26
Jul
2017
3

O Canada quer você!

Me desculpe, eu não resisti ao slogan! E ai você entrou aqui achando que seria mais um daqueles posts “sensacionalistas” sobre como o Canadá quer brasileiros ou achando que seria mais uma daquelas inúmeras matérias falando que é super fácil imigrar para o Canadá. Mas o fato é que, este post tem muito mais a ver com números e dados do que promessas mirabolantes que rolam pela internet. O Canadá não quer você, o Canadá não quer exclusivamente brasileiros, mesmo porque aqui não se fala nem português. Porém, uma coisa eu digo, os números não mentem, e que o Canadá está mais aberto do que nunca, estão aí os dados que não me deixam mentir. 2017 tem sido o ANO para quem deseja imigrar para o Canadá, se esta tendência irá continuar em 2018, não dá para saber ao certo, o fato é que o governo liberal é pró imigração e no último evento que participei com o Ministro de Imigração do Canadá aqui em Toronto ele confirmou que o Canadá irá sim trazer muitos mais imigrantes, e o foco será na categoria Economic Class que envolve os programas dentro do Express Entry, Provinciais e Investidor.

Mais tá, como eu sei que você está me falando a verdade? Eu provo com números, gráficos e estatísticas. O último relatório do Express Entry acabou de sair do forno e ele está repleto de boas notícias para quem aspira vir para o Canadá. O fato é que 2017 tem batido todos os recordes de imigração nos últimos anos, e este traz um comparativo dos últimos 3 anos, desde quando o modelo atual de imigração entrou em vigor. O total do ano até agora representa cerca de 27 mil ITAs emitidos sendo praticamente o dobro se comparado com o último trimestre de 2016.

Fonte: CiC News

Olhando a pontuação média dos praticamente (rodadas de sorteios), 2017 também apresentou as pontuações de corte mais baixas da história de todo o Express Entry, com baixas de 413 pontos e 199 para uma rodada especial do programa Federal Skilled Worker Trades.

Draws do EE em 2017 – Fonte: CIC News

 

Desde 2016 o Governo vem implementando medidas para que os candidatos consigam mais pontos no EE, ou seja, novos fatores de pontos adicionais foram introduzidos ( as mais recentes foram introduzidas em junho deste ano) como por exemplo: pontos para quem possui irmãos que já são cidadãos ou residentes permanentes aqui no Canadá e também pontos extras para quem fala Francês além do Inglês e vice-versa. Com esses novos fatores, o alcance das possíveis formas de aumentar a pontuação foi expandido, pois foram somadas as mudanças do início do ano aonde estudantes internacionais que se formam aqui no Canadá também ganham pontos bônus. O fator único mais valioso no âmbito do CRS (bônus Ranking System) é uma nomeação provincial, que vale 600 pontos; Portanto, um candidato com um escore CRS de 200 seria um candidato com uma pontuação de 800 assim que ele obtiver uma nomeação provincial. Com esta indicação, um candidato receberá um ITA em um sorteio subseqüente do pool. A maioria das províncias canadenses dedica uma parte de seus programas provinciais(PNPs)  para candidatos no grupo Express Entry. À medida que avançamos em 2017, as províncias estão apresentando novas estratégias pioneiras para receber os recém-chegados do grupo Express Entry. Como é o exemplo Ontário dentre os seus programas tem um específico para selecionar seus candidatos através do selecionar do EE, sendo que se o mesmo possuir 400 pontos e demonstrar interesse pela província durante o cadastramento do perfil no EE este receberá um convite para aplicar pelo OINP através do Ontario Express Entry: demonstrar Capital Priorities Stream.



Podemos notar que a pontuação mais baixa deste ano aconteceu em 31 de maio com uma nota de corte de CRS de 413. Esse sorteio foi seguido por quatro semanas de pausa nos Draws, já que o IRCC implementou seus novos fatores de pontos adicionais no mês de junho. Normalmente, os draws ocorrem a cada duas semanas!

“Por causa da pausa de quatro semanas nos draws, nós nunca conseguimos ver o quão baixo o limite do CRS poderia ter chegado se a rotina habitual de dois a três por mês continuasse sem pausa. Durante a pausa, novos candidatos se juntaram ao pool, alguns candidatos obtiveram um aumento nas pontuações devido aos novos fatores, e mais candidatos podem ter recebido uma nomeação provincial para o perfil deles – o que significou que o limite aumentou temporariamente antes de começar a Descer de novo “, observa o advogado David Cohen.

O Fato é que eu tive tantos amigos recebendo convites para imigrar este ano que até perdi as contas! O Canadá é um país sim aberto a imigração, como já postei aqui o país possui cerca de 70 programas de imigração, mais não se engane, isso não quer dizer que é fácil. Muitas pessoas me procuram querendo saber como elas fazem para imigrar para cá, e eu sempre digo que a grande maioria desses programas é baseado em profissionais qualificados, ou seja, o Canadá quer pessoas que possam contribuir ativamente para a economia do pais, pessoas que possam se colocar rápido no mercado de trabalho, e com isso pagarem impostos. E para isso você precisa ter uma formação acadêmica, falar inglês e principalmente ter experiência profissional qualificada. Eu acredito que os próximos draws do EE neste ano irão permanecer na média de 430 pontos, espero que eu esteja errada e baixe ainda mais. Porém, se você tem planos de tentar imigrar para cá, já comece se preparando, inglês é algo realmente muito importante, eu já recebe perguntas do tipo: existem colleges com aulas em português? Ou consigo imigrar para o Canadá se não falar inglês ou francês? Gente o Canadá é sim um país super multicultural, e possivelmente você irá encontrar empregos aonde não precisará falar muito o inglês e irá sim utilizar o português, porém, um dos itens que mais dão pontuação no EE é o inglês e não dá para iniciar o seu perfil no programa se você não possuir um teste de proficiência no Inglês e ou Francês. Sem contar que você nunca estará totalmente inserido na sociedade canadense se não falar inglês ou francês.

Leia também:

70 formas de imigrar para o Canadá – Lista completa de todos os programas de imigração

Entendendo o Sistema de Imigração Canadense – Express Entry

Fonte: CIC News

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!

You may also like

10 melhores países do mundo para ser um imigrante
Overview – Relatório final do Express Entry referente ao ano de 2016
Estudantes Internacionais são os Imigrantes Ideais para o Canadá
Tudo o que você precisa saber sobre a isenção de visto de Turismo Canadense para Brasileiros – eTA
Entendendo o Sistema de Imigração Canadense – Federal Skilled Worker Program
Imigrar – muito além de mudar de país
A decisão de imigrar #2
A decisão de imigrar – o que nos trouxe ao Canada

4 Responses

  1. Bom dia Carina, acompanho muito seu blog. Você tem nos ajudado muito.
    Eu tenho uma dúvida. Caso eu consiga alcançar os pontos necessários do EE sem ter nenhuma experiência profissional eu consigo imigrar?
    Você sabe dizer se estágio remunerado de 6 horas por dia conta como experiência?
    Agradecido

    1. Olá Lucas, para ser elegível aos programas de imigração administrados pelo EE você precisa ter no mínimo 1 ano de experiência profissional qualificada. Sem isto mesmo que você tenha a pontuação vc não é elegível. E sim estágio remunerado conta como experiência e você precisa ter pelo menos 30 horas de trabalho na semana.

      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: