22
Sep
2016
6

ROM – Royal Ontario Museum

Visitar o ROM (Royal Ontario Museum) é sem dúvida uma experiência incrível! Não só porque ele é um museu completo trazendo um pouco de tudo de história natural, artes e cultura mundial, O ROM é acima de tudo o maior museu do Canadá e um dos maiores da America do Norte. Ele não só impressiona por seu acervo impressionante mas também pela sua arquitetura moderna e marcante.

A faixada do ROM é uma obra de arte a parte, e somente por isso já vale a visita!!! Mas quero deixar claro que o acervo, como já citado é demais!!!!  Sem sombra de dúvidas o Royal Ontario Museum é um programa que você precisa colocar no seu roteiro, caso esteja visitando Toronto. É um marco na cidade de Toronto, e motivo de orgulho para os Torontonians. E eu não consigo parar de fotografar esse lugar, sério!!! Toda fez que passo na frente tiro no mínimo umas 5 fotos hehehehe acho ele lindo demais.


Arquitetura do ROM

Antes de falar mais sobre o ROM em si, eu quero falar da parte dele que mais me impressiona e como ela foi concebida! Ou seja, a sua bela e marcante faixada. Esse extraordinário e único mix de arquitetura e arte é chamado de Michel-Lee-Chin Crystal, recebe esse nome porque Michel Lee Chin doou 30 milhões de dólares para a sua criação e construção. Segundo o doador,  isso foi um ato de agradecimento por todas as oportunidades que o Canadá deu para ele e para a sua família. Agora me diz o que é mais impressionante, uma pessoa nos dar de presente essa linda obra de arte, através de um gesto assim ou a obra de arte em si? Indagações a parte, seria muito bom se muitos seguissem esse exemplo e com isso o mundo sera mais belo em todos os sentidos!

A estrutura é composta de 25% de vidro e 75 de alumínio e a coloração em cinza junto com os vidros é inspirada na formação rochosa de cristais. A nova faixada foi entregue em 2007 e foi alvo de muitos protestos, já que muita gente era contra a sua construção, pois achavam que ela iria descaracterizar a construção original de 1914. Mas acredito que no final todos ficaram satisfeitos com o resultado, afinal conseguiram unir novo e o velho em um contraste único e maravilhoso.

 

rom2

ROM Impressionante Arquitetura – Foto: Outside Brazil

rom3

ROM – o mix de novo e velho – Foto: Outside Brazil

ROM

ROM – Mix do novo e do velho – Foto: Outside Brazil

O ROM foi fundado em 1914 e foi construído nos moldes internacionais de grandes museus da época, e já no dia de sua inauguração ele se tornou um motivo de orgulho para a cidade. Até 1968 o ROM fazia parte da Universidade de Toronto, porém depois dessa data ele se tornou uma instituição independente da Universidade e 10 anos depois em 1978 ele passava pela sua maior renovação no qual foram gastos em torno de CAD 55 milhões, parte das renovações incluiu um novo centro de pesquisa, uma nova curadoria, compra de acervo, biblioteca e facilites. Em 1984 a rainha Elizabeth visitou o ROM para inaugurar uma exposição…chique né?!

Acervo

Ao todo o ROM possui 29 galerias e 4 salas de exposições temporárias, sendo o destaque para a exposição lindíssima do CHIHULY que vai até janeiro de 2017. Como as exibições são temporárias, é sempre bom checar o site para mais informações. http://www.rom.on.ca/en/exhibitions-galleries/exhibitions/current-exhibitions e se você estiver curioso sobre essa exposição eu escrevi um post da visita que eu fiz no Museu CHIHULY Gardens em Seattle.

Galerias: Patricia Harris Gallery of Textiles & Costume, Teck Suite of Galleries: Earth’s Treasures, Gallery of Chinese Architecture, Shreyas and Mina Ajmera Gallery of Africa, The Americas, and Asia-Pacific, Eaton Gallery of Rome, James and Louise Temerty Galleries of the Age of Dinosaurs, Galleries of Africa: Nubia, Galleries of Africa: Egypt, Patrick and Barbara Keenan Family Gallery of Hands-on Biodiversity, Matthews Family Court of Chinese Sculpture, Samuel European Galleries, Wirth Gallery of the Middle East, CIBC Discovery Gallery, Sigmund Samuel Gallery of Canada, Daphne Cockwell Gallery of Canada: First Peoples, Life in Crisis: Schad Gallery of Biodiversity, Reed Gallery of the Age of Mammals, Joey and Toby Tanenbaum Gallery of China, Sir Christopher Ondaatje South Asian Gallery, Prince Takamado Gallery of Japan, Joey and Toby Tanenbaum Gallery of Rome and the Near East, Joey and Toby Tanenbaum Gallery of Byzantium, Gallery of Korea, Gallery of Greece, Gallery of the Bronze Age Aegean, Gallery of Birds, A.G. Leventis Foundation Gallery of Ancient Cyprus, Bishop White Gallery of Chinese Temple Art, The Bat Cave.

Nossa são tantas galerias que se eu fosse ficar detalhado cada uma delas esse post seria imenso, e nem preciso dizer que: a não ser que você seja atleta maratonista, é quase impossível ver tudo no mesmo dia. Eu sou apaixonada por história antiga e medieval, então esse espaços foram o que mais eu dediquei tempo em ver. Eu nunca tinha visto uma múmia antes!!! Ah to falando dá múmia mesmo sabe, no sentido literal…tipo aquele faraó que era mumificado no Egito, e não de umas tantas múmias que a gente encontra por ai..na rua hehehehee…A minhas galerias preferidas foram a do Egito, Grécia e Roma antiga, algumas com o tema da africa e Reino Bizantino e claro Europa Medieval.

rom13

Grecia – Foto: Outside Brazil

rom7

Egito – Foto: Outside Brazil

rom9

Mumia do Antigo Egito – Foto: Outside Brazil

 

rom1-2

Samurais – Foto: Outside Brazil

rom3-2

Chinese – Foto: Outside Brazil

rom4-2

First Nation – Foto: Outside Brazil

ROM23

Europa Renascentista – Foto: Outside Brazil

 

rom11

T-Rex – Foto: Outside Brazil

Como eu j;a falei anteriormente, tem muita coisa legal para ver no ROM, e eu tenho milhares de fotos de lá, mas não dá para colocar tudo aqui!!! Então não deixe mesmo de visitar, é muito bom, eu super recomento. É sem sombra de dúvida o melhor museu que eu já visitei até agora. E sabe o que ;e o melhor?? Dá para visitar o ROM com um super desconto,  todas as sextas-feiras  até o final de Novembro das 16:30 até as 20:30 tem desconto na valor do ticket o adulto por exemplo sai de CAD 17.00 por 10.00…fala sério né gente, agora não tem mais desculpa!!!

Ah o ROM é uma das atrações do CityPass de Toronto, Economize até 43% nas 5 melhores atrações de Toronto com CityPASS – Compre Agora!, logo irei escrever mais

Compre o seu Toronto CityPass:


Informações:

Site: http://www.rom.on.ca/en#/gallery/recent

Preços:

Adult $17
Child (4 – 14) $14
Student (15 – 25) $15.50
Senior (65+) $15.50
Infant (0 – 3) Free

Endereço: 100 Queens Park, Toronto
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

2 Responses

  1. Nossa, babei! Que lindeza!
    Amo museus, principalmente quando falam de civilizações antigas. Quando morava em NY, nunca perdia a oportunidade de visitar o MET e o Museu de História Natural. O ROM parece juntar as duas coisas. Com certeza um lugar que entra para minha lista.
    Grande abraço!

    1. Eu não vejo a hora de ir para NYC e visitar esses dois museus…sou louca por museus assim!!! Mas eu confesso que o ROM já satisfez com certeza a minha vontade de conhecer um museu nesse tipo.

      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: