6
Mar
2017
6

A importância das amizades na vida de um imigrante

Hoje me peguei pensando sobre a minha mudança para Toronto, e toda esse emaranhados de sentimentos que essa mudança me trouxe.  Eu ainda sinto muitas saudades de Vancouver, e sempre que vejo as fotos de lá me vem um monte de questionamentos sobre se fizemos ou não as escolhas certas? O fato é que eu amo Vancouver, porém eu me sinto mais “em casa” aqui em Toronto, louco isso não é?! Não sei o que se passa dentro de mim, por mais que eu sinta saudades de Vancouver, voltar para lá é algo que até passa pela minha cabeça, na aposentadoria…hehehe. Em Toronto me sinto mais viva, com mais energia, acho a cidade muito mais amigável e acolhedora do que Vancouver…pronto falei! Mas, mais do que isso hoje fiquei refletindo sobre a importância das amizades na vida de um imigrante!!! Ok as amizades são importante na vida de qualquer pessoa, seja imigrante ou não, mas para quem deixou o lar para trás e para mim que fiz a minha segunda grande mudança isso tem o um peso ainda maior. No Brasil, os nossos amigos em grande maioria vem de longo prazo, e muitos estão em nossas vidas por vínculos que foram construídos ao logo da vida. Mas chega aqui, aonde estão esses vínculos, essas referências…então encontrar novos amigos dos quais tenhamos empatia se torna uma tarefa árdua.

Hoje grande parte desse sentimento de pertencer à um lugar, tem a ver com o ciclo de amigos que estamos conquistando aqui, e depois de ler essa matéria sobre um estudo de Harvard sobre felicidade, isso faz mais sentido. O que faz as pessoas felizes são os relacionamentos. E os relacionamentos de amizade dão ainda mais sentido à vida de um imigrante. Afinal, estamos longe de todos os que amamos, e reconstruir novos laços é uma tarefa extremamente difícil. Não que em Vancouver eu não tivesse amigos, mas acho que devido ao momento que estava passando, talvez eu não tenha conseguido me dedicar inteiramente à fortalecer esses relacionamentos. Muitas pessoas especiais ficaram no meu coração e sinto muita saudades também. Vancouver foi um período de adaptação e Toronto está sendo um período de estabilização. É assim que vejo, e durante o período de adaptação a minha cabeça estava muito mais preocupada com milhares de outras coisas e agora estou mais tranquila para cultivar melhor meus relacionamentos. Eu me sinto muito mais em casa agora! Já vejo o Canadá como um lar e esse processo todo para mim levou em média 4 anos. Então,  mudar para Toronto está me ajudando muito a fortalecer esse sentimento de pertencer e os nossos novos amigos tem sido o fator mais importante nesse novo ciclo. Vancouver foi sim muito especial para os nossos primeiros anos aqui, e eu me sinto muito feliz de ter vivido em um lugar tão maravilhoso, de ter conhecido pessoas muito especiais e que ficarão para sempre nas minhas melhores lembranças! Porém, também sou grata por muitas coisas novas que estou apreendendo e principalmente conquistando nessa nova fase. Quando a gente muda para um novo lugar, sempre vem aquele medo de não conseguir ter amigos, de ficar sozinho em um lugar novo e desconhecido. Mas, agora estou muito grata e feliz por termos uma nova família pra chamar de nossa!!! Esses queridos amigos estão fazendo toda a diferença em nossa vida, pessoas com quem podemos contar, e que sabemos que irão segurar a nossa barra os momentos difíceis, e ter a cia agradável nos momentos felizes…

Esse post será curtinho, somente para dizer o quanto me sinto abençoada por ter pessoas super especiais na minha vida, por ter uma nova família e para enfatizar o quanto esses relacionamentos são importante na vida de um imigrante. E o mais irônico de tudo isso é que grande parte desse novo ciclo de amizades veio também de Vancouver, e lá nós nunca havíamos no encontrado…hehehe Engraçado como a vida coloca as pessoas em nosso caminho no momento certo. Deixei para traz muitas pessoas especiais em Vancouver e no Brasil, amigos dos quais sinto muitas saudades, mas a vida é assim mesmo não é?! E o que é verdadeiro sempre carregamos junto com a gente, dentro do coração e nas melhores lembranças.

Obrigada pessoal por serem tão especiais!!!

Foto: Outside Brazil Blog

Foto: Bruno Maluf

#semprejuntos

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! E a vantagem é que dá para parcelar e tem desconto de 15% para leitores do Outside Brazil.

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: