12
Jan
2018
2

Toronto vs. Vancouver – Inverno

Durante as minhas consultas muito clientes sabendo que eu já residi em Vancouver e hoje moro em Toronto, me questionam sobre como é o inverno nessas duas cidades. E por conta disso eu resolvi escrever mais um capítulo desta série falando das diferenças do inverno entre as duas cidades. Antes de começar as minhas considerações sobre este tema, saiba que eu não tenho o interesse de incentivar nenhum tipo de disputa, meu intuito é somente ajudá-los aconhecer melhor as caracteristicas e diferenças de cada cidade! Saibam que eu amo Vancouver por uns motivos e Toronto por outros.

Inverno em Toronto

Humber Bay Shores – Photo: Outside Brazil Blog

Nem preciso dizer que o inverno aqui é muito frio né?! Para você ter uma idéia nestas últimas semanas estamos enfrentando temperaturas nas casas do -20 com sensação térmica de -30 e na madrugada do dia 05/1 para o dia 06/01 a sensação térmica chegou a -37(acho que foi o record deste inverno até agora). Aqui em Toronto, temos invernos muito frios e com muito neve porém com dias super ensolarados, ao contrário de Vancouver. As temperaturas variam bastante nesta época do ano, e de uma semana para outra pode mudar drasticamente, por exemplo: na semana passada a temperatura está na média dos -20 e nesta semana tivemos dias com temperatura na casa dos 11 graus positivos. Como isso é possívei eu não sei hehe mas meu corpo agradeçe.

Falando de inverno em Toronto, uma dica que eu dou é sempre olhar a sensação térmica e não somente a temperatura, pois isso faz uma grande diferença. Eu sempre me pergunto o porque já não divulgam a porcaria da sensação térmica de uma vez, já que na boa, o frio que tá lá fora é o que você sente e pronto!!! hehehe De que adianta marcarem -20 se quando eu sair na rua sentirei um frio de – 31, não é mesmo?!

 

Este tem sido o meu segundo e ao mesmo tempo o meu primeiro inverno aqui em Toronto. Calma eu explico! O último inverno de 2016/2017 foi tão átipico por aqui que mais parecia o inverno de Vancouver. Acho que alguém lá em cima resolveu me dar uma trégua já que eu tinha me mudado para Toronto naquele ano e resolveram não judiar de mim. Portanto, este está sendo o meu primeiro “Real Canadian Winter”!

O que mais incomoda no inverno aqui em Toronto é o vento, estes podem chegar até 50km/h, e eu não estou brincando não! Imagina então um frio lascado com uma brisa do Polo Norte de 50 km/h batendo no seu corpinho? No exemplo ali da foto está marcando ventos de 14km/h com rajadas de vento de 19 km/h.

E ai vem a pergunta: como vocês sobrevivem?  Antes quando eu ainda estava no Brasil e via essas temperaturas eu ficava horrorizada, tanto que decidmos por Vancouver quando viemos para o Canadá. Mas a gente sempre imagina o inverno estando na nossa rotina de calor, e realmente pensar em almoçar ao ar livre em um frio de -30 é inviável. Esquecemos de pensar que as nossas rotinas mudam totalmente quando está frio, e ainda mais, esquecemos de imaginar que aqui tudo é super preparado para o frio ao contrário do Brasil. Então dá para sobreviver e não passar tanto frio assim, isso é claro, comprando as roupas adequadas!

Mas não precisa se desesperar, que não é tão frio assim (SQN), e também não são todos os dias, o quadro abaixo mostra a média anual de temperatura, e como você pode reparar que no geral a média está em torno de -4.2 que é totalmente tolerável.

Fonte: https://www.theweathernetwork.com/forecasts/statistics/temperature/cl6158350/caon0696

Inverno em Vancouver

Tempinho nublado de Vancouver – Foto: Outside Brazil Blog

Vancouver é conhecida como a Miami canadense, isso porque os invernos na cidade raramente ficam com temperaturas negativas. Para vocês terem uma ideia saiu uma reportagem esta semana mostrando que a diferença entre temperatura nas duas cidades na semana passada eram de exatos 40 graus. Isso porque Vancouver estava com 10 graus positivos enquanto Toronto estava com a sensação térmica de -30. Portanto, se você quiser um lugar um pouco mais quente para viver aqui no Canadá, a sua escolha será Vancouver. Mas, pode esquecer os dias ensolarados, esses são poucos, veja a previsão da próxima semana em Vancouver.

From Apple App

A questão da chuva e tempo cinzento de Vancouver sempre foi uma das coisas que mais me incomodou na cidade, e olha que eu amo Vancouver de paixão. Vivi quase 4 anos lá, e ainda sinto muitas saudades principalmente do visual. Eu sempre digo que se Vancouver tivesse um clima mais ensolarado, seria uma covardia imensa com todas as outras cidades no mundo hehehe. Mas nada é perfeito, e portanto você precisará se decidir o que irá pesar mais na sua balança antes de se mudar para o Canadá. Falando um pouco de temperaturas, a mais mínima que eu peguei em Vancouver foi -10 com a sensação térmica de -17 e foi por poucos dias.  No geral o clima no inverno sempre esta faixa dos 0 graus. O que é super ameno para um inverno, pode acreditar.

Dificilmente tem dias ensolarados em Vancouver durante o inverno, na grande maioria Janeiro e Fevereiro são meses mais cinzas e quando não está chovendo está nublado. Em muitos casos se tem, semanas de tempo fechado para 1 ou 2 dias de sol. No quesito neve, Vancouver não é de nevar muito não, tirando o inverno passado que foi bem ápico, normalmente se neva de 2 a 3 vezes duranto todo o inverno. Portanto, no inverno de Vancouver você não precisa estar tão “preparado” com botas que suportam – 35 nem casacões muito pesados, e sim usar galochas e guarda-chuvas.

Media de temperaturas em Vancouver – Fonte: http://www.holiday-weather.com/vancouver/averages/

 

Na comparação geral enquanto Toronto segue Janeiro e Fevereiro com temperaturas na média de -4 e – 3 respectivamente, Vancouver se mantém com as médias positivas entre 4 e 5 graus respectivamente.

Na última semana fiz uma pequena enquete no Stories do Instagram perguntado se as pessoas preferiam o invernos frio e ensolarado de Toronto, ou o inverno mais ameno porém chuvoso de Vancouver, e 76% das pessoas escolheram o inverno de Toronto. E você? Qual é a suas escolha?

Leia mais:

Custo de Vida – Toronto vs. Vancouver

 

Toronto vs. Vancouver – Let the battle begin!

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

<

Booking.com

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: