5
Oct
2017
3

Governo do Canadá anunciou mudanças que facilitarão o processo de cidadania para residentes permanentes

A partir de 11 de Outubro deste ano, os imigrantes que residem no Canadá (Permanent resident status), poderão desfrutar de um processo de cidadania um pouco mais fácil, conforme anunciado pelo ministro Ahmed Hussen na manhã desta quarta-feira dia 04/10. Sendo assim o processo de cidadania será mais rápido e mais simplificado de acordo com as Bill C-6.

Em uma coletiva ontem em Brampton, Ontário, o Ministro da Imigração do Canadá, Ahmed Hussen, afirmou que as mudanças na lei estava sendo “aguardadas com muita ansiedade pelos residentes permanentes” . A Bill C-6 foi aprovada em junho deste ano, mas algumas das suas disposições mais importantes não entraram em vigor imediatamente. O governo declarou que alguns elementos da Bill C-6 entrariam em vigor somente no outono.

Queremos que todos os residentes permanentes no Canadá se tornem cidadãos. Esse é o nosso desejo, porque valorizamos a cidadania canadense, entendemos que somos uma comunidade que continua a receber pessoas de todo o mundo. E entendemos a importância e o papel positivo que os imigrantes desempenham na nossa economia, na nossa sociedade e na nossa vida cultural “, afirmou o ministro Hussen.

Entre as mudanças que entram em vigor no dia 11 de outubro, estão as medidas que cobrem o número de dias que o candidato deve permanecer no Canadá como residente permanente antes de solicitar a cidadania e como esses dias podem ser contados.

Anteriormente, os requerentes de cidadania tinham que acumular 1.460 dias (quatro anos) de residência no Canadá dentro de um período de seis anos, e somente contava o status de residente permanente.

Após as mudanças, os candidatos só precisam ter acumulado 1.095 dias (três anos) de residência no Canadá durante um período de cinco anos. E o mais importante é que irá contar o tempo que o candidato à cidadania viveu no Canadá com status temporário, ou seja, antes de obter o status de residente permanente, valendo para os casos: trabalhador temporáro, estudante internadional ou como uma pessoa protegida (refugee). Estes poderão contar até 365 dias desse tempo como residente temporário em na aplicação para a cidadania, sendo assim, cada dia real vivido no Canadá como residente temporário é contado como meio dia (em outras palavras, por cada dois dias no Canadá em status temporário, um dia pode ser contado para a elegibilidade da cidadania, até um máximo de 365 dias). Lembrando que status de visitante/turismo não se enquadram na elegibilidade.


Além disso, a partir da próxima semana, o governo não exigirá mais que os requerentes de cidadania fiquem fisicamente presentes no Canadá por 183 dias por ano em quatro dos seis anos anteriores à sua aplicação. Ou seja, o residente permanente não tem mais a obrigatoriedade de ficar 183 por ano, agora ele poderá requerer a cidadania quando completar os 1.095 dias, e se dentro de 4 anos este precisou ficar 1 ano todo vivendo fora do Canadá isso não o torna mais inelegível.

Com isso os residentes permanentes no Canadá poderão efetivamente solicitar a sua cidadania em menos tempo vivendo aqui no Canadá!!!

Lei Anterior Nova Lei
Os candidatos precisavam estar fisicamente presentes no Canadá por quatro em seis anos antes de se candidatarem à cidadania. Os candidatos devem estar fisicamente presentes no Canadá por três de cada cinco anos antes de se candidatarem à cidadania.
Os candidatos tinham que estar fisicamente presentes no Canadá por no mínimo de 183 dias por ano, em quatro dos seis anos anteriores à sua aplicação. Esta disposição foi revogada. Os candidatos não precisam mais cumprir este requisito.
O tempo residido no Canadá antes de se tornar um residente permanente não contabilizava  para a cidadania. Os candidatos podem contar cada dia que ficaram fisicamente presentes no Canadá como residente temporário ou pessoa protegida antes de se tornar um residente permanente como meio dia para atender o requisito de presença física para a cidadania, até um crédito máximo de 365 dias.
Os candidatos entre 14 e 64 anos precisavem atender aos requisitos de idioma e conhecimento (fazer a prova de conhecimentos gerais sobre o Canada) para a cidadania. Os candidatos entre 18 e 54 anos devem atender aos requisitos de linguagem e conhecimento(fazer a prova de conhecimentos gerais sobre o Canada)) para a cidadania.

É importante ressaltar que embora o processo tenha ficado mais fácil para se tornar cidadão, o requisito mais importante é que para ser um cidadão Canadense o primeiro passo é antes ser um residente permanente. Sendo assim, o simples fato de viver no Canadá como status temporário não te torna elegível para cidadania e nem preciso mencionar que precisa estar com status legal, né?!

Caso você queira saber mais sobre como imigrar para o Canadá eu fiz um post com todos os programas que existem aqui, veja o link:

70 formas de imigrar para o Canadá – Lista completa de todos os programas de imigração

Se você precisar de assessoria especializada me mande um email: contato@outsidebrazil.com

Veja como calcular o seu tempo de residência no Canadá para saber se você é elegível para a cidadania, lembrando que essas mudanças passam a valer somente depois de 11 de Outubro de 2017.

https://eservices.cic.gc.ca/rescalc/

Source: CIC News

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

 

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: