9
Jun
2017
3

Dicas de como acampar nos parques nacionais do Canadá

Se você gosta de acampar assim como eu, então este post é pra você!!! Nós sempre procuramos acampar pelo menos 1 ou duas vezes por ano, se hospedar em meio à natureza. Já acampamos por 7 dias em Rocky Mountains nos parques nacionais de Banff e Jasper, em Alberta. 3 dias em Sunshine Coast, em BC e a nossa última experiência foi no parque nacional de Bruce Peninsula aqui em Ontario. Então este post é para dar algumas dicas sobre como reservar o seu spot nos grandes parques nacionais do Canadá, dicas do que você precisa para acampar por aqui e também contar um pouco desta experiência incrível e que os canadenses amam. E outra dica: não sabe aonde encontrar canadenses….eles estão acampando no verão ou em cottages/cabins, porque hotéis é para turista…sabe como é!? hehehe

Como reservar o seu spot nos grandes parques nacionais do Canada

Como é sabido por muita gente, 2017 é o ano de comemoração dos 150 anos do Canadá e por isso todos os parques nacionais estão com entrada gratuita. Sendo assim mais uma chance de economizar!!! Neste link eu falo como adquirir o seu passe free para os 48 parques nacionais e também tem o link para todos eles. Agora, como reservar o seu campground? A reserva é feita pelo site do governo federal e você irá precisar ter uma conta no MYCIC, aquele mesmo que você usa para pedir o seu visto de estudos e ou extensão de permits e tudo mais. Então se você já tem o seu cadastro, pode utilizar a mesma conta e não precisará criar uma nova.

Passo 1: Entre no site: https://www.pc.gc.ca/en/voyage-travel/reserve

Passo 2: Clique em Reserve Online

Passo 3: Você será direcionado para o site do governo e precisará selecionar a opção de idioma de sua preferência Inglês e ou Francês.

Passo 4: Depois de selecionar o idioma, você será direcionado para a página aonde poderá selecionar o park de sua preferência. Você poderá visualizar as localizações do camping em forms de: mapa e lista. As demais opções como equipamento (barraca/RV), party size (número de pessoas que irão acampar com você), datas e suas preferências como: energia elétrica, se é acessível estarão disponíveis no menu ao lado direito a tela. Lembrando que as opções que irão aparecer serão de acordo com a suas preferências e portanto se no Parque nacional de Banff, por exemplo, não tiver nenhum campground com energia elétrica e você quiser acampar lá, essa opção não aparecerá na sua seleção.

Passo 5: clicando na opção – find sites – irá aparecer o mapa ou lista com as opções de campground disponíveis, ai depois disso é tudo muito intuitivo e fácil de navegar, todas as instruções estarão na tela e é somente você ir selecionando o camping e o spot desejado. Terminando a seleção clique no botão reserve.

Passo 6: depois que você clicou para reservar – você será direcionado à página de reserva aonde você poderá fazer o seu login pelo MYCIC ou através de uma parceiro, por exemplo, se você tiver conta no BMO, RBC ou outro dos parceiros que aparecem na lista, você também poderá selecionar.

Passo 7: fazer o login de acordo com a opção que você selecionou, caso ainda não possua a conta no MYCIC será possível criar uma nova. Só quero enfatizar um detalhe, que a reserva somente poderá ser feita por residentes no Canada.

Passo 8: Pagou e finalizou, você recederá um email com as instruções da sua reserva. E pronto!!! Tá feito, agora é só esperar o dia e curtir.

Normalmente é muito mais barato acampar, os valores são na média de CAD$30 a diária e os spots tem lugar para até 6 pessoas (este número pode variar de camping para camping), ou seja, sai CAD$ 10 dólares por casal. Alguns valores são adicionados durante a reserva, inclui uma taxa de conveniência por efetuar a reserva online, e no dia do Check-in você opta por comprar a madeira pra a fogueira, no último que fomos o valor era de CAD$ 6,80 o saco e no total para 3 dias usamos 5 sacos. Porém, quando acampamos em Rocky Mountains, pagamos um valor único para usar madeira à vontade durante todos os dias do camping.

Bruce Peninsula National Park – Foto: Gabriel Barros

Equipamento

O gasto inicial para o primeiro camping é o mais salgado, mesmo assim, acaba compensando bem se comparado à diária em um hotel bem na alta temporada. Porém digo que são coisas totalmente diferentes e experiências totalmente diferentes também. O nosso primeiro investimento foi em torno de Cad$ 170 (o que não é caro). O que você irá precisar ter para acampar:

  • Barraca (a nossa é uma para 5 lugares, o que cabe perfeitamente um colchão de ar tamanho queen e ainda acomodam nossas malas em um canto.
  • Lona – essencial, principalmente em caso de chuva;
  • Cordas (normal ou aquelas cordas elásticas com ganchinho na ponta);
  • Algo para acender a fogueira (fósforos e álcool);
  • Coisas descartáveis (copos, pratos e talheres);
  • Cadeiras de camping;
  • Toalha de mesa (descartável tem na Dollarama aquelas de picnic super baratinha);
  • Tesoura e faca grande;
  • cobertores e roupas de frio (mesmo no verão); (já pegamos um frio de -3 em pleno verão nas rochosas, não se engane, você está no Canadá); Muita gente opta por saco de dormir, porém o valor pode ser bem salgado dependendo do modelo.
  • Marshmallows;

Banff National Park – Foto: Gabriel Barros

A minha ideia de camping é, passear o dia todo e ir para o camping somente no final da tarde, e portanto fazemos somente 2 refeições, sendo essas café da manhã e jantar. Para o jantar sempre levamos cachorro quente e/ou hamburger, é muito mais prático e rápido, e melhor do que horas cozinhado, e também claro não ter que levar mais peso como utensílios domésticos, fogareiro…etc…etc. Os spots do camping nos parques nacionais vem com mesa de picnic e fogueira com grelha, então você não irá precisar se preocupar em ter que levar, churrasqueira e mesas.

Jasper Nacional Park – Foto: Gabriel Barros

Dormindo com as estrelas – Jasper National Park – Foto: Gabriel Barros

Camping + Aurora Boreal -Jasper National Park – Foto: Gabriel Barros

Vida Selvagem

Ursos e outros animais que podem te matar (hehehe) é motivo para deixar muita gente de cabelo em pé quando se pensa em acampar por aqui. Porém, existem várias coisas que podem ser feitas para diminuir o risco de ter uma visita inesperada no seu spot. Nos parques que acampamos durante o check-in são passadas várias instruções e procedimentos que precisamos seguir durante a nossa estadia, porém a principal delas é não deixar comida “fácil” quando estamos fora do camping ou durante a noite. Então toda a comida precisa ser armazenada em cooler e guardada no porta-malas do carro. Quando nos hospedamos no Jasper Nacional Park, existiam lockers para armazenar os cooler e também garita de vigia. Na nossa última experiência em Bruce Peninsula, os rangers fazem ronda o tempo todo e recolhem os coolers que as pessoas esqueceram par fora durante a ausência e ou durante a noite. Já com relação a insetos é sempre bom ter um bom repelente e sempre deixar a barraca fechada, para não ter visitinhas inesperadas durante a noite.

Acampar é uma das paixões nacionais aqui no Canadá, e com certeza nos campings localizados nos parques nacionais é aonde você irá encontrar o maior número de canadenses por metro quadrado. A vantagem de se acampar em um parque nacional é que você estará em pleno contato com a natureza, os spots são privados, ou seja, tudo muito cercado de árvores e dificilmente você vê o pessoal do spot ao lado. Banheiro é algo que preocupa um pouco, porém nos que fomos achamos ok! Mas você tem que ter em mente que não é um hotel!

Normalmente as reservas para os campgrounds começam no mês de março, e é super concorrido, para se ter uma ideia os feriados prolongados já estão lotados (nos que eu pesquisei) e portanto, na maioria dos parques fazer a reserva é uma tarefa árdua, então é bom s planejar com certa antecedência. Mas acredito que para final de semana e semana ainda não estejam tão concorridos assim. Mas a minha dica é, não deixe para última hora, reserve o quanto antes.

Veja também:

Um paraíso em Ontario chamado Bruce Peninsula

48 Parques Nacionais no Canada para você visitar de graça em 2017

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

 

2 Responses

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: