10
Oct
2017
3

Guia completo para quem deseja se estabelecer na província de Ontario – Canadá

Se você pretende imigrar e/ou está imigrando para o Canadá, e escolheu a província de Ontário para viver, este guia irá te ajudar muito com várias dúvidas que você tem ou venha a ter em relação a como se estabelecer aqui nesta província. Eu recebo diversas perguntas todos os dias de pessoas que tem dúvidas sobre: como tirar carteira de motorista, sobre o plano de saúde, escolas para os filhos, moradia…etc…etc… Eu sei que você que já está chegando por aqui já deve ter feito muitas pesquisas à respeito e já deve saber a grande maioria dos temas que serão abordados aqui, porém, se você ainda está começando as suas pequisas eu tenho certeza de que este guia irá te ajudar e muito neste seu início de pesquisa. Por isso eu peço que caso você goste, compartilhe esta informação, pois este guia pode ser útil para muita gente.


Qualquer informação que você precisará nos seus primeiros dias, semanas e até meses de sua moradia em Ontário poderá ser encontrada neste post. Se você está se mudando para a cidade de Toronto, a capital da província e ou Ottawa a capital do país, e claro regiões que compreendem essas duas grandes cidades, este guia irá ajudá-lo a começar sua nova vida canadense e será um ótimo começo.

Conhecendo Ontário

O destino mais popular do Canadá para os recém-chegados, Ontário é a província mais populosa do país, abriga mais um pouco mais de 13 milhões pessoas. Ontario é também a segunda maior província do país em extensão territorial, sendo a primeira a província de Québec. Ontário está localizada no centro do Canadá.

A capital de Ontário é Toronto, cujos 6 milhões de pessoas tornam a cidade a maior e mais populosa do Canadá.

Toronto Skyline – Foto: Outside Brazil Blog

Toronto também é o centro financeiro do país! Cerca de metade das pessoas que moram em Toronto nasceram em outros países, e a cidade é a cidade mais multicultural do mundo. Ontário é a província onde está Ottawa, a capital do Canadá,  outras cidades importantes de Ontário incluem Londres, Thunder Bay, Hamilton, Kingston, Windsor e Sudbury.

Além de ser o principal centro econômico do Canadá, Ontário também é conhecido por sua diversidade natural, incluindo vastas florestas, belos parques provinciais, quatro dos cinco Grandes Lagos e as famosas Cataratas do Niágara. Para complementar essa diversidade natural tem a sua diversidade cultural, que é o produto de altos níveis de imigração combinados com uma sociedade que abraça multiculturalismo e tolerância.

Economia e emprego

A província de Ontário é o coração econômico do Canadá, como resultado, todos os tipos de indústrias estão presentes na província, principalmente em Toronto e em outras áreas metropolitana. Ottawa é a sede do governo e da maioria dos ministérios federais, o que o ajuda a atrair empresas, bem como organizações internacionais.

O principal setor de fabricação internacional de Ontário é a indústria automobilística, onde as empresas canadenses estão entre líderes mundiais. Após um período de estagnação na indústria, os últimos anos viram importantes investimentos dos principais fabricantes de novas plantas industriais e empresas na área de tecnologia. A província também possui fortes indústrias baseadas em recursos naturais, e um setor de mineração há muito estabelecido inclui minas de níquel e ferro. As vastas florestas da província apoiam uma indústria de madeira, celulose e papel que adaptou novas práticas sustentáveis. O turismo ecológico está aumentando à medida que as pessoas procuram aproveitar as diversas atividades recreativas que o ambiente natural de Ontário tem para oferecer.

A taxa de desemprego em Ontário está no páreo com a média nacional e está em 6,8%. Com uma economia diversificada e próspera, as oportunidades de trabalho em Ontário abrangem toda a gama de profissões, de agricultura à tecnologia da informação. Os níveis de criação de emprego na província têm sido fortes nos últimos anos, e espera-se que continuem.

47 das 100 melhores empresas para se trabalhar no Canada estão em Ontario

Sites úteis:

  • Solicite seu Número de seguro social (SIN). Para informações, visite: www.servicecanada.gc.ca
  • É importante ter suas credenciais estrangeiras avaliadas para equivalência canadense. É melhor fazer isso antes de se candidatar a um emprego, para que esteja preparado para fornecer informações aos potenciais empregadores. Credenciais podem ser avaliadas com o Centro Canadense de Credenciais Internacionais.

Profissões regulamentadas no Canadá – 5 passos essenciais para trabalhar na sua área

 

  • World Education Services é outra empresa de equivalência de credenciais popular em Ontário. Visite seu site em: www.wes.org/ca
    Nota: Alguns órgãos reguladores aceitarão apenas avaliações de credenciais de empresas de equivalência de credenciais específicas. Antes de avaliar suas credenciais, verifique qual empresa será reconhecida pelo seu órgão regulador profissional: www.ontarioimmigration.ca/en/working
  • Para trabalhar na maioria dos profissões em Ontário, é necessário que você tenha um Certificado de Qualificação. Você pode ter experiência de trabalho suficiente e credenciais suficientes para obter imediatamente um Certificado de Qualificação. Se sua experiência não atende aos padrões de Ontário, você precisará ser aprovado em um exame escrito para receber seu Certificado de Qualificação. Para certificação comercial, comece por entrar em contato com a Red Seal, uma organização nacional de certificação de comércio em: www.red-seal.ca
  • É importante garantir que você seja fluente em inglês e/ou francês. Inúmeras instituições em Ontário oferecem cursos em inglês (ESL) e francês (FSL). Para obter a lista completas de cursos oferecidos, visite: www.ontarioimmigration.ca/en/learn
  • A Fundação Maytree é uma organização de caridade que ajuda os profissionais qualificados a começarem a trabalhar no seu campo, o mais breve possível, oferecendo bolsas que ajudem com os custos de avaliação de credenciais ou treinamento adicional. Para ver se você se qualifica, visite: www.maytree.com
  • O governo de Ontário também oferece serviços para ajudar os recém-chegados a começar a trabalhar em sua profissão o mais rápido possível. Para ver se eles podem ser úteis para você, visite: www.211toronto.ca
  • Médicos estrangeiros devem entrar em contato com IMG-Ontario para avaliação, treinamento e licenciamento para praticar em Ontário. Visite: www.ontarioimgschool.com
  • Employment Ontario, é um serviço público de recolocação nomercado de trabalho, ajudando os empregadores a encontrar os indivíduos experientes que precisam e ajudando os indivíduos a obterem experiência profissional. Para obter informações, ligue gratuitamente: 1-800-387-5656 ou TTY (para deficientes auditivos): 1-866-533-6339
  • Se você está interessado em abrir uma pequena empresa, os Small Business Centers of Ontario são organizações financiadas pelo governo que o ajudarão a começar seu objetivo. Visite: https://www.ontario.ca/page/small-business

Health Care – Saúde

Todas as necessidades médicas básicas para residentes de Ontário estão cobertas pelo Plano de Seguro de Saúde da Ontario (OHIP), vale destacar que este é totalmente gratuito. Certifique-se de se cadastrar para o seu cartão OHIP (Permament Reseidentes) assim que chegar, pois há um período de carência de pelo menos três meses antes de obter o seu cartão após o seu cadastramento. Note que o plano de saúde é gratuíto e somente resisentes permanentes e ou profissionais que possuam uma work permit e trabalhem full-time para uma empresa de Ontário possuem direito ao benefício, estudantes internacionais e ou turistas não são elegíveis ao OHIP.

OBS: Para se qualificar para o OHIP, você deve estar presente em Ontário por pelo menos 153 dias nos primeiros seis meses após sua chegada.

Para obter informações sobre como candidatar-se a visita do OHIP: www.health.gov.on.ca/en/common/system

Educação

Em Ontário, todas as crianças com 18 anos de idade ou menos devem ser matriculadas e frequentarem a escola em tempo integral. A idade escolar geralmente começa aos quatro ou cinco anos. A maioria das crianças permanece na escola até terminar a escola secundária, geralmente aos 18 anos de idade.

O sistema escolar geralmente é dividido em três níveis: primário, secundário e pós-secundário (faculdade ou universidade). Alguns distritos ou escolas privadas podem organizar seus níveis de classificação de forma diferente, embora os padrões educacionais sejam regulados pelo governo provincial.


Ontário oferece sistemas públicos (gratuitos) e católicos de escolas primárias e secundárias. Para obter informações completas sobre escolas de nível primário e secundário, visite: www.edu.gov.on.ca. Porém, faculdades e colleges apesar de públicos não são gratuitos.

O ano letivo para todos os níveis de educação começa em setembro e vai até junho para alunos do ensino fundamental e secundário, e até abril para estudantes universitários e colleges. Entre em contato com o conselho escolar local em sua vizinhança para obter informações sobre como matricular o seu filho na escola:

  • Conselho Escolar Distrital de Toronto
    www.tdsb.on.ca
    Tel: (416) 397-3000
  • Conselho Escolar do Distrito Católico de Toronto
    www.tcdsb.org
    Tel: (416) 222-8282, ext. 5314
  • Conselho Escolar do Distrito de Ottawa-Carleton
    www.ocdsb.ca
    Tel: (613) 596-8211
  • Conselho Escolar Católico de Ottawa
    www.ocsb.ca
    Tel: (613) 224-2222

Educação francesa: existem escolas de língua francesa gratuita para crianças de famílias que falam francês como primeira língua.

Férias padrão incluem feriados de Natal e de Ano Novo em dezembro e janeiro, e pequeno Break na primavera (Spring Break) em março ou abril. Feriados adicionais podem ocorrer ao longo do ano. Os estudantes têm o direito de observar feriados religiosos.

Habilitação – Driver’s Licence

Obviamente você irá dirigir em Ontário, e mais óbvio ainda é que você vai precisar de uma carteira de motorista oficial de Ontario.

A sua carteira de motorista estrangeira é válida por 60 dias após a sua chegada. Após 60 dias, você deve ter uma carteira de motorista de Ontário se desejar dirigir. Algumas carteiras de habilitação estrangeiras podem ser convertidas em licenças de motorista completas de Ontário (mas este não é o nosso caso), mas a maioria dos motoristas estrangeiros será obrigado fazer o processo quase do zero.

O Ministério dos Transportes de Ontário possui um sistema de licenciamento em três etapas, que levará pelo menos 20 meses para completar. O sistema envolve uma série de testes escritos, de visão e de direção na cidade e na estrada. Os motoristas devem ter pelo menos 16 anos de idade. Para obter detalhes completos, visite o site do Ministério dos Transportes de Ontário em: https://www.ontario.ca/page/get-g-drivers-licence-new-drivers

Obs: Todos veículo e motorista devem ter seguro. Entre em contato com um provedor de seguro local para se tornar adequadamente segurado antes de dirigir.

Moradia

Se você nunca visitou sua nova cidade, talvez seja melhor alugar um apartamento temporário quando chegar, até ter uma chance de explorar bairros e decidir onde você gostaria de viver. Pode ser benéfico contratar um corretor de imóveis para ajudá-lo e fornecer-lhe conselhos sobre a melhor área para você e sua família para viver. Você também pode trabalhar com um agente imobiliário antes de chegar, fazendo uma pesquisa na internet e contatando um com antecedência.

Existem várias opções de habitação diferentes em Ontário. Aqui estão as explicações de algumas opções:

Apartamentos e condos: são grandes edifícios de várias unidades pertencentes a uma pessoa ou empresa em que cada habitante aluga uma unidade. Bachelor ou studio:  são apartamentos para solteiros geralmente são de um quarto(bem pequeno) com uma área de cozinha e banheiro e são adequados apenas uma pessoa. Já apartamentos maiores podem acomodar famílias, pois têm quartos e espaço adicionais.

Towhouses e Detached Homes: as casas podem ser conectadas (geminadas), chamadas casas towhouses, ou separadas, como moradias individuais separadas conhecidas como single home ou detached home.

É importante que você leve em consideração sua família, seu local de trabalho, seu bairro e suas finanças antes de decidir um lugar para viver.

Animais de estimação: se você está alugando sua casa ou você mora em um condomínio, é importante garantir que os animais de estimação estejam legalmente autorizados antes de se mudar, muitos proprietários não aceitam que seu inquilinos tenham animar de estimação.

Devido ao seu crescimento contínuo da populações, as principais cidades de Ontário é um dos mercados imobiliários mais caros do Canadá. No entanto, deve-se ter em mente que os rendimentos mais altos na província ajudam a compensar esse custo mais alto e que essa tendência não se aplica tão fortemente às cidades menores de Ontário.

No entanto, muitas famílias optam por reduzir seus custos vivendo em áreas suburbanas que cercam as principais cidades de Ontário. O preço médio de uma casa na cidade de Toronto é superior a Cad $ 635,900 e acima de Cad $ 403,200 para Ottawa.

Mais informações sobre moradia em Ontario: http://www.mah.gov.on.ca

Alugando um apartamento em Toronto

Clima

O sul do Ontário goza de verões muito quentes, onde as temperaturas podem ultrapassar os 30 graus Celsius. No entanto, pode ficar muito frio em quase todas as partes de Ontário no inverno, quando as temperaturas podem ficar abaixo de -20, até -30 graus Celsius. É muito importante garantir que você esteja preparado para o tempo frio. Invista em roupas quentes de inverno, incluindo suéteres, jaquetas de inverno, botas, chapéus, cachecóis e luvas ou luvas. Os meses mais críticos do ano em termo de baixa temperaturas são: Dezembro, Janeiro e Fevereiro, nesses meses podem haver nevascas e ventos que chegam a 50 km/h. O ideal é manter um pequeno estoque de: velas e fósforos, cobertores quentes, lanternas, kits de primeiros socorros e uma pequena pá de neve em seus carros e casas em caso de emergência no inverno. Pode acontecer de a energia acabar e o seu aquecedor não funcionar por alguams horas, então para isso é necessário tomar algumas preocauções. Na maioria das partes de Ontário, o seu carro deve ter pneus de inverno especialmente designados, de modo a garantir segurança nas ruas e estradas da província durante o  inverno.

A grandes cidades como Toronto por exemplo, já estão bem adaptadas a invernos drásticos, então na maioria dos dias a vida continua normalmente, e é bem raro mesmo dias em que é não dá para sair de casa por conta de alguma nevasca e ou freeze sotrm.

Informações e serviços adicionais

Para aqueles que precisam de ajuda para escolher uma comunidade em Ontário, visite www.settlement.org/ontario. Este site fornece muita  informações para ajudá-lo a escolher a melhor comunidade de Ontário para você.

Ontário é uma província muito multicultural, acolhendo mais imigrantes em suas cidades todos os anos do que qualquer outra província ou território no Canadá. Por isso a província entende a necessidade de muitos imigrantes receberem ajuda durante os primeiros tempos aqui na província e por entender que muitos terão uma dificuldade inicial com o idioma esta oferece muitos serviços prestados em todo a província em vários idiomas. Para obter informações, referências e respostas às suas questões relacionadas à adaptaçao e estabelecimento na província, consulte http://settlement.org/. Para informações em 11 idiomas diferentes, visite: www.inmylanguage.org.

O que você pode trazer para o Canadá

O Canadá tem regras rígidas sobre o que pode e não pode ser trazido para o país. Existem regulamentações sobre alimentos, álcool, tabaco, plantas, animais, carros e outros produtos. Para evitar problemas, certifique-se de verificar antecipadamente o que é e o que não é permitido trazer ao Canadá, bem como quais procedimentos devem ser seguidos para trazer certos itens para o país.

Documentos necessários em Ontario

Documentação necessária para recém chegados em Ontário

Custo de Vida em Ontário

Em média, os residentes de Ontário ganham rendimentos que se classificam entre os mais altos do Canadá. Alguns dos custos de vida, no entanto, são altos, especialmente no que diz respeito à habitação. Ontario possui um salário mínimo mais alto em Cad $ 11,40 / hr.

Mesmo com um custo de vida que está ligeiramente acima da média canadense, os altos rendimentos disponíveis em Ontário podem pagar um padrão de vida que se classifica entre os mais altos do mundo. A renda familiar anual média em Ontário é de aproximadamente Cad $ 75.000, um pouco acima da média nacional. Toronto e Ottawa estão sempre em rankings das cidades mais habitáveis do mundo, conhecidas por sua limpeza, segurança e disponibilidade de serviços em comparação com outras cidades de tamanho similar.

Esse alto padrão de vida tornou Ontario o principal destino para os novos imigrantes no Canadá. Dos mais de 250 mil pessoas vêm para o Canadá para se tornar residentes permanentes a cada ano, metade deles escolhem Ontario como sua nova casa.

Quanto é a renda familiar nas principais cidades canadenses

Turismo

Por Toronto ser a maior cidade do Canadá, certamente a cidade também atrai milhões de turistas todos os anos, veja no link abaixo com compilado com as melhores arações na cidade.

25 Atrações (must see) em Toronto

E se você achou este guia útil, compartilhe!! Assim como foi bm para você tirar algumas dúvidas pode ser últil também para outras pessoas que desejam se estabelecer aqui em Ontário. Deixe seus comentários e dúvidas também!!

Fonte: as fontes utilizadas neste post foram tiradas de vários sites oficiais do governo da província de Ontario, todos os links originais estão em destaque ao longo do texto e disponíveis para consulta. 

Foto em destaque: Cristiane Araújo e Leonel Oliveira

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 33% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

 

 

5 Responses

  1. Bianca

    Eu tinha lido em algum lugar que os brasileiros poderiam aplicar direto para a carteira de motorista tipo G, sem passar pelas subs G1 e G2 (fazia a prova teórica inicial e depois poderia aplicar para a G), mas lendo seu post fiquei confusa com a parte de fazer tudo do zero. Você sabe mais sobre esse ponto?

    Obrigada!!

    1. Olá Bianca,
      Tem sim que fazer desde o começo, a única coisa que muda é que por você já possuir experiência como motorista, você passa pelos processos mais rápido. Por exemplo, no processo normal, o candidato faz a prova escrita e pega a G1 ai tem que esperar 1 ano para fazer a primeira prova de direção. Para nós que já temos este tempo de direção, não precisa esperar 1 ano, já pode fazer a prova o quando quiser e depois já fazer a G2 na sequencia.

      Abs
      Carina

  2. Doni Effting

    Simm, eu já li todos os seus principais posts hehehe, na verdade faltam poucos, só esse aí eu já li 2 vezes kkkkk eu entendo que vale a pena, pois na pior das hipóteses (de não conseguir imigrar), eu volto com um diploma estrangeiro, experiência profissional internacional e um inglês excelente, ou seja, uma boa bagagem… Mas o que devo levar em consideração é que ainda preciso de tempo pra guardar dinheiro, e preciso considerar tbm o tempo que levaria para me formar aí no Canadá… Pelas minhas contas eu demoraria uns 5 anos para juntar tudo e ir, já estaria com 29, afinal estamos falando de cerca de 100 mil né kkk :(( e a propósito já estou a um ano no curso de inglês, até lá tenho um bom tempo pra focar em um CBL maior…

  3. Doni Effting

    Olá Carina, primeiramente gostaria de parabenizar você pelo excelente trabalho que você faz nesse blog… Segundo, gostaria de lhe fazer uma breve pergunta, se no meu casa que não tenho formação superior, e 24 anos, 1/5 do dinheiro guardado, vale a pena investir tempo e dinheiro no sonho canadense, tento analizar os fatos mas a vontade é mais forte que a razão kkkkkk, sendo que eu iria com minha namorada e eu gostaria de fazer um college de 2 anos… E outra, meu ensino nao era da época do nono ano, eles exigem isso aí?

    1. Olá Doni, tudo bem?
      Bom eu sou suspeita para falar, porque para mim vale super à pena vir e investir em um college! Eu até escrevi um post sobre isso, vou colocar o link aqui. Como você é jovem e já tem o inglês é ainda mais fácil para você se adaptar.

      http://outsidebrazil.com/2016/12/05/vale-a-pena-tentar-imigrar-para-o-canada-via-college-ou-faculdade/

      Cada college tem o seu metodo de admissão, te aconselho a buscar uma agência para te assessorar neste processo de busca e admissão em um college. Caso tenha interesse me avisa que eu posso te passar o contato de uma de confiança.

      Abs
      Carina

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: