15
Feb
2017
6

#VidaemTO – O que faço pra fugir da depressão no inverno

Dia 15 já está ai, e neste mês escolhemos falar sobre o tema depressão no inverno! Ou melhor: O que fazemos pra fugir da depressão no inverno! Como lidamos com os meses frios e cinzentos de inverno? Eu tenho que dizer que o inverno não é algo que me incomoda tanto, eu gosto bastante de frio, o que me incomoda mais são os dias cinzas. Quando estava em Vancouver eu me irritava muito com a chuva, ficar 20 dias consecutivos com o céu escuro era horrível para mim. As vezes tinha a sensação de que não tinha dia, porque amanhecia quase 9 da manhã, ai ficava chovendo e nublado o dia todo e 4:30 da tarde já estava de noite. Isso sim me incomoda bastante. Mas quando está sol, pode estar o frio que for, que o meu humor é diferente, eu fico mais animada, e quero sair para fazer alguma coisa.

Quando resolvemos mudar para Toronto, eu fiquei bem apreensiva com relação ao inverno daqui, em Vancouver nunca havia enfrentado temperaturas tão negativas como costuma ter por aqui. Porém, todo mundo sempre me dizia, que aqui era frio, mas os dias eram ensolarados. (Vamos combinar que até agora não vi muito sol por aqui também e esse meu primeiro inverno aqui não está sendo tão assim…digamos ensolarado). Em Janeiro mesmo tivemos somente 60 horas de sol aqui em Ontário. Claro isso não reflete a ideia de inverno que iria pegar por aqui. Vamos ver o próximo! Então eu confesso que ando ficando bem pra baixo esses dias!!!! Acho que sou movida a bateria solar!  Então irei contar o que eu tenho feito para fugir da depressão do inverno:

Eu viajo para um lugar mais quente: kkkk não estou dizendo para tipo passar os 4 meses de inverno em um país tropical (bem que eu queria), mas eu sempre programo alguma viagem para janeiro ou fevereiro e de preferência para um lugar mais quente, isso ajuda a dar uma quebrada nessa rotina de frio e quando eu volto já tenho mais ânimo para encarar o restante do inverno. Acabamos de Voltar de São Francisco, o ano passado ficamos 1 mês no Brazil, e o ano retrasado fomos para Los Angeles, Las Vegas e Grand Canyon. Para mim, viajar é solução para quase tudo!!! hehehehe


São Francisco Jan/2017 – Foto: Outside Brazil Blog

Já que não tem tu vai tu mesmo:  já que não dá para fujir dele os 4 meses então o jeito é curtir o máximo possível! No meu caso, até rolar na neve é divertido. Na verdade eu adoro dias com neve, acho lindo tudo branquinho e sou daquelas que ainda me encanto quando está nevando. Então sempre arrumo desculpa para juntar a turma para curtir comigo. Afinal, o inverno também é legal e pode ser mega divertido.

Adoro essa foto, o dia estava lindo e mesmo o frio não foi o suficiente para me fazer ficar em casa.

Comer comer: claro que não é todo dia, mas, tem coisa mais gostosa que comer nos dias de frio?! Sempre de final de semana tentamos testar uma receita diferente ou comer em algum lugar bem gostoso. Já que não dá para fazer muito coisa na rua o jeito é procurar lugares aconchegantes e quentinhos para ficar.

Um chocolatão desses acaba com qualquer deprê de inverno – Foto: Outside Brazil Blog

Amigos…amigos e mais amigos: nada como uma noite rodeada de amigos, boa conversa e boas risadas….isso afasta qualquer deprê! Além disso sempre que eu quero conhecer ou fazer uma atividade de inverno que chamo a turma toda para ir, e pode anotar: é sempre uma experiência incrível e inesquecível.

Tubing já é divertido por si só…imagina com a galera. Foto: Outside Brazil Blog

Blue Mountain – Foto: Outside Brazil Blog


O inverno sempre costuma ser uma estação bem complicado por aqui, a gente sempre houve muitos relatos de suicídio, e muitos alertas para tomarmos vitamina D. Devido a pouca exposição a luz solar, o organismo não produz vitamina D e muitas pessoas tem tendência a ficarem com depressão. Eu confesso que não tomo como deveria, mas também não me sinto triste ou depressiva com relação ao inverno, e apesar de não gostar nada de dias cinzentos eu acabo sempre aproveitando esses momentos para colocar as coisas em ordem. Já que quando faz sol eu não paro quieta! Outra coisa é: eu encaro o inverno como um momento mais de reflexão, de arrumação e me sinto muito mais produtiva durante os períodos de frio. Claro que também tem finais de semana que não tiro nem o pijama e aproveito para tirar o atraso das séries e filmes que estão a minha lista.

Mas cada um reage diferente, então é sempre preciso ficar atendo, e caso conheça alguém que você viu que mudou completamente no inverno, e que está sempre triste é legal tentar dar um apoio para essa pessoa. E se você perceber que mesmo assim não consegue ajudar essa pessoa, seja um amigo próximo, ou colega de trabalho existem grupos especializados em prevenção de suicídio, dê uma olhada nesse site para saber aonde achar esses grupos: http://www.suicide.org/hotlines/international/canada-suicide-hotlines.html.

 Agora corre lá para ver o que as outras blogueiras do #VidaemTO escreveram sobre esse tema:
vida-em-to-painel

Gabriela Ghisi | Gaby no Canada

Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte

Mariana Cimini | Blog Virei Canadense

Mirella Matthiesen | Blog Mikix

 

 

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Adquira já o seu Toronto CityPass:


3 Responses

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: