23
Mar
2017
8

Estudar no Canadá: College público vs. College Privado

A escolha de um college no Canadá é sempre uma decisão difícil, ainda mais tendo que equilibrar qualidade e preço. Mas você sabe a diferença entre um college público e um college privado? Este poste tem o objetivo de fazer você entender quais as diferenças entre colleges, qual deles podem te dar mais chances em um processo de imigração no futuro, e por fim, qual escolhe irá te ajudar mais em termo de encarreiramento.

College Público no Canadá

A definição “público” para colleges e faculdades aqui no Canadá não quer dizer que eles sejam gratuitos, e sim, que essas instituições recebem fundos do governo, e para serem elegíveis e receberem investimentos elas precisam seguir normas e procedimentos rígidos, e claro, atenderem níveis elevados de qualidade de ensino. Então, todo futuro candidato há um determinado college tem que ter em mente que, terá que pagar pela sua tuition (valor do college). Existe uma diferença de preços para estudante doméstico e internacional. No geral um estudante internacional paga em média 3 vezes mais que um estudante doméstico. E antes que você se revolte por pagar mais, pense em um detalhe: um cidadão canadense paga impostos aqui no país, e um estudante internacional não, então não seria um sistema justo se um estudante internacional pagasse a mesma coisa que um estudante local, não é mesmo?! Vamos levar esse exemplo para o Brasil: um canadense consegue entrar na USP, além de ele estar “ocupando” a vaga de um brasileiro ele ainda terá o direito de estudar de graça, sendo que o brasileiro pagou impostos a vida toda no Brasil. Ok, mas no Brasil o ensino público é de graça… mas, pensem em duas coisas: nossas universidades estão sucateadas, e certamente não estão entre as melhores do mundo. Então, quem somos nós para criticar o sistema daqui, certo!!

Pontos positivos:

  • Tem que seguir regras rígidas estipuladas pelo governo e atingir altos níveis de qualidade de ensino;
  • São mais renomados e reconhecidos no mercado de trabalho;
  • Possuem ótima infraestrutura (salas de aulas, computadores, bibliotecas, laboratórios..etc.
  • No geral possuem um ótimo sistema de auxílio ao estudante: placement, orientação profissional, jobfairs etc.

Uma grande vantagem que eu vejo por aqui é que: a maioria das instituições públicas, possuem uma administração privada, ou seja, um college é público porque recebe investimentos públicos, porém, toda a sua administração é privada. Sendo assim, os serviços prestados à população são mais eficientes, pois estas instituições precisam prestar contas. Funcionários públicos são geridos pelas mesmas regras de funcionários do setor privado, sendo então, contratados da mesma forma, sem concursos e a única coisa que garante a sua estabilidade no trabalho é: ser um bom profissional e trabalhar bem!

Toda a estrutura de um college é mantido pelo faturamento (tuition) + investimento público, então, por esse motivo a infraestrutura dos colleges são no geral muito boas, e também, podemos dizer o mesmo de funcionários e corpo docente.

O valor pago em um college público é em média de Cad$ 15.000 – Cad$ 20.000 por ano (tarifa de estudante internacional), claro que os valores dependem do programa de estudos.

*Outra grande vantagem de cursar um college público: caso você tenha filhos em idade escolar e eles irão vir com você para o Canadá durante o seu período de estudos, eles terão direito de estudar no sistema público totalmente de graça. Assim como seu acompanhante (marido ou esposa) terá direito à um visto de trabalho (Open Work Permit), e depois que este conseguir um emprego vocês (toda a família) terão direito ao sistema público de saúde. Que aqui em Ontario é gratuito. 



Lista de colleges públicos em Ontário:

Fonte: http://www.ontariocolleges.ca/home

Vantagens de um college público para fins de imigração:

Os programas dos colleges públicos conferem degree, ou seja, colação de grau, o que equivale a um programa de bacharel por exemplo. Portanto, se formando em um college desde que não seja programa: diploma or certificate, você terá concluído um grau, ou seja, o terceiro grau, equivalente. Isso é fator primordial para garantir o PGWP após formado e contar pontos para o processo de imigração Express Entry.

Vantagens:

  • PGWP
  • Visto de trabalho parti-time durante o período de estudos;
  • Pontos extras no Express Entry;
  • Programas de imigração por província (PNPs), designados somente para estudantes internacionais;

College Privado

Os colleges privados são instituições que não recebem nenhum tipo de investimento público e portanto não possuem o mesmo padrão de exigência que os colleges públicos. Embora passem por fiscalização do governo para poderem atuar, já que educação é uma área regulamentada aqui no Canadá, essa fiscalização não reflete muito na qualidade de ensino. Os colleges provados são em geral menores que os colleges públicos e oferecem também um infraestrutura não tão completa. Muitos não possuem biblioteca, por exemplo. Outra grande diferença é: os colleges privados não oferecem programas que conferem degree (colação de grau), eles são limitados a cursos vocacionais e oferecem apenas programas: diploma e certificate. A vantagem do college privado é claramente o preço o valor é em média de Cad$ 7.000 a Cad$ 10.000 por ano dependendo do programa de estudos. Para ver a lista completa de colleges privados clique aqui. Uma desvantagem é que os as instituições privadas não são elegíveis ao PGWP, já que elas não conferem degree, e portanto, não é possível obter uma permissão de trabalho após se formar no seu curso, pelo menos não por esse meio.

Obs: na regra geral (http://www.cic.gc.ca/english/study/work-postgrad.asp) os colleges privados não são elegíveis ao PGWP (Pós Graduation Work Permit), embora já tenha visto alguns casos de alunos que conseguiram em determinadas circunstâncias, não é garantido.

Qual escolher:

Escolha um college público se você: quer prolongar a sua estadia no Canadá e tem sérias pretensões de imigrar no futuro. Os colleges públicos são elegíveis ao PGWP, ou seja, depois de formado você poderá ficar no Canadá com uma permissão de trabalho full-time pelo mesmo período de estudos (limitado há 3 anos). Ter se formado em um College público garante pontos para o EE e também pode te tornar elegível à um programa provincial.

Escolha um college privado se você: quer passar somente uma temporada fora do Brasil, para aprimorar seus conhecimentos e ter uma experiência internacional, mas, pretende voltar para o Brasil. Pois, o seu visto estudos irá vencer junto com o término de seus estudos e você poderá não ser elegível à prolongar a sua estadia através do seu college. Programas de estudos em college podem não contar pontos para o processo de imigração, ou se contar não será muito relevante.

É isso pessoal, espero que você tenha gostado deste post e que ele ajude você na sua escolha por um college aqui no Canadá, e se você gostou compartilhe!!! Deixe também o seu comentário e ou dúvidas.

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

18 Responses

  1. Mariana

    Oi Carina Barros, tudo bem?? Tenho um monte de dúvida, você tem facebook?? Gostaria de trocar idéia, muito obrigada pela publicação, ajudou bastante.

    Obrigada
    Mariana

  2. Flavia

    Otimo post! Mas fiquei com uma dúvida…. certificate e diploma em Public College não dão a possibilidade de um PGWP?

    1. Olá Flávia, em college público sim, não tem problema, o testo está falando que alguns cursos CO-OP podem não dar direito ao PGWP, mas muitos colleges público tem no formato que inclui o CO-OP, precisa somente ficar atenta aos detalhes, precisa ser de mais de 8 meses, e full time.

      Abs
      Carina

  3. luciane

    Oi boa tarde , pretendo ir com meu marido ele tem inglês avançado eu ainda estou no basico, então a ideia é ele ir com estudar ai e eu ir para trabalhar e melhorar o meu inglês, as faculdades publicas aceitam curso tecnologo? porque meu marido é formado tecnologo em design gráfico , ele tem mais de 20 anos de experiencia e queria fazer uma pos ou mestrado ai , para pós ou mestrado o preço é igual? e eu pretendia fazer depois uma faculdade na area de cozinha , pois tenho curso tecnico de cozinha aqui no brasil , eu tenho 40 anos e meu marido tem 50 anos , nós temos visto americano pois minha irmã mora nos EUA e costumo visitar ela e vamos começar o processo para ir para o canadá, to pesquisando escola e provincia primeiro

    1. Olá Luciane,

      Acredito que nesse caso vocês irão precisar fazer a equiparação do diploma de tecnólogo do seu marido, para ter mais certeza se as faculdade aqui irão aceitar para um curso de pós-graduação. No Brasil tem uma agência internacional credenciada pelo governo canadense que faz este trabalho de equiparação. Este é o link: https://www.wes.org/ca/

      Com relação ao preço, o mestrado costuma ser mais caro que a pós-graduação, porém o preço varia muito de escola para escola. Eu sei que uma pos-graduação em um college ficará em torno de Cad$ 16-20 mil por ano. Mas não estou muito a par dos valores. Tenho parcerias com algumas empresas que poderiam te orientar melhor com relação a escolha de um programa de estudos, caso tenha interesse me avise.

      Com relação ao visto americano isso facilita caso vcs venham para o Canadá como turistas, neste caso não precisará de visto, e sim de uma autorização eletrônica que é feira online. Porém para qualquer outra finalidade (estudo, trabalho) é necessário aplicar para o visto.

      Abs,
      Carina

  4. Lilian

    Estou pesquisando college, vc mencionou o George Brown ,ele seria publico ou privado? Porquê eles tem o curso que me enteressa, como tenho esposo e filha e futuramente quero aplicar pra ficar ,tenho que ir no público certo? Quanto ao teste de toelf vc tem ideia se aceitam o PBT?

    1. Oi Lilian, o George Brown é um college público sim!!

      E a melhor opção para quem deseja tentar imigrar no futuro é sim cursar um college público. E quanto ao Toelf eu realmente não sei qual é o formato que eles aceitam, cada college tem os seu critérios, porém acredito que no próprio site deles deva ter essa informação na parte de admissions – international students.

      Abs
      Carina

  5. Oi Carina, Bom dia !

    Eu e meu marido estamos planejando ir para Toronto. No caso eu iria como estudante em um college público e ele iria como meu acompanhante para trabalhar. Porém ainda tenho algumas dúvidas, principalmente referente a qual college me candidatar e sobre a prova de proficiência. No caso atualmente eu tenho o nível básico de inglês, porém como pretendemos ir daqui um ano/ um ano e meio pretendo nesse tempo me dedicar a aulas de inglês e estudar muito o inglês. Você acredita ser possível realizar a prova dessa forma? E quanto ao College público, você saberia indicar algum que seja bem reconhecido e o valor não seja tão alto? Atualmente estamos trabalhando com o valor aproximado de £ 15.000 o ano.

    Gosto muito da sua pagina.

    Obrigada!!

    1. Olá Nathalia, bom dia!!

      O nível de inglês exigido é de acordo com cada College, normalmente os públicos exigem uma nota entre 6 e 6.5 no IELTS Academic, esse nível seria um upper intermediate quase avançado. Os colleges públicos de Toronto normalmente estão na faixa de Cad$16 mil por ano, porém isso depende do curso. Alguns na área de saúde por exemplo podem chegar a 20 mil ano. O mais famosso aqui de Toronto são: Seneca, Centenial, George Brown e Humber, porém no post eu passei uma lista dos colleges públicos e você poderá olhar se eles possuem o curso que vc quer fazer e ver as exigências (Admission) para cada um deles, assim como o preço (ver para estudante internacional). Caso queira posso te indicar uma Consultoria educacional para te orientar nesse processo.

      Abs
      Carina

  6. Miguel

    Excelente post, Carina. Parabéns.
    Pretendemos tentar migrar para Canada daqui a um ano. Meu inglês é básico (tentando ir para intermediário…) e da minha esposa é avançado. Será difícil eu conseguir passar na prova o IELTS ao contrário da minha esposa.
    O plano seria então ela conseguir o visto para estudar em um college público, e eu ir como acompanhante e estudar inglês lá, fazendo uma imersão e assim conseguir a fluência mínima para conseguir passar em algum teste e arrumar um emprego na área (que é de TI).
    Temos duas filhas (13 e 9 anos) que ano que vem poderiam estudar lá devido ao visto da minha esposa.

    Você acha que esse plano é viável? Conhece alguém que tenha feito isso?

    1. Olá Miguel, acredito que sim é uma boa estratégia, como vc virá acompanhando a sua esposa que estará estudando, vc poderá estudar inglês por no máximo 24 semanas (6 meses), acredito que será um tempo bom para você dar uma boa avançado no seu inglês, e assim conseguir um emprego já que o mercado para TI é super bom por aqui. Para que suas filhas tenham acesso a escola aqui no Canadá (de graça) vcs precisam optar pelo college público.

      Praticamente todos os que eu conheço aqui vieram dessa forma, inclusive eu!!

      Abs
      Carina

      1. Miguel

        Que ótima noticia.

        Mas tem um ponto que estamos inseguros.
        Sei que a perdemos pontos conforme a idade na classificação para obter o visto permanente. Nós temos 43 e 47 anos e ambos com muita experiência em TI aqui no Brasil.
        Essa idade pode inviabilizar o processo?

        A oferta de empregos pode ser menor bem para quem tem essa idade (como ocorre aqui no Brasil para quem nessa idade estiver procurando um emprego) ou o mercado canadense de empregos não discrimina a idade e leva em conta a senioridade do profissional?

        Eu vi em um dos seus posts (excelente como sempre) que temos que estar preparado para o downgrade de carreira, o que não seria um problema para mim. Eu já fui um programador e também DBA senior (profissional de banco de dados) mas nos últimos 7 anos eu ocupei o cargo de head do depto de TI (ainda sei programar e trabalhar na parte técnica pois sempre fui hand-on).
        O mercado canadense pode ver o fato de alguém ter sido gerente de TI por anos e estiver fazendo downgrade como um problema e rejeitar as ofertas de jobs ?

        E a última pergunta…
        As minhas filhas para ingressar na escola canadense tem que fazer a prova de fluência do inglês e passar nesse teste? A filha maior tem um inglês intermediário e a menor está bem básico.
        Ou as escolas aceitam os alunos e existe a opção de reforço de inglês em paralelo?

        Novamente, parabéns. Li seus posts e realmente são bem detalhados, claros e objetivos.

        Obrigado

        Miguel

      2. Olá Miguel, me desculpe a demora em responder!

        A idade é um fator que pesa bastante para imigrar, porém não é um ponto que irá inviabilizar o processo, mesmo porque tem vário caminhos que poderíamos percorrer, como por exemplo um processo provincial (PNP).
        Eu não acho que a idade atrapalhe na busca de emprego, acredito que um bom inglês e muita experiência conte mais do que a idade na busca por um trabalho. Aqui as empresas são bem abertas a profissionais de qualquer idade o que eles procuram são bons profissionais e ponto. A questão do downgrade é algo a se pensar e muito, ainda mais para quem já teve cargos de liderança, eu já vi profissionais que eram diretores financeiros no Brasil e conseguira se realocar no mercado como caixa de banco (claro que foram subindo com o tempo), mas talvez seja necessário descer mais níveis do que o esperado.
        As escolas canadenses estão preparadas sim para receber alunos imigrantes, mesmo pq todos os anos tem gente chegando de vários lugares do mundo, acredito sim que elas terão que passar por algum tipo de teste, mas isso irá depender dá serie e algumas escolas tem sim tutores para ajudar no inglês.

        Muito obrigada pelo seu feedback!!

        Abs
        Carina

  7. Mari Spil

    Mais uma vez, um post informativo ótimo, que vou guardar para a vida!
    Estava justamente conversando sobre este assunto com o meu irmão hoje, com várias dúvidas que foram esclarecidas no seu post!
    Obrigada!
    Grande abraço

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: