  • Referência dos ou do último landlord;
  • 1 Money Order ou Certified Cheque no valor de 2 aluguéis (primeiro e último) e no nosso caso mais uma taxa de C$ 200.00 valor para cobrir a Hydro (energia) do último mês e mais as cópias das chaves;
  • Mais preenchimento de algums formulários;

Resumo da saga, já mudamos para o nosso apê, e eu estou adorando!!! Consegui tudo quase tudo o que eu queria e um preço justo, comparado a tudo que ví por ai. Meu novo apê tem uma localização boa, é de um dormitório porém tem uma den (uma espécie de cômodo um pouco menor) que usamos para escritório, o tamanho é realmente muito bom para 1 bed, tem ar condicionado (indispensável para o calor de Toronto), 1 vaga de garagem, 1 locker, é tudo novinho, tem uma vista linda, tem um rooftop maravilhoso com vista linda do skyline de Toronto e por último e não menos importante…lavadora e secadora de roupa no apê. Gente, depois de morar 3 anos e meio em Van em um apê com lavanderia comunitária…ter uma só pra mim é luxo!! hehehehe

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de conferir:



Booking.com

You may also like

1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Steam Whistle Brewing Tour – conhecendo uma das cervejarias mais famosa de Toronto
O colorido dos Grafites pelas ruas de Toronto
Toronto CityPass – conheça as melhores atrações de Toronto pagando pouco
Réveillon em Toronto – Eventos para comemorar a chegada de 2017
Toronto Sightseeing – ideal para quem tem pouco tempo em Toronto
Toronto vs. Vancouver – Let the battle begin!

12 Responses

    1. Oi Camila, eu vi algums apartamentos da Capreit e da Minto e eles pareceram ser bem organizados, os apês bem limpos. Não sei dizer no dia-a-dia mas a primeira impressão que tive foi boa sim. Da Homestead eu via alguns também mas todos os apês bem velhos eu não curti muito não e da Greenwin eu não sei dizer pq ach que não visitei nenhum deles que eu me lembre agora.

      Abs
      Carina

      1. Oi Camila,
        Comprovante de renda (3 último paystubs ou carta da empresa que você trabalha), referência do seu último landlord, um certified cheque ou money ordem no valor de 2 aluguéis (primeiro e o último) + alguma taxa que eles inclui e pode ser Hydro do último mês e no meu caso um valor para as cópias das chaves. E mais um monte de formulário que tem que preencher mais isso depende de cada administradora.
        Nossa mais isso tinha que estar no post kkkkkk irei incluir.

        Obrigada!!!

  1. Agradeço pelas dicas, Carina!
    Lá em Vancouver as recomendações são as mesmas com relação as administradoras então?
    Existe alguma localização que vc recomenda nos arredores de vancouver?
    Agradeço!

    1. Olá Diego, Vancouver é uma cidade bem menor, e portanto mais tranquilo de se procurar um lugar para morar. Sobre as administradoras lá o meu prédio era administrato pela Concert Properties, eles são ótimos. Tipo eu nunca tive uma dor de cabeça, queimava uma luz assim que eu mandava o e-mail informando eles viam trocar. Sempre resolviam tudo. Em Vancouver todos que chegam preferem morar em Downtown querem estar perto de tudo, se você não quiser ficar em dtw eu recomendo prosurar perto da Nanaimo Station, Joyce Station e da Patterson.
      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: