14
Feb
2017
6

Sobre o relacionamento de um casal de imigrantes – parceria e cumplicidade

Hoje é dia dos namorados aqui no Canadá, mas não é somente isso, no dia 14 de fevereiro é dia de celebrar o amor. E por isso hoje eu quis falar de algo diferente! Eu poderia dar dicas de lugares românticos aqui em Toronto, de lugares para casais visitarem, mas eu quis escrever sobre o relacionamento de um casal de imigrantes, quis falar sobre cumplicidade, parceria, e acima de tudo amor. Quando nós tomamos a decisão de nos mudar para o Canadá, nossa cabeça estava sempre preocupada com todo o planejamento, os preparativos, a euforia, os medos e incertezas de toda essa mudança. Em nenhum momento houve tempo para pensar em nós como casal e o que toda esse mudança iria causar em nossas vidas. A verdade é que nunca havíamos sequer cogitado o quanto a solidão iria nos afetar e quais as consequências que isso nos traria.

Quando estamos no Brasil a presença de nossa família, amigos e toda a nossa estrutura é tão natural que só percebemos isso quando saímos desse ciclo. E passado a euforia dos primeiros meses aqui, a solidão começou a nos afetar tanto e tão forte que não sabíamos como agir. E não foi só isso, a culpa por estar longe da família, as coisas ruins que acontecem por lá e que você não está presente para dar suporte. Enfim, um dia acorda e percebe que tudo isso está afetando a sua relação. E você não tem o colo da sua mãe para chorar as mágoas, aquela amiga do peito no qual você adorava desabafar, nada disso! E então vocês percebem o quanto vocês estão sozinhos nessa vida de imigrante.

Nós em Niagara Falls – Foto: Outside Brazil Blog

Imigrar é um teste de fogo para o casal, junto com todos esses sentimentos acima ainda tem as dificuldades dos primeiros meses ou anos, o aprender a viver em um pais que não é o seu, sem a sua estrutura, seu network e as suas referências. Nessa hora eu digo, se o casal não estiver muito bem conectado, o relacionamento pode acabar. Quase todos os casais que conheci aqui, passam ou passaram de alguma forma por esse mesmo desafio.

Embora tenha sido bem difícil nos primeiros meses aqui, quando menos a gente esperava, descobrimos o quanto crescemos juntos, o quanto amadurecemos e o quanto o nosso amor foi mais forte do que todas as dificuldades. E isso nos fez e esta fazendo vencer todas as adversidades de se viver sozinhos em um país distante. Embora Gabriel e eu estejamos juntos desde 2000, ou seja, quase 17 anos e nos conhecêssemos muito bem, essa mudança para o Canadá mexeu muito com a gente. No começo e tivemos que aprender juntos a ter um relacionamento diferente. Hoje somos mais cúmplices, mais parceiros e entendemos que temos um no outro a força que precisamos para seguir em frente. Entendemos que não podemos cobrar um do outro e sim fazermos juntos, que não esperamos nada um do outro mas esperamos tudo de nós. Aprendemos a ser mais amigos, mais família, a dar bronca quando é necessário, apoio e puxada de orelha quando vemos quando um de nós está desanimando. Temos os mesmo papéis dentro de casa, ele me ajuda e eu ajudo, não existe uma cobrança do tipo: você tem que limpar a casa, e sim nós temos que limpar a casa, as funções são iguais para nós dois, se não queremos fazer nada ótimo, vamos passar um tempo juntos e depois fazemos. Sem cobranças!!

Aprendemos a viver de uma forma mais leve, apesar da culpa de estar longe da família, apesar da saudade. Aprendemos a ver um no outro o força que precisamos para seguir em frente. E isso é tão necessário na vida de um casal de imigrantes! Pelo menos no nosso ponto de vista é o que tem dado certo para a gente. E hoje no dia de celebrar o amor, só tenho a agradecer de ter ao meu lado uma pessoa que me apoia em todas as minhas loucuras, que não se cansa de mim mesmo com todos os meu erros e, acima de tudo, que me ama exatamente com eu sou!!! E é tão bom saber que somos parceiros de vida e de sonhos.

Happy Valentine’s Day!

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Compre aqui o seu Toronto CityPass:

 

4 Responses

  1. Mari Spil

    Que bonitas palavras, Carina! Como toda grande mudança, a mudança de país é uma prova de fogo. Fico feliz que tenham encontrado o jeito de fazer dar certo apoiando um ao outro.
    Grande abraço!

  2. brunomberaldo

    Imigrar nos vira do avesso mesmo. Coloca a prova tudo aquilo que conhecemos (ou achamos que conhecemos). Mas os relacionamentos fortes se fortalecem ainda mais, e atingem níveis que não seriam possíveis se não mergulhássemos nessa experiência tão intensa.

    Parabéns a esse casal maravilhoso!

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: