12
Oct
2017
2

10 melhores cidades para se trabalhar no Canadá estão concentradas em apenas 3 províncias

O mercado de trabalho do Canadá tem sido uma potência nos últimos anos, somando cerca de 320 mil empregos, bem acima do crescimento populacional. Os números mais recentes da Statistics Canada mostraram outro mês de crescimento de empregos, com 112 mil cargos em tempo integral criados. A taxa de desemprego permaneceu estável em 6,2% (Canada), e está com tendência de baixa há nove anos. Mas como sempre acontece na economia Canadense não podemos olhar o todo e sim suas províncias, cidades e ou suas região, já que algumas áreas são muito mais desenvolvidas que outras e o país é imenso.


Por exemplo, em setembro, Ontário teve a maior fatia do crescimento de empregos, somando 34.800 empregos em um mês. Na mesma época, Alberta perdeu 7.800 empregos, Quebec perdeu 7.600 e a Colúmbia Britânica perdeu 6.700 empregos.

De acordo com a última edição do Relatório do Mercado de Trabalho do Banco de Montreal, cidades de apenas três províncias dominam a lista dos melhores lugares para encontrar trabalho – Colúmbia Britânica, Manitoba e Ontário. E em Ontário – particularmente cidades perto de Toronto – são as grandes vencedoras, com seis das 10 melhores cidades para o trabalho nessa província.

Aqui estão as melhores cidades segundo o BMO Report para se encontrar trabalho, para o terceiro trimestre de 2017:

10. Victoria – BC

Parlamento de BC – Foto: Gabriel Barros

 

Empregos criados no ano passado: 3,1%
Taxa de desemprego: 4,5%

Victoria caiu seis pontos no ranking no ano passado, mas ainda mantém o top 10 devido ao forte crescimento de empregos e a uma taxa de desemprego muito baixa.

9. Toronto – ON

Toronto ON – Foto: Outside Brazil Blog

Empregos criados no ano passado: 2,4%
Taxa de desemprego: 6,1%

Um setor imobiliário em expansão e um forte crescimento da população fizeram de Toronto uma força de criação de empregos, e sua taxa de desemprego é a mais baixa em 16 anos, segundo o relatório do BMO. Mas, cuidado com os altos custos de habitação!

8. Oshawa, ON

Empregos criados no ano passado: -1,7%
Taxa de desemprego: 4,9%

Oshawa, há muito conhecida por suas fábricas automobilisticas, é uma das muitas cidades perto de Toronto que se beneficia da forte economia da região. Embora tenha tido uma queda nos empregos no ano passado, sua taxa de desemprego é consideravelmente menor do que a de Toronto em 4,9%, provavelmente graças em parte aos empregos nas cidades vizinhas.

7. Guelph, ON

Empregos criados no ano passado: 4,6%
Taxa de desemprego: 5,8%

Guelph saltou oito pontos no Relatório de Mercado de Trabalho da BMO no ano passado, outra cidade que viu um forte crescimento econômico graças a sua proximidade com Toronto. Ainda assim, esses números não são tão fortes considerando as expectativas, já que, há apenas 18 meses, foi considerada a melhor cidade do Canadá para encontrar trabalho no Canadá.

6. Vancouver – BC

Burrard Bridge, Vancouver – BC – Foto: Gabriel Barros

Empregos criados no ano passado: 2,4%
Taxa de desemprego: 4,5%

A Colômbia Britânica e sua maior cidade tiveram um mercado de trabalho muito dinâmico nos últimos anos. O salto de 2,7 pontos percentuais de Vancouver em empregos no ano passado é realmente um pouco mais fraco do que a taxa de 3% apresentadas nos anos anteriores. Mas sua taxa de desemprego ultra-baixa significa que ainda é uma das melhores cidades do Canadá a encontrar trabalho.

5. Barrie – ON

Empregos criados no ano passado: -2,0%
Taxa de desemprego: 6%

Barrie saltou 12 pontos no ranking ao longo do ano passado, apesar de realmente perder empregos. À medida que os torontoianos estão de olho para regiões vizinhas de Toronto atraídos pelos preços mais acessíveis de moradia, Barrie, a cerca de 115 km a norte de Toronto, tornou-se uma opção para muitos. O resultado? Um boom da habitação na cidade.

4. Winnipeg – MB

Empregos criados no ano passado: 2,6%
Taxa de desemprego: 5,5%

Winnipeg é a única cidade nesta lista que não está em Ontário nem na Columbia Britânica, tendo saltado 17 pontos no ranking em um ano. O crescimento do emprego da cidade ajudou a reduzir a taxa de desemprego de Manitoba no final de 2016, relata o relatório do BMO.

3. Kichener – ON

Empregos criados no ano passado: 4,9%
Taxa de desemprego: 4,5%

A cena de alta tecnologia de Kitchener e sua proximidade com Toronto ajudaram a impulsionar a cidade em quatro pontos no ranking da BMO. Como Barrie e muitos outros lugares, a cidade está vendo um afluxo de Torontonianos buscando moradia a preços acessíveis.

2. Hamilton – ON

Empregos criados no ano passado: 12,5%
Taxa de desemprego: 4,2%

Esta antiga cidade do aço em dificuldade é agora uma bela cidade, saltando 25 pontos no ranking da BMO em um ano. Mas, como observa a BMO, o salto maciço de 12,5% no número de empregos pode não ter acontecido inteiramente em Hamilton. A pesquisa da força de trabalho mede o emprego do seu local de residência, e esses empregos podem estar localizados em outras partes da Greater Golden Horseshoe/Greater Toronto Area. Ainda assim, não é um lugar ruim para se procurar um emprego.

1. Kelowna – BC

Kelowna , BC – Foto: Gabriel Barros

Empregos criados no ano passado: 14,3%
Taxa de desemprego: 5,4%

Que reviravolta maravilhosa para esta cidade no interior da Columbia Britânica. Há apenas um ano e meio, Kelowna classificou-se como a pior cidade do Canadá a encontrar um emprego, tendo caído 33 pontos na classificação do mercado de trabalho em um único ano. Bem, a cidade acaba de compensar todas as perdas, saltando até o primeiro lugar. Então talvez o verdadeiro pulo do gato aqui é que Kelowna tem um mercado de trabalho muito volátil.

Fontes: 

BMO Anual Report: https://economics.bmocapitalmarkets.com/economics/provupdates/20171006/pu17q3.pdf

Statistics Canada: http://www.statcan.gc.ca/pub/71-607-x/71-607-x2017001-eng.htm

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 33% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

 

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: