15
Dec
2017
2

Natal em Toronto – the best time of the year!

Como estamos em Dezembro o tema do #VidaemTo não poderia ser outro se não Natal! Claro que cada uma das blogueiras participantes deste projeto poderá abordar o tema da forma que quiser, e então por conta disso que acho que vai ser bem legal cada uma de nós dar o seu ponto de vista sobre este tema tão querido. O Natal é uma data muito especial, pelo menos para mim! Eu amo esta época do ano, e embora eu esteja longe da minha familia eu não deixo a peteca cair nesta época não, eu curto cada momento.


O clima festivo de Dezembro é simplemente maravilhoso, as pessoas estão arrumando as casas para receber as pessoas, as empresas estão em clima de confraternização, todo mundo comprando seus presetinhos e lembrancinhas de Natal, sem falar é claro, na decoração da cidade! Por onde você passar as casas estão iluminadas, todas com decoradas com temas natalinos, é tudo tão lindo. E os eventos então…não preciso nem falar nada né?! Por aqui rola muita coisa boa apesar da friaca do mês de dezembro.  Irei deixar uma lista de posts no final para vocês saberem de tudo o que está rolando aqui em Toronto.

Natan Phillips Square – Foto: Outside Brazil Blog

Passar o Natal aqui no hemisfério norte, é simplesmente mágico, e sabe o por quê? Porque todas as nossas referências de infância vem do costume norte americano de comemorar o Natal. Quantas vezes você não imaginou um Natal com neve, igual aos que você cresceu assistindo nos filmes de infância. Ou decorar uma pinheiro de natal, que não é uma árvore típica do Brasil. Pensa naquele coitado do seu tio que sempre se vestia de Papai Noel com toda aquela roupa quente em pleno verão de 30 graus do mês de dezembro no Brasil! E digo mais, toda aquela ceia natalina com comidas super pesadas, ideal para comer em um clima super tropical, sqn!

Então continuo afirmando, passar o Natal aqui, é como vivenciar o filme da minha infância! E talvez seja por isso que eu gosto tanto. Este será o meu segundo Natal aqui em Toronto e o meu sexto Natal no Canadá, cada ani que passa eu vou assimilando algum costume novo daqui e conhecendo alguma atração também nova. E apesar de nossos costumes de Natal ser muito parecidos com os daaqui eu tenho notado algumas diferença na forma como os canadenses comemoram se comparado com o nosso jeito brasileiro. Sendo alguns deles:

Ceia de Natal versus almoço de Natal

No Brasil a nossa festança principal é na noite de Natal, aonde a família se reúne toda depois da missa do Galo (para os católicos) e se prepara para comer aquela super ceia maravilhosa e com muiita fartura, próximo da meia-noite. Quando chega as 12:00 nos abraçamos desejando feliz Natal para todo mundo, abrimos um espulmante para festejar e é a hora de trocar os presentes que o Papai Noel “trouxe”. Já os Canadenses fazem um almoço tardio no dia 25 para celebrar o Natal, com uma mesa igualmente farta como a nossa e todos os amigos ou parentes presentes.

Decoração – Foto: Outside Brazil Blog

 

À espera do Papai Noel

No Brasil, alguém se veste de Papai Noel, e chega a meia noite para distribuir os presentes. Mas isso em agumas casas, em outras ocasiões os presentes já estão embaixo da árvore de natal e os pais entregam para os filhos. Aqui no Canadá é diferente, na noite de Natal nada muito especial acontece, todo mundo vai dormir no horário normal com os seus pijamas especiais de Natal, a tradição nessa hora é deixar um copo de leite e uns biscoitinhos para o Papa Noel e uma cenoura do lado de fora da casa para as renas que trazem o Papai Noel. Logo depois que as crianças dormem um adulto vai lá bebe um pouco do leite, come um pedaço do biscoito, faz umas pegadas de saíndo da chaminé, e também morde um pedaço da cenoura do lado de fora…alguns até tem o trabalho de deixar marcas de patinhas da rena. Quando amanhece a árvore de natal que até então estava sem nada está cheia de presentes que o Papai Noel deixou. E então a troca e abertura dos presentes acontecem de manhã entre a familia.

Foto: Outside Brazil Blog

Presentes

Nós temos costumes de dar presentes caros para os filhos, eu me lembro de sempre esperar desesperadamente pelo Natal para poder ganhar aquele presente tão sonhado o ano todo. Mas isso era na minha época né!? Hoje em dias as crianças já tem de tudo o ano todo!!! Então o presente dos pais são sempre os mais caros, e claro depois tem os dá avó, madrinha que sempre eram roupa (que criançsa odeia ganhar)…aqui é um pouco diferente, as crianças no geral ganham um monte de presentinhos dos pais, e não somente um. Isso pelo menos nas familias Canandeses que eu já passei o Natal. E mesmo os presentes entre os adultos são muito simples, no geral muito gift card e cartão de natal.

Árvore de Natal

Normalmente a época de montar a árvore de natal é a mesma que no Brasil, muitos montam no final de Novembro, na primeira semana de Dezembro. A diferença é que aqui encontramos muitas árvores naturais (já que é típico daqui). No Brasil até tem mas com o calor que faz temos que rezar para que a árvore dure até o Natal. Aqui é tradição ir até uma fazenda e cortar à própria árvore de Natal. Alguns lugares vendem as árvores naturais já prontas para levar para casa. Eu acho bem legal, mas ainda não montei uma árvore natural, no meu apartamente não é permitido por conta de normas de proteção contra incêndio, mas eu também fico pensando na viabilidade…todos os anos ter que desembolsar certa de $50 doletas para comprar uma árvore. Sei-lá neste ponto sou mais prática (pão-dura).

Árvore Natural – Foto: Outside Brazil Blog

As fotos acima são do Natal de 2016, o nosso primeiro Natal aqui em Toronto com a nossa família canandese, a casa estava toda decorada e foram covidados muitos amigos para o almoço de natal, foi realmente super especial. Nos brasileiros mantivemos o nosso costume e fizemos uma ceia super gostosa de Natal entre na noite anterior. Dizem que os amigos são a família que escolhemos, e portanto como nesta época sempre estamos longe da família é sempre bom contar com os nosso amigos queridos neste dia.

Desejo um Feliz Natal todo especial para as meninas do #VidaemTO: Gabriela, Livi, Mari e Mirella, desejo que o Natal de vocês seja maravilhoso e que 2018 seja cheio de conquistas e muita felicidades para todas nós!!!

Feliz Natal pessoal!!

Agora corre lá para ver o post de Natal das meninas do #VidaemTO:

vida-em-to-painel

Gabriela Ghisi | Gaby no Canada

Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte

Mariana Cimini | Blog Virei Canadense

Mirella Matthiesen | Blog Mikix

Veja a lista de atrações de Natal aqui em Toronto:

14 Eventos gratuitos em Toronto no mês de Dezembro 2017

7 mercados maravilhosos de Natal em Toronto

Meus grandes momentos descobrindo o Natal de Toronto

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

6 Responses

  1. Também amo essa época e concordo que passar Natal aqui é igual um filme.

    Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações para você!
    Beijos

  2. Oi Ca,
    Adorei seu post contando das tradições do natal e das diferentes entre o Brasil e Canada 🙂
    PS: roca lá meu nome que está como Michele (rs rs rs).
    Um super feliz natal para você também e que 2018 seja supimpa.
    bjks

  3. Adorei a maneira que vc abordou o tema, comparando os símbolos simples de Natal entre os países. Meus amigos canadenses fazem um super jantar no dia 25. Nada de comemoração dia 24 e dia 25 de manhã é brunch. Já estou até me preparando para as ceias que virão, pois a gente vai comemorar 24, brunch 25 e ceia 25. hehehehe. Beijos e feliz Natal.

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: