22
Dec
2016
2

Tire suas dúvidas sobre os tipos mais comuns de vistos Canadense

Eu sempre recebo perguntas de pessoas querendo saber mais sobre vistos para o Canadá, perguntas como: com o visto tal eu posso trabalhar? Como faço para conseguir um visto de trabalho? Vim como turista e meu visto vence em 2025 posso ficar aqui até lá? Etc…etc..etc.. Como vocês podem ver, isso é realmente um ponto de muitas dúvidas, para muita gente. O Canadá realmente tem alguns tipos de vistos diferentes e além dos vistos tem também as permits, ou seja, permissões de estudo e trabalho que dependem do tipo de visto que você possui. Então, neste post irei tentar esclarecer um pouco sobre os tipos de vistos canadenses.

Tipos de vistos Canadense:

Basicamente os vistos canadenses se dividem em duas categorias, sendo: temporary visa e permanent visa, ou seja os vistos temporários e os permanentes, este último concedido aos que conseguem o status de imigração (tenho uma série de posts sobre o sistema de imigração Canadense, clique aqui para saber mais). Neste post irei me concentrar apenas nos vistos temporários.

Dentro da categoria de residente temporário (TRV – Temporary Resident Visa) temos:

Mutiple-entry Visa – esse visto é o mais comum, é o de turismo e ele pode ser válido por:  até 10 anos;  até a data de expiração do passaporte, ou até a data que o oficial do consulado canadense quiser te dar. Mas o mais comum mesmo é ter a validade de 10 anos! Por isso sempre que for aplicar para um visto de turismo para o Canadá, vale checar a data do seu passaporte, se estiver próximo da data de expirar, antes de aplicar para o visto é melhor renovar o passaporte, assim você garante mais tempo!

Este visto permite múltiplas entradas no Canadá, ou seja, você poderá ir e vir quantas vezes quiser até a validade do seu visto, porém é importante deixar claro que: a cada entrada no país você terá uma permanência de no máximo 6 meses. Então, se o seu visto for válido por 10 anos isso quer dizer que você poderá entrar quantas vezes quiser (e o oficial da imigração deixar) durante esse período, porém a cada entrada você terá que sair no prazo de até 6 meses. Outro ponto importante a destacar é: mesmo que você tenha um visto válido para o Canadá, a decisão final de entrada no país será sempre do oficial de imigração, então durante aquela checagem no aeroporto se o oficial decidir que não vai deixar você entrar por algum motivo ele pode te mandar de volta para o Brasil.

O Governo Canadense anunciou em meados desse ano que o visto de turismo deixará de ser exigido para Brasileiros (que tenham um visto americano válido, ou que já tiveram um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos) a partir de Maio de 2017, eu já fiz um post explicando tudo sobre esse tema, clique aqui para ver o post. Porém, isso já foi anunciado outras duas vezes em 2015 e na última hora o governo Canadense voltou atrás, então até Maio do ano que vem o suspense continua, e se você tem uma viagem marcada para próximo dessa data, eu aconselharia você a aplicar para o visto mesmo assim, e não ficar contando com a isenção do visto porque esta pode não acontecer.

  • O visto permite:  entrar no país para turismo e estudo de até 24 semanas.
  • O visto não permite: trabalhar

Obs: desde 2014 o consulado canadense emite somente vistos de múltiplas entradas, o antigo Single Entry não está mais em vigor.

Study Visa – apesar de o visto de turismo permitir que você estude por um período de até 24 semanas, caso o seu programa de estudos seja superior a esse período, você terá que aplicar para um visto de estudo. A aplicação difere um pouco do visto de turismo pois exige-se um pouco mais documentos, mais comprovação de renda e realização de exames médico.

  • O visto permite: apenas estudar se for cursos de línguas;

Study Visa + Off Campus work Permit – o visto é o mesmo do citado acima, porém caso o seu programa de estudos seja full time em cursos de college, faculdade e ou vocacionais você terá direito a uma Off Campus Work Permit, ou seja, uma permissão de trabalho vinculada a sua instituição de ensino. Com a Off Campus Work Permit o aluno poderá trabalhar 20 horas por semana (somente 20 horas) durante os períodos de aulas e 40 horas por semana durante o período de férias.

Open Work Permit – essa é uma permissão de trabalho dada a acompanhantes de estudantes internacionais, ou seja, se você é o aplicante principal para um visto de estudos + Off Campus WP o seu acompanhante (Spouse/commum Law) poderá aplicar para essa modalidade de visto de trabalho. Nesse caso ele/ela poderá trabalhar full-time pelo mesmo período em que você irá estudar no país.

Work Permit – normalmente essa permissão é dada somente para profissionais que são contratados por uma empresa Canadense dentro dos padrões de uma LMIA – Labor Market Impact Assessment, ou seja, a empresa Canadense que quer contratar um profissional estrangeiro em regime temporário tem que fazer esse processo e provar para o governo canadense que não encontrou nenhum profissional canadense ou imigrante qualificado a preencher a vaga e por isso teve que buscar internacionalmente. Sendo assim esse é um processo custoso para a empresa e pode levar uns 6 meses desde a aplicação até a resposta final, e portanto não são muitas empresas que se interessam em buscar profissionais fora do país (a não ser que seja realmente muito necessário). Existem outros programas para se conseguir um WP porém para brasileiros, o caminho é basicamente este, ou o de estudo + trabalho citado acima. Muitos me perguntam se é difícil conseguir um emprego ainda estando no Brasil? No geral é difícil sim, mas não é impossível, mas pensem assim – para você conseguir que uma empresa se interesse pelo seu perfil você precisa ter um skill que não se acha por aqui, uma qualificação bem específica, por que se não, não tem porque uma empresa perder tempo e dinheiro tentando contratar alguém que ela não conhece, que possui uma cultura totalmente diferente, que não fala 100% de inglês…etc..etc…

Diferença entre visto e permissão: o visto é o carimbo que é colado em seu passaporte e a permissão é um documento à parte emitido pelo oficial da imigração no momento em que você entra no país. No momento da sua entrada a permissão será emitida pela mesma data do seu visto, porém a mesmo poderá ser estendida caso haja alguma mudança. Por exemplo: quando eu vim para o Canadá o meu visto de estudo e a minha permissão de estudos eram validas até março de 2015, porém eu acabei mudando o meu programa de estudos dentro da minha faculdade e consequentemente o meu curso terminaria em Maio de 2015. Neste caso eu pedi uma extensão da minha permissão de estudos, e não pedi um novo visto de estudos, sendo assim, o meu visto canadense ficou vencido, mas como eu tinha a minha permissão de estudos válida eu pude permanecer no país com status legal. Depois disso quando eu terminei o meu curso eu apliquei para o uma PGWP (Pós Graduated Work Permit), e novamente não apliquei para o visto. Com a minha PGWP valendo por 3 anos eu poderia ficar aqui no país legalmente sem o visto até o vencimento da mesma,  porém como eu iria visitar o Brasil eu precisei aplicar para o visto de turismo canadense, porque na volta ao Canadá eu precisaria do visto para poder entrar no país. Portanto o visto é necessário para que você entre no Canadá, mas uma vez aqui dentro caso o seu visto vença tendo uma permissão de estudo ou trabalho válida você pode permanecer legal no país. Isso não se aplica para quem veio com visto de turismo, ok?! 

Mudança de status de visto de turista para visto de estudante – você veio para o Canadá com um visto de turismo e está estudando aqui em um curso de inglês, e ai gostou do Canadá e gostaria de ficar por aqui e cursar um college ou uma faculdade. Neste caso você irá precisar mudar a categoria do seu visto, já que o visto de turismo te dá direito a estudar apenas por 24 semanas e um programa de college dura no mínimo 1 ano, então você precisará de um visto de estudos. Para fazer essa alteração, você precisa prestar atenção em alguns detalhes:

  • A sua permanência no Canadá: lembre que você entrou com visto de turismo? E lembre que eu já disse aqui que cada entrada no país você tem direito de ficar apenas 6 meses!? Então, se você já esta aqui por uns 4 meses e decide fazer a mudança do seu status, você terá que primeiro, pedir a extensão da sua permanência aqui no Canadá e depois aplicar para mudar o seu status. Então fique de olho nisso! Pois caso a sua permanência vença e a decisão do seu pedido de mudança de status ainda não tenha saído, você ficará com status ilegal;
  • A matricula no college ou faculdade é item essencial par pedir essa mudança de status, então se atente ao prazos;
  • A aplicação de mudança de status é feita via papel e normalmente tem que ser enviada para um consulado canadense fora do Canadá, ou seja, você irá ficar sem o seu passaporte por um prazo médio de 10 a 16 semanas, por isso é importante se atentar para a validade da sua permanência aqui no país;

Extensão da permanência no Canadá: pedir a extensão da sua permanência aqui no país é algo relativamente simples, poderá ser feito online no site do CIC, ou até mesmo saindo e entrando no Canadá novamente. Mas lembre-se que para ambos os casos irá passar pela análise de um oficial de imigração. No primeiro caso de aplicação online será necessário o preenchimento de formulários, comprovação de renda, passagem aérea com a data de volta ao Brasil, e uma carta explicando o porque de você querer permanecer no país por mais tempo. Atente-se para o fato de que caso a sua extensão seja aprovada você não poderá estudar por mais 6 meses a não ser que faça a mudança de status do seu visto. Na segunda opção que é sair e entrar novamente no Canadá, no momento de sua entrada você irá ser entrevistado pelo oficial de imigração na fronteira (via terra) ou no aeroporto, e você precisará convencer o oficial, caso contrário ele pode não carimbar um nova data no seu passaporte e então você terá que sair na data que estava carimbada anteriormente. Caso o oficial não veja problemas, ele irá carimbar uma nova data no seu passaporte e portanto a sua permanência será de mais 6 meses, nesse caso, você poderá estudar por mais 6 meses. Gente só lembre-se de que você não está fazendo nada de errado, porém tem que ser convincente, não adianta ir até a fronteira a pé, passar 40 minutos no EUA e voltar!! Planeje uma viagem de uns 4 dias, passeie por New York ou outra cidade que você tenha vontade de conhecer, se puder vá de avião, isso porque no geral os oficiais da fronteira por terra tem o costume de não carimbar uma nova data no passaporte, mesmo porque eles já estão bem acostumados com viagens de excursão de estudantes..etc. Não é regra, mais acontece com mais frequência.

Implied Status – sempre que você estiver aplicando para estender a sua permissão você ficará enquadrado na categoria de implied status, ou seja, caso a sua permissão de estudos e ou trabalho esteja para vencer e você  já tenha pedido a extensão, e o resultado do consulado ainda não tenha saído, você permanece com o seu status anterior até sair a decisão final. Ou seja, a sua permissão vence daqui a 1 mês e você aplicou hoje para renová-la, porém o prazo de análise é de 2 meses, quando vencer a sua permissão você estará em implied status. Mas lembre-se: você tem que aplicar para renovar ou estender antes do vencimento, nem que seja 1 dia antes!

Para mais informações sobre implied status: http://www.cic.gc.ca/english/resources/tools/temp/visa/validity/implied.asp

Acho que consegui abordar um pouco os tipos de vistos e permissões mais relevantes, e se caso ainda tenha restados dúvidas pode me mandar as suas perguntas, deixe um comentário, me mande via email ou nas redes sociais, ok?!

Mais informações sobre vistos para o Canadá: http://www.cic.gc.ca/english/resources/tools/temp/visa/what.asp

Precisando de uma consultoria de imigração especializada: contato@outsidebrazil.com

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

You may also like

Global Talent Stream – CIC lança a lista de profissões e mais detalhes sobre o novo programa
1 ano em Toronto – aprendendo a amar esta cidade
7 melhores outlets próximos de Toronto
ICEFEST – Festival de esculturas no gelo em Toronto
7 eventos gratuitos para curtir em Toronto em Fevereiro
Canadá é top 10 dos países menos corruptos do mundo
Como trabalhar legalmente no Canada
10 motivos para visitar Niagara Falls
Sobre a minha nova profissão no Canadá e as oportunidades que Toronto está me dando
Estudantes Internacionais são os Imigrantes Ideais para o Canadá

2 Responses

  1. Rodrigo Oliveira

    Show viu …. muito esclarecedor , só o final que não entendi “Mas lembre-se: você tem que aplicar para renovar ou extender antes do vencimento, nem que seja 1 dia antes! O Implied Status não é valido para casos de mudança de status de visto de turismo para estudos por exemplo.”
    Em qual caso é válido?

    1. Olá Rodrigo, para que voc6e fique em implied status você precisa ter aplicado para estender a sua permissão de estudos e/ou trabalho antes do vencimento da mesma. Nesse caso você mantém o seu status atual até sair a decisão final do oficial. Para casos de mudança de estatus de visto como por exemplo de turismo para estudos o implied status não se aplica, ou seja, mesmo que vc já tenha solicitado a sua mudaça da de visto de turismo para estudante e o processo esteja rolando se a sua permanência vencer você não estará em implied status.

      Deu para entender ?!
      Abs Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: