24
Aug
2016
8

Entendendo o sistema de imigração Canadense – NOC

No post anterior da série eu falei um pouco sobre o Express Entry e agora irei iniciar os programas que são administrados pelo Express Entry, e o primeiro deles é o Federal Skilled Worker. Porém, não tem como eu começar a falar de uma categoria de imigrante qualificado sem antes explicar sobre a NOC (National Occupation Classification). Toda categoria de imigração Skilled Worker possui uma NOC associada, ou seja, para se qualificar o candidato precisa ter uma NOC 0, A ou B dependendo do programa.

A NOC é uma tabela nacional de ocupações criada pelo ESDC (Employment and Social Development Canada) em parceria com o Statistics Canada, ela organiza cerca de 40 mil cargos de trabalho em 500 ocupações, simplificando, o Canadá possui todas as profissões tabeladas, cadastradas com a descrição e tarefas de cada cargo. As profissões e cargos da NOC são organizadas por letras e números sendo os cargos 0 os mais qualificados e D os menos qualificados. E para efeitos de imigração o CIC usa a tabela NOC como requisito para classificar quem é um imigrante qualificado ou não. Portanto, para os programas: Federal Skilled Worker, Canadian Experience Class, Federal Skilled Worker Trades e PNP – Provinciais Nominee Program irão todos usar a NOC como referência para determinar o nível de profissões que são qualificadas para cada programa.

Não é surpresa para ninguém que o Canada quer imigrantes, porém, como já dito antes o Canada quer imigrantes que tenha condições de contribuir ativamente para a economia do país, quer imigrantes qualificados. Mas o que é um profissão qualificada? O Canadá entende como profissão qualificada aquelas que precisam de algum conhecimento, formação ou escolaridade específica para que essa profissão seja desempenhada. Por exemplo: um contador precisa de uma faculdade de contabilidade para poder desempenhar a função de contador.

Entendendo a NOC

A NOC é representada por letras e números sendo as letras o nível de qualificação (Skill Level)  de cada profissão e os números o tipo de qualificação (Skill Type):

NOC_Skills Level

Skill Level – fonte:http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Tutorial.aspx#6

NOC_Skiill Type

Skills Type – fonte: http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Tutorial.aspx#6

Na figura abaixo temos representado a NOC Matrix, ou seja a matriz de cargos. Na horizontal representados pelos números de 1 até 9 temos as áreas profissionais, ex: 1 Business, Finance and Administrative occupations e na linha vertical temos começando do 0 seguidos de letras de A até D que determina o Skill Level. Sendo 0 para níveis gerenciais e acima, A para profissões que precisam de formação acadêmica, seja este: Bachelor, Mestrado ou Doutorado,  e B para cargos mais técnicos e administrativos no qual exigem uma formação em college por exemplo. A NOC Matrix é enorme na figura está somente um pedaço dela, somente para vocês saberem como ela é, se quiserem ter acesso a Matrix veja nesse link: NOC Matrix.

NOC_matrix.

Matrix – Fonte: http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Tutorial.aspx#6

A NOC é uma ferramenta muito importante aqui no Canadá, pois cada empregador tem que seguir à risca, ou seja, quando está contratando um novo funcionário ali na NOC já possui a descrição de todas as tarefas que o a pessoa terá que desempenhar no cargo para o qual está sendo contratado. Ela determina também a faixa salarial de cada cargo e tem que estar descrita na oferta de trabalho que o empregador faz para o empregado e principalmente na LMIA (Labour Market Impact Assessment).

Portanto agora quando você ver nos programas de imigração para trabalhador qualificado exigirem as NOCs 0, A ou B você já sabe o que isso significa. Então acredito que agora estamos ok para seguir ao próximo tema, o programa Federal Skilled Worker. Até o próximo episódio hehehehe

Fonte: http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Tutorial.aspx#6

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de conferir:



Booking.com

You may also like

Vancouver é a cidade mais cara do Canada, segundo recente pesquisa
Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls
Tire suas dúvidas sobre os tipos mais comuns de vistos Canadense

2 Responses

  1. Bem legal o post, Carina! Achei fantástico esse sistema do Canadá de classificação das profissões (tenho um certo TOC por organização e tabelas, hehehe).
    Perguntinha: Que critério é utilizado para definir se uma pessoa é parte de certa profissão ou não? Exemplo: Minha formação é em Moda, mas não atuo na área há anos (é skill level B, skill type 5). Trabalho como secretária numa empresa e tenho trabalhado nesta profissão por uns 3 anos, o que seria skill level B, skill type 1 (administrative assistants), porém não tenho formação formal em secretariado nem nada, só experiência. É preciso algum curso, college, formação formal enfim para ser considerada dentro da profissão, ou a experiência anterior conta?
    Ou é considerado dentro da área ao ser contratada para essa função?
    (Não sei se me expliquei).
    Obrigada!

    1. Olá Mariana,

      Para imigrar como uma profissional qualificada o que contará é a sua experiência profissional, e portanto independente da sua formação acadêmica o que vale é a profissão que vc atuou ou atua por pelo menos 1 ano. A NOC é somente para profissões, e então como secretária a sua classificação na NOC é B e o código da sua profissão poderia ser 1411 (http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Profile.aspx?val=1&val1=1411) se você trabalhasse no Canada. Mas por hora é importante saber que a sua profissão se enquadra sim na Categoria B. A sua formaçao em moda conta pontos para o EE por vc ter um bachelor degree.
      Abraços,
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: