4
Oct
2017
2

Cuidado com fraudes nos processos de imigração para o Canadá

No final do mês passado o CIC anunciou o desfecho do que foi considerado uma das maiores fraudes da história da imigração do Canadá. 8 pessoas foram presas acusadas diretamente de fraude por misrepresentation (prover informações falsa) e falsificação de documentos, o que resultou na revogação de 1600 PR e cidadania. Ou seja, 1600 clientes desta empresa fraudulenta perderam o seu status de Permamente Residentes e ou de cidadãos no Canadá, e ainda foram banidas e não poderão mais aplicar para novos processos de imigração.

O esquema da quadrilha era a criação de empregos falsos e com isso a emissão de “Job Offer” ou LMIA para seus clientes. Ter uma LMIA garante hoje 50 e ou 200 pontos no Express Entry e até o ano passado este mesmo processo garantia 600 pontos, sendo assim uma LMIA garantia pontos mais que suficientes para uma pessoa imigrar. Neste esquema um candidado à imigrar para o Canadá, preenchia uma vaga de trabalho fantasma, em uma empresa de fachada e ou empresas que paricipavam do esquema. E com isso esses candidatos garantiam seu pontos seja no processo federal e ou nos provinciais.


Mas, ai você me pergunta, se era a empresa de imigração que forjava tudo, porque então, os clientes “inocentes” perderam o seu PR? E eu respondo, não existem inocentes neste caso, se uma empresa te oferecer um caminho “fácil” desconfie, afinal não é fácil imigrar para o Canadá. E outra coisa, saiba quem é a empresa você está contratando, saiba se os consultores de imigração desta empresa são realmente credenciados e podem atuar como consultores, e principalmente, se alguma empresa, seja esta agência de intercâmbio e ou agentes educacionais e ou agências de empregos, se oferecer para fazer o seu visto e ou o seu processo de imigração dizendo que tem “parceria” com alguma empresa ou consultor de imiração, peça o nome desta empresa, e ou do consultor. Se certifique de que está empresa terceira e ou este consultor realmente existem. Muitas agências de intercâmbio aqui no Canadá e principlamente no Brasil fazem os processos de vistos e ou oferecem para fazer processo de imigração para os seus clientes sem serem autorizadas para isso, sendo assim você está desprotegido.

Representantes de imigração não autorizados

É fundamental verificar cuidadosamente um representante de imigração antes de contratar os seus serviços. Quando se trata de imigração canadense, um indivíduo pode ser representado por um advogado canadense licenciado que deve ser um membro licenciado da própria Associação de Advogados ou Sociedade de Advogados, ou um consultor que seja membro do Conselho de Regulamentação de Consultores de Imigração do Canadá (ICCRC ), lembrando que paralegals não pode atuar como consultores de imigração.

Site do ICCRC para fazer a consulta: http://secure.iccrc-crcic.ca

Ofertas ilegais de trabalho

Garantir uma oferta de emprego de um empregador no Canadá pode ser beneficio ao planejar imigrar para o Canadá. Muitos Programas Provinciais (PNP) requerem uma oferta de trabalho. Uma oferta de trabalho também é vantajosa para os candidatos que almejam o programa  Federal Express Entry, que, dependendo da oferta de trabalho, podem receber 50 ou 200 pontos com base no Sistema de classificação (CRS). Resumindo, uma oferta de emprego qualificada pode melhorar bem o potencial de um candidato em receber um convite para aplicar (ITA) e obter o status de residente permanente.

Os candidatos potenciais que estão ansiosos para receber uma oferta de trabalho de um empregador canadense podem ser presas  fáceis de empresas fradulentas, muitas vezes pessoas entraram em contato comigo para saber se tal empresa era ou não verdadeira, ou se a agência de emprego tal realmente existia, pois haviam recebido um oferta de trabalho e tinham que desembolsar uma grande quantia inicial para garantirem o emprego. Pode haver sérias conseqüências para os indivíduos que afirmam ter obtido uma oferta de emprego que na realidade pode ser fraudulenta. Além dos custos financeiros e emocionais, essas pessoas que forem pegas em um processo fraudulento podem ser banidos e impedidos de poder aplicar para um novo processo de imigração por cinco anos e ou para sempre dependendo do caso. E assim como no caso do esquema de fraudulento de imigração que teve seu desfeixo no final do mês passado as pessoas mesmo que foram beneficiadas com o PR podem sim perder se status e serem banidas para sempre do Canadá.

É isso pessoal, sejam super criteriosos e cautelosos com os profissionais que você contrata, pesquise, chequem tudo. Se te oferecerem serviços de imigração sem serem autorizados tomem muito cuidado! Procure sempre um consultor credenciado, pois se este fizer alguma besteira no seu processo você estará amaparado pelas leis do Canadá, porém se o “profissional” que você contratou não era um profissional credenciado, ai não tem o que fazer. E principalmente, não ouça apenas o que você quer ouvir, pessoas que oferecem caminhos fáceis, prometem 100% de aprovação, etc… com certeza não é o melhor caminho.

Fonte: https://www.cicnews.com

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

 

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: