22
Aug
2016
4

BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Hindu Temple em Toronto

Sabe qual é a coisa que eu gosto de viver em um país multicultural? É justamente poder experimentar e conhecer um pouco de várias culturas em um único lugar. E aqui no Canadá cada povo tem a liberdade de poder mostrar e se expressar toda a sua riqueza cultural. Por isso eu amo cada vez mais esse país!! Esses dias eu descobri um templo Hindu aqui em Toronto o BAPS Shri Swaminarayan Mandir Hindu Temple que me fez simplesmente ficar alguns minutos de boca aberta, somente contemplando tanta beleza. Sério, eu estou sem palavras! Eu não sou uma pessoa muito fã da religião e cultura e ou cozinha indiana, mas eu tenho que admitir que em alguns quesitos os caras mandam muito bem.

BAPS Shri Swaminarayan Mandir Hindu Temple

 BAPS Shri Swaminarayan Mandir

BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Foto: Gabriel Barros

O templo é impressionante!!! A riqueza de detalhes é algo que chama a atenção, e se você parar para pensar que esse templo foi tradicionalmente esculpido a mão, tim tim por tim tim em mármore já é de tirar o chapéu. A construção do templo foi realizada de acordo os princípios da antiga tradição indiana dos Shilpshastras, ou seja, foi contruído artesanalmente e sem uso de maquinários e materiais ferrosos. O Mandir foi concluído em Julho de 2017 e toda a construção levou cerca de 18 meses, foram usados em sua constituição mármore carrara, calcário da Turquia e pink stone da Índia. O templo possui 5 santuários, todos ricamente ornamentados e com tronos que abrigam as divindades chamadas de Houses of Murti (sagradas divindades), e o Mandir é um centro de meditação e portanto os visitantes precisam se manter em silêncio o tempo todo. Dentro dos santuários não é permitido fotografar, e eu tentei respeitar ao máximo isso e somente tirei algumas poucas fotos do ponto mais longe possível.

 BAPS Shri Swaminarayan Mandir

BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Foto: Gabriel Barros


 BAPS Shri Swaminarayan Mandir

Lateral do BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Foto: Gabriel Barros

Hindu3

Interior do BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Foto: Outside Brazil

Hindu4

Interior do BAPS Shri Swaminarayan Mandir – Foto: Outside Brazil

Haveli Cultural Centre

Anexo ao templo principal está o centro cultural Haveli, um prédio esculpido em madeira e em estilo arquitetônico indiano, o Haveli serve como centro de eventos culturais, danças e aulas. Os pilares centrais trazem esculpidos detalhes da mitologia hindu e temas animais como pavão e elefante, sol e a lua.  O complexo todo também possui um Heritage Museum, com exibições sobre o Hinduísmo, provendo aos visitantes um melhor entendimento sobre os fundamentos da religião, mostrando todos os aspectos históricos do Hindu até os tempos atuais, e um centro poliesportivo que serve também para servir refeições vegetarianas após as cerimônias de domingo.

Hindu6

Haveli Cultural centre – Foto: Outside Brazil

Hindu5

Haveli Cultural centre – Foto: Outside Brazil


Hindu2

Haveli Cultural centre – Foto: Outside Brazil

No dia que visitamos o templo estavam acontecendo algumas cerimônias de casamento, e eu fiquei somente apreciando a riqueza de detalhes e a beleza dos trajes dos noivos e seus convidados. Eu não quis ficar fotografando, porque acho desrespeitoso com os noivos, porém eu tirei uma foto somente para poder mostrar o quão lindo é o traje para poder mostrar aqui para vocês, e mesmo porque eu jamais iria conseguir explicar tanto detalhe!!!

IMG_0917

Traje de casamento Hindu – Foto: Gabriel Barros

Existem so todo 5 templos como este fora da India, então se vocês estiverem nessas cidades abaixo não percam a oportunidade de visitar:

Informações:

  • Site: http://www.baps.org/toronto
  • Endereço: 61 Claireville Dr, Toronto, ON M9W 5Z7
  • Entrada e estacionamento gratuíto
  • Horário: 9:00 – 18:30

Como chegar de transporte público: saindo da Union Station pegar a linha 1  Yongue/University ir até a estação Wilson, descer na Wilson e no terminal de ônibus da estação pegar o ônibus número 96B Wilson sentido Humberline &Albion andar cerca de 40 minutos e descer na parada (58 paradas) 61 Clairville Drive andar cerca de 2 minutos.

O templo possui um dress code, e portanto não é permitido entrar de bermuda, e regata, saias somente na altura do joelho, todos os visitantes tem que retirar os sapatos ao entrar no templo.

Uma dica muito importante: como não pode entrar de sapatos, é necessário deixar os sapatos em uns armários logo na entrada do local. Não tem locker com chaves então eu recomendo (infelizmente) a não deixar os sapatos lá especialmente caso esses sejam caros e de marcas mais famosas!!! Já houve casos de roubos e o templo não se responsabiliza o que eu acho super errado também já que eles nos obrigam a tirar os sapatos. 

Não é permitido entrar com comida e bebida no templo.

Foto em destaque: Gabriel Barros

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! E a vantagem é que dá para parcelar e tem desconto de 15% para leitores do Outside Brazil.

2 Responses

  1. Que bonito! Também não sou muito ligada à cultura indiana (apesar de ter aprendido a gostar de alguns pratos da culinária indiana quando estive nos EUA), mas não se pode negar o quanto a arte deles é rica em detalhes e ornamentos. Bonito de ver!

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: