17
Jan
2018
2

20 Fatos curiosos sobre o clima no Canadá

Estes dias lendo um artigo em uma revista online chamada Cottage Life eu comecei a pensar muito de como o clima aqui no Canadá é assunto em todos os lugares. Sempre que você está de bobeira no elevador ou até mesmo na esquina esperando o sinal abrir tem sempre alguém puxando assunto sobre o tempo. E por conta disso resolvi reproduzir o texto em português sobre 20 fatos curiosos sobre o clima.


Aqui no Canadá falar sobre o clima é o melhor passatempo!  Todos os dias é uma nova oportunidade para cumprimentar seus vizinhos e dizer: “Que tal a neve / chuva / tempestade / granizo ? sol quente?” etc…etc…Mas eu aposto que há algumas coisas sobre o clima canadense que você não conhece. E por isso eu irei descrever aqui alguns fatos incríveis sobre o clima aqui no Canadá que eu tenho certeza de que você nem imagina!!

1. Pode ficar extremamente quente
A maioria de nós pensa no Canadá como uma terra do gelo e da neve, muito brasileiros pensam que o s canadenses vivem em Iglus e que aqui é frio o ano todo. Porém, aqui pode ficar muito quente mesmo, o registro de temparatura mais quente ocorreu nas cidades de Yellow Grass e Midale, Saskatchewan, em 1937. A temperatura era 45 ° C. Então, se você realmente curte calorzão, você pode visitar Saskatchewan no verão.

2. Também pode ficar extremamente frio

Quanto ao dia mais frio registrado, essa infeliz honra vai para Snag em Yukon, no dia 3 de fevereiro de 1947, a temperatura atingiu um inacreditável -63 ° C. Dizem que naquele dia, a respiração das pessoas congelou no ar na frente delas, transformando-se em pequenos cristais de gelo e caindo diante de seus olhos. Eu hein num carece tanto frio não!

3. Winnipeg é a cidade mais fria

Quando se trata de qual cidade regularmente tem as temperaturas mais frias em média, Winnipeg é a vencedora? As temperaturas de Winnipeg são menores que -30 graus com mais freqüência do que qualquer outra cidade no Canadá, e eles são menos propensos a ter dias de inverno com temperaturas acima de zero, imagina o humor dos Winnipeggers no inverno!

Sharp Magazine

4. Ou seria Yellowknife?

Winnipeg pode ter mais dias abaixo de -30, mas se você levar em consideração a temperatura média mais fria no geral, então Yellowknife realmente ultrapassa Winnipeg com uma temperatura média de inverno de -28,9ºC. Muitas cidades apenas mergulham até -30 uma ou duas vezes no inverno, mas para Yellowknifers, essas temperaturas frígidas são a normais.

5. O frio é mais mortal do que o calor

Sempre falamos de insolação no verão, mas os dias frios matam mais pessoas no Canadá do que os quentes. Em 2014, 111 pessoas morreram como resultado da “exposição ao excesso de frio”, enquanto que apenas 7 foram mortas pelo excesso de calor. Pois é, no Canadá, o frio pode ser mortal!

6. Algumas pessoas incrivelmente sobrevivem ao frio extremo

Em 1994, Erika Nordby, de 13 meses de idade, engatinhou para fora da sua casa na noite de inverno de -24 ° C em Edmonton. Quando ela finalmente foi encontrada, a temperatura do corpo havia caído dos 37 graus normais para apenas 16 graus celsius (a maioria das pessoas corre o risco de morrer quando a temperatura interna corporal cai para 27 graus). Ela inicialmente não respondeu, mas os médicos a reanimaram, e ela sobreviveu e não teve nenhuma sequela.

7. Houve alguns dias muito nevados

A maior nevasca em um único dia foi registrada em 1999 em Tahtsa, Colúmbia Britânica. A comunidade obteve 145 centimetros (quase um metro e meio) de neve dentro de um período de 24 horas. Isso é o que eu diria de ter estar com a neve até o pescoço!! Imagina!

Reddit

8. O vento frio faz a diferença

Pelly Bay nos Northwest territories em 28 de janeiro de 1989 descobriu em primeira mão o quanto o vento pode piorar as coisas. As temperaturas nesse dia estavam em um já inimaginável  -51 ° C, mas com o vento congelante, a temperatura parecia ser -91° C! (Não se preocupe em tentar imaginar o que isso possa parecer).

9. Canadá é o lar do lugar mais úmido da América do Norte

Muitas pessoas nem sequer sabem que o Lago Henderson em BC existe, mas ele é um recordista. O lago, localizado no centro da Ilha de Vancouver, obtém média de 271,8 centímetros de chuva por ano. Em outras palavras, não é um lugar para visitar sem algumas botas de borracha e um bom guarda-chuva.

10. Vancouverites fazem uma natação anual de inverno

Polar Bear é apenas um evento divertido, e masoquista, que ocorre anualmente no dia 1 de janeiro, e envolve mergulhar no oceano gelado e frio. O primeiro mergulho ocorreu em 1920, e desde então as pessoas mergulharam nas águas gelada do pacífico todos os anos. E ai tem coragem?!

Tourism Vancouver

11. Tem neve durante todo o ano em Calgary

Há muitas coisas que uma cidade pode esperar para construir uma reputação, mas a neve no verão geralmente não é uma delas. No entanto, Calgary em Alberta, é conhecida pelas suas ocasionais tempestades de neve na primavera e verão. Na verdade, não há um único mês do ano em que não tenha nevado em Calgary!

12. O exército foi chamado para lidar com a neve

Em 1999, depois de duas fortes nevascas que praticamente interditaram a cidade, o prefeito de Toronto na época, Mel Lastman, convocou o exército para ajudar na limpeza. Você pode estar se perguntando o que o exército poderia fazer para ajudar com neve excessiva. A resposta foi exibida com pás. E isso é exatamente o que mais de 400 soldados fizeram, ajudando a cavar a cidade para fora da neve.

Toronto Star

13. Os canadenses podem transformar a neve em turismo

Em um movimento de marketing engenhoso, Hôtel de Glace usa gelo e neve como forma de atrair turistas no gélido invernos de Quebec. O hotel é construído todos os ano no gelo (tudo de gelo desde as paredes até as camas), e recebe milhares de visitantes por ano. Se você já quis dormir em um palácio de gelo, o Hotel de Glace é o lugar certo.

14. Nosso granizo é poderoso

“Granizo do tamanho das bolas de golfe” não foi um exagero em Cedoux, Saskatchewan em 27 de agosto de 1973. Foi a maior tempestade de granizo já registrada no país, e os granizos cheragram a ter 11,4 cm de comprimento e pesando 290 gramas. Para comparação, isso é quase tão pesado como um coração humano.

15. A costa leste tem ondas gigantes

Todos os Maritimers sabem que os mares podem ficar bem agitados no Oceano Atlântico. Isso foi particularmente verdadeiro em 11 de setembro de 1995, quando um navio de cruzeiro encontrou uma onda de trinta metros. O navio foi danificado, mas milagrosamente, conseguiu ficar à tona e ninguém ficou ferido. Olha ai surfistas de plantão!

16. Canadá é o país do tornado 

O Canadá é o segundo país mais propenso a tornado do mundo, com cerca de 80 a 100 tornados por ano. Ainda assim, os EUA nos derrotam cerca de dez vezes, informando mais de 1.000 tornados por ano. MAs quem quer este record minha gente?!

Weather Network

17. Esta região realmente vê erupções vulcânicas

As pessoas não tendem associar o Canadá com erupções vulcânicas, mas há uma grande erupção registrada. No século XVII cerca de 2.000 pessoas foram mortas quando o Cone Tseax ao norte de Terrace, BC, entrou em erupção, e a história desse vulcão viveu na sabedoria das Primeiras Nações durante séculos, eventualmente confirmada por geólogos algun tempo depois.

18. Victoria é Mild

Victoria tem o clima mais suave no Canadá, com médias positivas de  7,4 ° C no inverno. A cidade também recebe cerca de metade da chuva do que Vancouver, escapando assim da única grande desvantagem dos invernos suaves da costa oeste.

19. Se você quer sol, vá para as praires

As cidades das praires (províncias de Manitoba, Saskatchewan e Alberta) tendem a obter mais horas de sol do que outras partes do país, e a cidade de Medicine Hat em Alberta, recebe uma média de 2.512.85 horas de sol por ano.

Windcoast/Shutterstock

20. Os canadenses entendem tanto de clima que inventam novas formas de medir

Os canadenses inventaram o humidex e o índice UV. O primeiro é um sistema de medição que responde pela umidade e como afeta as temperaturas percebidas e a outra mede a força dos raios UV. O que se resume é que os canadenses podem estar mais interessados no clima do que qualquer outro ao redor.

Fonte: https://www1.cottagelife.com/incredible-facts-about-canadian-weather/

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o Outside Brazil Blog para receber a nossa newsletter!

Continue planejando a sua visita à Toronto

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:



Booking.com

Seja bem vindo e muito obrigada por seguir o OutsideBrazil!

%d bloggers like this: